Visite nossa Página no JUSBRASIL

Site Jurídico

segunda-feira, 14 de junho de 2021

A Guerra Fria - Continuação

A Guerra Fria - Continuação


Mais disputa bipolar



A fragilidade dos EUA em relação à hegemonia global também começava a acontecer em outras regiões do planeta. A Comunidade Econômica Europeia foi instituída, em 1957, pelo Tratado de Roma, tendo como núcleo a unidade franco-germânica, e se apresentou como alternativa ao plano norte-americano de integração do continente. Na incontestável zona de influência norte-americana, a América Latina, o estabelecimento de um regime comunista pró-soviético em Cuba, após a Revolução de 1959 (que, inicialmente, nem tendências comunistas tinha), com o fracassado desembarque na Baía dos Porcos, revelou que as estruturas da Guerra Fria não eram tão absolutas quanto se desejava, e que era claro o risco da perda da influência norte-americana em quaisquer regiões do planeta.

Os EUA começaram a perceber que grandes volumes de bombas e maciços investimentos na segurança internacional não eram suficientes para construir a legitimidade internacional. A URSS, por sua vez, tornava-se mais forte, mas pouco disposta a bater de frente com os EUA.
Desembarque na Baía dos Porcos - trata-se de uma fracassada tentativa de cubanos contrários à Revolução de desembarcarem na ilha e porem fim ao regime de Fidel Castro. Os anticastristas encontravam-se nos EUA e tiveram apoio da CIA e do governo norte-americano para realizar a ação armada contra o regime de Castro.







Com a morte de Stalin e a chegada ao poder de Nikita Krushev, acabariam os anos quentes e começaria a fase da coexistência pacífica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!

Visite Nossa Loja Parceira do Magazine Luiza - Click na Imagem

Mensagens de Bom Dia com Deus - Good morning messages with God - ¡Mensajes de buenos días con Dios

Bom Dia com Deus

Canal Luisa Criativa

Aprenda a Fazer Crochê

Semeando Jesus