Visite nossa Página no JUSBRASIL

Site Jurídico

terça-feira, 13 de novembro de 2018

Filosofia Política - Parte 2

Filosofia Politica


Resultado de imagem para filosofia politica

Aristóteles

Entre as obras mais influentes da filosofia política estão: "A República", de Platão, e "Política", de Aristóteles.
O pensamento de Aristóteles aponta que a natureza humana é a justificativa para o homem viver em grupo e esta é uma das características principais a tornar o homem um homem. Na obra "Política", Aristóteles aponta que o "homem é um animal político".
A teologia apropriou-se do pensamento de Aristóteles e o tornou "mais cristão" durante o domínio da Igreja Católica. Essa corrente é percebida nas obras de Santo Agostinho, que enfatiza o Estado como instrumento de aplicação da moral; e São Tomás de Aquino, cuja filosofia escolástica domina o pensamento europeu por muitos séculos.

Maquiavel

O rompimento do entendimento europeu sobre a filosofia política passa a mudar a partir da obra de Nicolau Maquiavel (1469 - 1527). Em "O Príncipe" e "Os Discursos, o filósofo pondera que o bem e o mal são apenas meios de chegar ao fim.
Maquiavel desvincula a política da moral, ética e religião cristã. O objetivo é estudar a política pela política e afastando outras áreas de suas conclusões.

Iluminismo

O Iluminismo impõe uma nova ordem do pensamento e a Europa passa a vier uma espécie de erado ouro da filosofia política, com trabalhos de John Locke (1632 - 1704) e, posteriormente, Voltaire (1694 - 1778) e Jean Jacques Rousseau (1712 - 1778).

Rosseau

Rousseau está entre os autores de destaque dessa época. Sua obra, "O Contrato Social", publicada em 1762, é uma das mais influentes obras de filosofia política.


Fonte de referência, estudos e pesquisa: https://www.todamateria.com.br/filosofia-politica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!

Visite Nossa Loja Parceira do Magazine Luiza - Click na Imagem

Mensagens de Bom Dia com Deus - Good morning messages with God - ¡Mensajes de buenos días con Dios

Bom Dia com Deus

Canal Luisa Criativa

Aprenda a Fazer Crochê

Semeando Jesus