Visite nossa Página no JUSBRASIL

Site Jurídico

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Filosofia Política - Parte 1

Filosofia Politica


Imagem relacionada
Filosofia política é uma vertente da filosofia cujo objetivo é estudar as questões que envolvem a convivência do ser humano e dos grupos humanos. Na prática é o estudo de questões fundamentais que envolvem o Estado, a política, o governo, a justiça, a liberdade e o pluralismo.
Atua como um código de ética em que os integrantes da sociedade e ela própria devem saber como agir. No campo dos direitos individuais engloba: o direito à vida, à liberdade, à autodefesa e a propriedade.
A filosofia política a resposta a perguntas como: "o que é um governo?"; "por que os governos são necessários?"; "como é possível haver um governo legítimo?; "como o governo pode assegurar os direitos e liberdades?; e, ainda, "quando e como um governo deve ser legitimamente derrubado".

Conceito de Política

A filosofia política ocidental surgiu na Grécia antiga e é um estudo teórico da prática coletiva. A palavra política é de origem grega (pólis) e significa cidade. O pensamento remonta ao fato de que a organização social grega ocorria em cidades que eram, de certa forma, independentes.
Tais cidades, também chamadas de cidades-estado, contemplavam as mais variada formas de organização política: aristocraciademocraciamonarquiaoligarquia e, até, a tirania.
Além do âmbito do conceito "cidade", o termo política pode ser aplicado a todas as questões que a convivência com seres humanos, desde aqueles que habitam aldeias, como os que estão fixados em estados-nacionais.
Existem, ainda, diferentes estudos que recebem o nome de política. São eles:
  1. A doutrina do direito moral;
  2. A teoria do Estado;
  3. O estudo dos comportamentos;
  4. A arte e a ciência do governo.
Fonte de referência, estudos e pesquisa: https://www.todamateria.com.br/filosofia-politica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!

Visite Nossa Loja Parceira do Magazine Luiza - Click na Imagem

Mensagens de Bom Dia com Deus - Good morning messages with God - ¡Mensajes de buenos días con Dios

Bom Dia com Deus

Canal Luisa Criativa

Aprenda a Fazer Crochê

Semeando Jesus