Visite nossa Página no JUSBRASIL

Site Jurídico

sábado, 14 de agosto de 2021

Evolução Histórica das Relações Internacionais - Da Era Moderna ao Entre-Guerras - Parte 8/11

Evolução Histórica das Relações Internacionais - Da Era Moderna ao Entre-Guerras - Parte 8/11


A Guerra
Nos Bálcãs, em 1915, os austríacos, com apoio dos búlgaros, conseguiram derrotar e ocupar a Sérvia. Eclodiram duas lutas na região em 1916: o ataque conjunto de sérvios e italianos às forças búlgaras e alemãs e uma ofensiva aliada sobre a Macedônia.

O triunfo obtido pelos alemães contra os russos e sérvios, em 1915, deu-lhes condições de concentrarem suas operações na frente ocidental. Desencadearam a batalha de Verdun em 21 de fevereiro, mas não conseguiram conquistar esta cidade devido à contraofensiva do general francês Henri Philippe Pétain. Os aliados contra-atacaram, por sua vez, na batalha do Somme, iniciada em 1º de julho e na qual os britânicos usaram pela primeira vez carros de combate modernos. Os franceses empreenderam nova ofensiva em outubro, restabelecendo a situação que existia antes de fevereiro. Todos esses movimentos podem ser vistos no Mapa 21.

Mapa 21 : A Guerra em Agosto de 1914




Essas batalhas de 1916 já revelavam quão assustadoramente mortífera seria a Grande Guerra: nos cinco meses da batalha de Verdun, “os exércitos franceses e alemães sofreram mais de seiscentas mil baixas (mortos, feridos e desaparecidos) e, no primeiro dia da batalha do Somme (...), o exército britânico (...) teve vinte mil mortos e quase quarenta mil feridos. No monumento em Thiepval, dedicado aos soldados britânicos mortos em pouco mais de um ano em Somme, há mais de setenta mil nomes, exclusivamente daqueles cujos corpos nunca foram encontrados” (ROBERTS, 2002, p. 682).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!

Visite Nossa Loja Parceira do Magazine Luiza - Click na Imagem

Mensagens de Bom Dia com Deus - Good morning messages with God - ¡Mensajes de buenos días con Dios

Bom Dia com Deus

Canal Luisa Criativa

Semeando Jesus

Aprenda a Fazer Crochê