Visite nossa Página no JUSBRASIL

Site Jurídico

domingo, 25 de novembro de 2018

Renascimento Artístico

Renascimento Artístico



Renascimento Artístico representou uma das vertentes do período renascentista com a profusão de diversas obras.

Lembre-se que o Renascimento foi um movimento artístico, intelectual e cultural que teve início no século XV na Itália.
Foi com o declínio do sistema feudal e de diversas caraterísticas associadas ao período medieval, que surgiu a Renascença, um período de efervescência cultural, artística e científica que se espalhou pela Europa.

Características: Resumo


Renascimento Artístico
A Adoração dos Reis Magos (1475) de Sandro Botticelli
Diferentemente da arte medieval, o renascimento artístico esteve inspirado na antiguidade clássica, ou seja, nas artes greco-romana, que haviam sido esquecida durante séculos.
Para os artistas do renascimento, o contexto associado ao período medieval impossibilitou a evolução da arte em diversos aspectos, uma vez que o medievo esteve intimamente relacionado à uma cultura religiosa, donde o teocentrismo (Deus no centro do Universo) regia a vida das pessoas.
Foi a partir do avanço científico, social e cultural que surge o movimento do renascimento, o qual foi marcado sobretudo pelo caráter humanista.
Assim, o teocentrismo medieval dá lugar ao antropocentrismo renascentista, com a chegada da Idade Moderna.
A grande contribuição da arte renascentista foi a descoberta da perspectiva e da profundidade. Assim, do plano reto e bidimensional da arte medieval, a arte da renascença promoveu um outro olhar.
Outros aspectos, não menos importantes, explorado pelos artistas do renascimento, foi o equilíbrio das formas e a busca da harmonia, fundamentadas na arte clássica.
Vale lembrar que o renascimento artístico incluiu a evolução da pintura, escultura, arquitetura e literatura, valorizando aspectos humanos e da natureza.
Ainda que muitos temas explorados pelos artistas do renascimento estejam associados ao plano religiosos e espiritual, a mudança de mentalidade da época proporcionou incluir uma variedade de temáticas desde os costumes, a mitologia, as paisagens, dentre outros.
Saiba mais sobre alguns conceitos nos artigos:

