Visite nossa Página no JUSBRASIL

Site Jurídico

sábado, 17 de julho de 2021

Campanhas de Vacinação no Brasil - Resumo Histórico

Campanhas de Vacinação no Brasil - Resumo Histórico 





#Repost @acervo_oglobo

•  •  •  •  •

O Reino Unido começou a vacinar sua população contra a Covid-19 hoje. Aproveitamos a notícia para compartilhar uma imagem do nosso acervo de 1977, que mostra um bebê sendo vacinado em uma grande campanha no Rio de Janeiro. 


A falta de um planejamento nacional sobre as vacinas fez o brasileiro passar por maus bocados até os anos 1970, com epidemias de febre amarela e poliomielite. Ao longo do século XIX, o acesso à vacinação era exclusividade da aristocracia, que só imunizava os negros escravizados para manter a produtividade no campo. As camadas populares reagiram mal quando uma frente liderada pelo sanitarista Oswaldo Cruz, em 1904, tornou obrigatória a imunização contra a varíola. A Revolta da Vacina levou 950 pessoas à prisão, e 460 foram deportadas. Nos anos seguintes, uma epidemia levou o carioca a procurar o governo por conta própria. 


O êxito de campanhas nas décadas posteriores mostrou que a vacinação em massa tinha o poder de erradicar doenças. Nos anos 1970, surgem então o Programa Nacional de Imunizações (PNI) e o primeiro calendário nacional, que na época contava com apenas quatro vacinas para crianças de até 1 ano. 


📸 Luis Pinto / Agência O GLOBO


#AcervoOGlobo #Vacina #Vacinação #RevoltaDaVacina #PNI #ProgramaNacionaldeImunizações


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!

Visite Nossa Loja Parceira do Magazine Luiza - Click na Imagem

Mensagens de Bom Dia com Deus - Good morning messages with God - ¡Mensajes de buenos días con Dios

Bom Dia com Deus

Canal Luisa Criativa

Semeando Jesus

Aprenda a Fazer Crochê