Visite nossa Página no JUSBRASIL

Site Jurídico

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

O Sepulcro de Davi...

O Mistério do Sepulcro de Davi e Seus Tesouros

Durante anos o Vaticano vem tentando fecha um acorodo com o Estado de Israel, as bases benéficas do acordo para Israel não são conhecidas, mas as aspirações do Vaticano são conhecidas há anos, elas incluiriam isenção de impostos prediais em todas as igrejas católicas e a soberania do local conhecido como Sepulcro de Davi para as mãos da igreja.

O que há de tão valioso neste local para o Vaticano?

Esta é a pergunta que muitos já se fizeram por anos, e a resposta pode estar debaixo dos pés dos visitantes na Cidade Santa. A resposta para esta pergunta não é tão simples, e na continuidade do artigo você entenderá que pelo visto há muito em jogo.

Local do Sepulcro de Davi Segundo a Tradição Judaica

Segundo a tradição judaica milenar e cristã também, no local estaria sepultado nada menos do que o Rei Davi, será mesmo? Pois bem, há muitos pesquisadores que lançam dúvidas sobre isto, porém há outros que afirmam ser este o local, por que tanta confusão?
Bem, a confusão se deve por causa da localização geográfica e das dúvidas lançadas pelos pesquisadores  e arqueólogos, mas o problema é que a pesquisa arqueológica debaixo do setor foi mínima e nada menos do que há cerca de 130 anos atrás, isto mesmo, no final do século XIX.

Túmulo do Rei Davi ou da Família de Davi

A maior discordância é exatamente esta, pois, segundo os arqueólogos, o sepulcro da família de Davi estaria junto a cidade de Davi, mas para isto existem dois problemas básicos, o primeiro e principal deles é o fato de que não era comum sepultar pessoas dentro do perímetro urbano, pois, os corpos dos mortos eram considerados impureza, capaz de destruir qualquer santificação.
Outro problema grave para o túmulo de Davi ficar na Cidade de Davi é o fato de que nenhuma inscrição, nenhum osso, cerâmica ou qualquer indício aponta para a grande câmara de sepulcros na cidade de David pertencer ao mais importante dos reis de Israel.
A base histórica que reforça a alegação dos arqueólogos de que o sepulcro de Davi está localizado na Cidade de Davi é o relato do tratado do Senédrio ((תוספתא ב״ב פ״א ז׳ ושמחות פי״ד וירושלמי גזיר פ״ט גי)), um relato de interpretação da lei de que a impureza dos sepulcros teriam sido retiradas para o riacho de Cedron.
Segundo os arqueólogos, o texto revela que o sepulcro de Davi bem próximo ao riacho de Cedron, porém, isto também não pode ser considerado uma prova, afinal de contas, nada impediria o transporte para longe, a ordenança de esvariarem os túmulos de dentro da cidade se deve ao fato do crescente medo dos líderes judaicos do julgamento iminente de Deus pelos pecados do povo e a proximidade de um novo cativeiro, dias antes da Grande Revolta Judaica que levou a mario catástrofe judaica da antiguidade.
Dr. Joel Elitzur declara que em sua opinião, o sepulcro chamado de Dvi na realidade se trata do sepulcro da família de Davi, principalmente dos reis após Menassés que foram sepultados no Jardim de Uza, que poderia ser um local novo que havia sido preparado para os novos sepulcros.
Levando em consideração todas as possibilidades, apesar do texto bíblico declarar que Davi foi sepultado na Cidade de Davi, "E Davi dormiu com seus pais, e foi sepultado na cidade de Davi. 1 Reis 2:10", creio que as escavações arqueológicas na região ainda são insuficientes para reterminar até onde ia a Cidade de Davi

Com Certeza Um dos Sepulcros da Família de Davi

Um dos motivos pelo qual se acredita que a tradição do túmulo de Davi estar junto ao Cenáculo é justamente o relato de Pedro, discípulo de Jesus durante o seu sermão: "Irmãos, é-me permitido dizer-vos ousadamente acerca do patriarca David, que ele morreu e foi sepultado, e o seu túmulo está entre nós até hoje. Sendo, pois, profeta, e sabendo que Deus lhe havia jurado que um dos seus descendentes seria colocado sobre o seu trono; prevendo isto, Davi falou da ressurreição de Cristo, que nem foi deixado no Hades, nem o seu corpo viu a corrupção" (Atos 2:29-31)
O discurso de pedro teria sido feito justamente nas proximidades do Cenáculo, Jundo so Sepulcro de Davi, o que nos mostra que havia uma relação entre ambos ainda no primeiro século, além disso, como pode ser que a tradição judaica milenar erre tanto assim? Agora o que nos resta é relatar aqui somente o que a arqueologia pode nos dizer sobre este local, então vamos em frente.