Principais Artistas e Obras

Segue abaixo os principais artistas e obras do período renascentista, os quais foram grandes destaques na área da pintura, arquitetura, escultura e literatura.
  • Leonardo da Vinci (1452-1519): sem dúvida Leonardo foi um dos principais artistas do Renascimento. Pintor, escultor, arquiteto e literato renascentista, de suas principais obras destacam-se: A Mona Lisa (La Gioconda), A Última Ceia, A Virgem das Rochas e o Homem Vitruviano.
  • Michelangelo Buonarroti (1475-1564): pintor, escultor, arquiteto e escritor renascentista, Michelangelo, considerado o “Gigante do Renascimento”, destacou-se com a produção de sua escultura de David, Pietá e Moisés e ainda, o afresco localizado no teto da Capela Sistina.
  • Donatello di Niccoló (1368-1466): escultor italiano nascido em Florença, teve grande destaque na arte renascentista. De seus trabalhos destacam-se as esculturas: David, Gattamelata, São Marcos e Tabernáculo de São Jorge.
  • Sandro Boticcelli (1445-1510): pintor e desenhista italiano, Boticcelli foi um dos principais nomes do renascimento italiano. De suas obras destacam-se: O Nascimento de Vênus, Adoração dos Reis Magos, Primavera e Virgem com o Menino e São João Batista Criança.
  • Rafael Sanzio (1483-1520): pintor italiano que em suas obras, utilizou a técnica do contraste de luz e sombras, sendo reconhecido como um dos principais nomes do movimento renascentista. De suas obras merecem destaque as diversas pinturas de Madonas e O Casamento da Virgem.
  • Masaccio (1401-1428): pintor italiano considerado o primeiro grande pintor do renascimento artístico. De suas obras merecem destaque: Sagrada Trindade, A Natividade, Tríptico de San Giovenale e Expulsão do Paraíso.
  • Filippo Brunelleschi (1377-1446): arquiteto e escultor italiano. Suas principais obras arquitetônicas foram: Domo (cúpula) da catedral de Santa Maria del Fiore, o Hospital do Inocentes, o Palácio Pitti e a Capela Pazzi.
  • Tintoretto (1518-1594): Jacopo Comin, mais conhecido como Tintoretto, foi um pintor italiano da última fase do renascimento artístico (denominada dealto renascimento). Considerado precursor do movimento do barroco, suas obras mais notáveis são: Marte e Vénus surpreendidos por Vulcano, O Milagre de São Marcos, A Última Ceia e São Jorge lutando contra o Dragão.
  • Paolo Veronese (1529-1588): pintor italiano pertencente à última fase do renascimento, a obra de Veronese abrange aspectos da escola maneirista. De suas pinturas mais notáveis destacam-se: As Bodas de Caná, A Batalha de Lepanto, O Sacrifício de Isaac e Adoração pelos Magos.
  • Andrea Mantegna (1431-1506): pintor e gravador italiano, Andrea contribuiu com a técnica do ilusionismo espacial. De suas principais obras merecem destaque: Quarto dos esposos, Lamentação sobre Cristo Morto, Judite e Holofernes e A Circuncisão de Jesus.
  • Fra Angelico (1387-1455): Guido di Pietro Trosini, mais conhecido pelo nome Fra Angelico foi um pintor italiano, beatificado pela Igreja Católica em 1982. Um dos precursores da pintura renascentista, destacou-se com suas obras: O Juízo Final, Adoração dos Reis Magos, A Anunciação e A Coroação do Virgem.
  • Donato Bramante (1444-1514): arquiteto e pintor Bramante foi discípulo de Andrea Mantegna. Contribuiu para as construções arquitetônicas da Igreja de São Pedro em Montorio e da Basílica de São Pedro. Na pintura, merecem destaque as obras: Cristo na Coluna e Homens de Armas.
  • Dante Alighieri (1265-1321): escritor italiano, considerado um dos primeiros e dos maiores escritores de língua italiana. Além da literatura foi um estadista e político da época da renascença. De suas obras merece destaque: A Divina Comédia, Sobre a Eloquência Vernácula, Vida Nova e Monarquia.
  • Francesco Petrarca (1304-1374): escritor italiano considerado o "Fundador do Humanismo Renascentista" e criador da forma fixa literária, os sonetos. De suas obras destacam-se: Cancioneiro e o Triunfo, Meu Livro Secreto, Itinerário para a Terra Santa e Remédios para os Trancos e Barrancos.
  • Giovanni Bocaccio (1313-1375): escritor e humanista italiano, Bocaccio foi um estudioso da obra de Dante. Sua principal manifestação literária é sem dúvida “Decameron”, grande obra que inclui cerca de 100 novelas. Além dela merecem destaque: Mulheres famosas, Rima e Visão Amorosa.
  • Nicolau Maquiavel (1469-1527): escritor, historiador e político italiano, Maquiavel foi um dos grandes nomes da literatura renascentista. Considerado o “Pai do Pensamento Político Moderno” sua principal obra é “O Príncipe” que aborda sobre o tema da unificação italiana.
Saiba mais no artigo: Artistas do Renascimento
Para complementar sua pesquisa, veja também os artigos:

Fonte de referência, estudos e pesquisa: https://www.todamateria.com.br/renascimento-artístico/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!

Visite Nossa Loja Parceira do Magazine Luiza - Click na Imagem

Mensagens de Bom Dia com Deus - Good morning messages with God - ¡Mensajes de buenos días con Dios

Bom Dia com Deus

Canal Luisa Criativa

Aprenda a Fazer Crochê

Semeando Jesus