Visite nossa Página no JUSBRASIL

Site Jurídico

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Ser X Ter





Ser x Ter
A pressão é muito grande! Você é, o tempo todo, bombardeado pelo mundo inteiro para possuir, adquirir, TER. É pressão de todos os lados, seja (interna) de sua própria ânsia (seu próprio EGO falando mais alto), seja (externa) a pressão da família (pai, mãe, esposa(o), filhos), seja por causa do nível social (roda de amigos) o qual você convive. Há ainda o caso daqueles que pensam (só pensam – não agem) em mudar a postura / atitude para buscar e valorizar mais o SER, mas é em vão, não saem do lugar ou até mesmo andam para trás (ao valorizarem mais o TER).

Vejamos alguns exemplos de como o mundo exerce a pressão sobre os seus habitantes. Eis alguns créditos concedidos àqueles, os quais são alvo da admiração e respeito dos familiares, amigos, colegas e da mídia: “Estou orgulhoso de minha filha, ela acabou de comprar, à vista, um carro zero!” “Sabe o Luiz, formou-se em economia e foi trabalhar em uma multinacional!” “Ricardo é o cara! Há dois anos, não tinha onde cair morto, hoje tem três fazendas e está comprando mais uma; esse sabe usar a cabeça!” E etc...

Mais pressão: Se você não se destaca, não tem fama, não faz nada notório ou admirável, não adquire posses e bens, não acumula tesouros, as pessoas não irão notá-lo nem valorizá-lo, pois você é um ninguém... E assim somos induzidos e conduzidos desde que nascemos... Nascemos para vencer possuir, conquistar, mas ao modo deles.

Para se livrar desta pressão (pois é importante livrar-se – para não sofrer além do necessário), observe a seguir...

Mesmo que todos queiram e lutem ardentemente, a vida mostra que nem todos os que muito trabalham (ou trabalharam) conseguiram destaque e sucesso. Haja visto NÃO PODER TODOS (mesmo os que se empenham ardentemente) tornarem-se estrela e ou a ter posses / bens.

Não é errado você desejar e lutar para ter bens materiais; o problema está em COMO (de que forma) você deseja (qual é a sua motivação) e COMO você luta neste sentido. Veja o que você prioriza e valoriza nesta luta ou quais são os valores que você despreza... Por exemplo: você e a ética; você e a fidelidade; você e a honestidade; você e a responsabilidade... etc.
Observe o homem que vende cachorro quente na esquina (salvo raríssimas exceções em suas economias próprias), de modo geral, a menos que ele ganhe na loteria ou o filho torne-se um grande jogador de futebol, a vida financeira dele vai ser sempre a mesma, ainda que ele muito trabalhe e levante cedo e vá, todos os dias, de sol a sol... E se por ventura ele mudar de profissão, pode ser que as coisas piorem, pois cada um tem o talento que Deus deu.

E por falar em Deus, nós só podemos avançar na vida se ELE nos conceder este avançar, caso contrário vamos malhar em ferro frio (ou seja, nada conseguiremos), pois não vem da nossa competência ou mesmo do talento que ELE mesmo nos deu, mas sim dos planos Dele. Veja este exemplo do plano de Deus: José e João estudam na mesma escola, ambos têm o mesmo talento, cada um mais competente que o outro, mas José se destaca (materialmente falando), ganha fama, notoriedade e adquire bens e fortuna. Mas João não vai adiante... É o Plano de Deus. Todos andamos conforme enxergamos, o Senhor mostra uma Porta a alguns e não mostra a outros. É o Plano de Deus.

E mais: É difícil encarar isto, é muito difícil lidar com isto que vem a seguir... Se você não foi promovido (embora a cobrança interna e externa seja muito grande), não foi falta de competência sua. (OBS. Pode também acontecer de, enganados, pensarmos que temos tal e tal competência, mas na realidade não a temos; cabe aí uma auto-análise, ou uma auto-avaliação, sincera e coerente)... É bem verdade que a própria Bíblia diz: “Viste o homem diligente na sua obra? Perante REIS será posto; não permanecerá entre os de posição inferior.” (Provérbios. 22:29)... Mas também diz: “Vi os servos a cavalo, e os PRÍNCIPES andando sobre a terra como servos.” (Eclesiastes 10:7)... Estes versículos farão sentido na sua vida quando descobrir em qual tempo você está vivendo (Eclesiastes 3:1 ao 8).
Para finalizar: O próprio mundo demagogo e cretino (que bate e assopra) diz o tempo todo: "dinheiro não traz felicidade", porém cada vez mais pessoas se prendem nesta armadilha satânica (a Teoria da Possessão – quanto mais tenho mais me realizo e sou feliz). Claro que sabemos que nem todos podemos SER cheios de qualidades e possuir uma alma bela e imaculada ... Todavia, o mundo não quer saber de qualquer virtude, nem do seu esforço, neste sentido; mas (de modo sutil) está cada vez mais focado em TER, e tudo nos induz a isto: TER, TER, TER... Portanto, é preciso ser sábio / prudente a fim de valorizarmos e buscarmos o que é realmente importante para vivermos em PAZ e felizes. Se você buscar, na dimensão celestial, com sinceridade, diligência e perseverança, junto ao Senhor Deus, ser um SER cheio de virtudes, você encontrará a Paz e o contentamento. Caso Contrário, você será sempre um fracasso; e Satanás adora chicotear os fracassados na dimensão terrena da razão humana.
Seja o Senhor Jesus Cristo o seu único guia. Amém!

Jesus Cristo Te Ama! Seja abençoado por Ele...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!

Visite Nossa Loja Parceira do Magazine Luiza - Click na Imagem

Mensagens de Bom Dia com Deus - Good morning messages with God - ¡Mensajes de buenos días con Dios

Bom Dia com Deus

Canal Luisa Criativa

Semeando Jesus

Aprenda a Fazer Crochê