Grande Câmara de Sepulcro da Família de Descoberta no Século XIX

James Turner Barclay foi o primeiro arqueólogo a penetrar no subsolo do Sepulcro de Davi. Durante a primeira estadia do Dr. Barclay em Jerusalém ele reuniu o material para um livro que se tornou muito popular "A cidade do Grande Rei". O subsolo do túmulo de Davi foi ilustrado pela primeira vez por sua filha, que com o risco de sua vida entrou no túmulo de Davi, e esboçou a primeira e única imagem dele que já foi revelada ao público.
A descrição de filha de James Turner Barclay é muito semelhante a descrição feita por dois operários judeus que foram enviados para fazer reparos no chamado túmulo de Davi por volta do ano de 1970 que descreveram uma grande câmara subterrânea em direção ao que é hoje o estacionamento público, desta câmara os operários disseram ver um outro grande santuário com duas grandes colunas e uma espécie de mesa revertida de ouro com a inscrição hebraica: David Ben Yishai, ou seja, Dvi filho de Jessé em português.
A descrição foi feita pelos operários que deviam somente fazer reparos na parte superior mas que decidiram por conta própria se infiltrarem no subsolo.
O local era conhecido pelos habitantes de Jerusalém, até o final do período do Segundo Templo, e Flávio Josefo conta que os túmulos foram saqueados um número de vezes para pagar dívidas reais, primeiro por João Hircano, da família dos Macabeus, ele teria emitido a partir dos metais preciosos encontrados, três siclos de prata, dinheiro com o qual subornou Antíoco VII para remover o cerco de sobre Jerusalém.

O Tesouro da Família de Davi, ou quem sabe até mesmo Arca da Aliança

É muito interessante notar que não poucas vezes, os reis de Judá tiveram que se desfazer de parte do seu tesouro para "comprar" a paz com seus inimigos ou a "proteção" de quem lhe parece seu aliado.
De onde vinha tanta riqueza? Bem, creio que uma rápida leitura no final do Livro de Segunda Samuel e incício do livro de I Reis, a resposta é clara, na Judéia havia muito, mas muito dinheiro e riquezas, desde o ouro dado por Davi a construção do Templo, quanto dos Prícipes das Tribos de Israel, sem contar a riqueza de Salomão que foi, segundo as escrituras, simplesmente inigualável. Talvez descobrir onde é o verdadeiro túmulo de Davi possa levar a uma riquesa ainda maior e mais procurada, a Arca da Aliança, pois após a ordem do Rei Uzias, nunca mais se ouviu falar dela:
"E disse aos levitas que ensinavam a todo o Israel e estavam consagrados ao Senhor: Ponde a arca sagrada na casa que edificou Salomão, filho de Davi, rei de Israel; não tereis mais esta carga aos ombros; agora servi ao Senhor vosso Deus, e ao seu povo Israel." 2 Crônicas 35:3
Se for assim, pelo visto, o Vaticano talvez seja a única organização que saiba o que realmente há alí, bem debaixo dos pés dos turistas, pois entre dominações e dominações, a igreja romana está ali no Monte Sião desde o século IV, passando pelos cruzados e mesmo em tempos de dominação muçulmana, continuou a ter soberania nos locais considerados santos pelos cristãos.
Na ilustração que pode ser vista ao lado, podemos ver que as proporções da câmara do sepulcro de Davi são bem maiores da câmara que se pode ter acesso nos dias de hoje, mas quem sabe este tipo de acordo possa levar ao Vaticano a revelar ao público o que realmente está pode debaixo de metros de poeira, longe da vista do público.
Ou será que os romanos limparam a cidade de Jerusalém de todas as riquesas deixadas pela Casa de Davi?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!

Visite Nossa Loja Parceira do Magazine Luiza - Click na Imagem

Mensagens de Bom Dia com Deus - Good morning messages with God - ¡Mensajes de buenos días con Dios

Bom Dia com Deus

Canal Luisa Criativa

Aprenda a Fazer Crochê

Semeando Jesus