Visite nossa Página no JUSBRASIL

Site Jurídico

quinta-feira, 15 de julho de 2021

Dia Mundial do Rock - Resumo da Origem Histórica

 

Dia Mundial do Rock - Resumo da Origem Histórica




#Repost @jornaloglobo

•  •  •  •  •

A Etiópia vivia o mais grave episódio de fome de todo o século XX.


Entre 1983 e 1985, cerca de 1,2 milhão de pessoas morreram na tragédia, causada por uma severa ausência de chuvas, o que dizimou colheitas inteiras, e longos anos de conflitos violentos entre grupos rebeldes e o governo do ditador Mengitsu Haile Mariam, o que deu margem a uma série de abusos de direitos humanos. 


No dia 23 de outubro de 1984, a emissora britânica BBC exibiu um documentário sobre a crise no país africano.


O documentário levou milhares de espectadores a buscar agências humanitárias para doar dinheiro.


Sentado diante da TV em sua casa, o cantor irlandês Bob Geldof, que vivia uma fase de letargia em sua carreira, também ficou chocado ao ver as cenas de miséria.


Líder de uma banda decadente chamada Boomtown Rats, ele ligou para o músico escocês Midge Ure, e os dois escreveram a canção beneficente "Do they know its christmas?" ("Eles sabem que é Natal?"), que, lançada em dezembro de 1984, ficou seis semanas no topo das paradas no Reino Unido.


Geldof se uniu a figuras do meio para tocar o festival Live Aid, com o objetivo de conscientizar o mundo sobre a crise na Etiópia.


Realizado em 13 de julho de 1985, com shows no estádio Wembley, em Londres, Reino Unido, e no estádio John F. Kennedy, na Filadélfia, Estados Unidos, o evento é o motivo pelo qual o 13 de julho se tornou o Dia Mundial do Rock. 


As bandas Queen, The Who, Black Sabbath, Run DMC, Dire Straits, U2 e várias outras integraram o line up, que incluía também astros como Bob Dylan, Joan Baez, David Bowie, Paul Mccartney, Madonna, Sade, Elton John, Mick jagger e Eric Clapton.


Foram mais de 16 horas de concerto, com audiência estimada em 2 bilhões de pessoas de 38 países.


O Queen ficou 20 minutos no palco, mas, em 2005, a apresentação foi considerada o maior show de rock da História numa eleição entre artistas e executivos da indústria fonográfica.


A Live Aid arrecadou cerca de US$ 125 milhões em doações.

#JornalOGlobo


Matéria completa no link da bio. Siga o perfil do @acervo_oglobo


📸: Arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!

Visite Nossa Loja Parceira do Magazine Luiza - Click na Imagem

Mensagens de Bom Dia com Deus - Good morning messages with God - ¡Mensajes de buenos días con Dios

Bom Dia com Deus

Canal Luisa Criativa

Aprenda a Fazer Crochê

Semeando Jesus