Visite nossa Página no JUSBRASIL

Site Jurídico

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) - Continuação


A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) - Continuação


A Queda da França

Em pouco mais de trinta dias, após o início das operações contra a França, Paris já era dos alemães. O êxodo de 8 milhões de franceses enterrava o moral francês. Em manobra de pinça, e por meio da Blitzkrieg, a guerra-relâmpago, as forças alemãs dividiram ao meio as tropas francesas e as empurraram, juntamente com a Força Expedicionária Britânica, para a costa do Mar do Norte, no que culminou na maior operação de retirada da história, quando centenas de embarcações foram envolvidas no resgate de soldados britânicos e franceses em Dunquerque, numa fuga desesperada para deixar o continente e escapar dos alemães. Dunquerque foi a maior humilhação por que passaram britânicos e franceses na guerra. 

De fato, o divórcio intelectual e estratégico franco-britânico concretizou-se com a evacuação das tropas aliadas, em especial da Força Expedicionária Britânica, em Dunquerque, no nordeste francês. 


Dois dias antes de se iniciar a evacuação de Dunquerque, em 24 de maio 1940, Hitler ordenou a contenção do avanço das vanguardas em direção à cidade. Boulogne, Calais, Dunquerque e Ostende eram os quatro portos no lado oposto da parte estreita da Mancha (cabeças-de-ponte para os ingleses no continente europeu) que, em 23 de maio, ainda não haviam sido capturados pelos alemães. Acreditava-se, nesse momento, que a grande tarefa da Luftwaffe, a Força Aérea Alemã, estava começando: o aniquilamento dos ingleses no norte da França pelo ar. Todavia, a concretização da evacuação provou para os ingleses a falta de eficácia da Luftwaffe ou, como acreditam alguns historiadores, que Hitler não estava disposto a aniquilar os ingleses, pois esperava que se tornassem aliados do Reich.

Winston Churchill, que se tornara primeiro-ministro após o início da guerra, quis evitar a qualquer custo que os navios franceses se rendessem aos alemães nos portos e acabou por afundar alguns deles, o que agravou a anglofobia francesa. Ao final, a libertação de 340 mil soldados britânicos e franceses seria fundamental para os andamentos posteriores da guerra, tendo particular importância política para o duelo entre Churchill e Hitler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!

Visite Nossa Loja Parceira do Magazine Luiza - Click na Imagem

Mensagens de Bom Dia com Deus - Good morning messages with God - ¡Mensajes de buenos días con Dios

Bom Dia com Deus

Canal Luisa Criativa

Aprenda a Fazer Crochê

Semeando Jesus