Visite nossa Página no JUSBRASIL

Site Jurídico

sábado, 11 de outubro de 2014

A Mentira e os Cristãos - Cuidado...



OS CRISTÃOS E AS MENTIRAS



Quem nunca mentiu? Desde que nascemos temos a tendência a mentir e enganar as pessoas ao nosso redor para obter algum benefício. A mentira está presente na mais diversa situação. Da criança que mente visando obter dinheiro pra comprar doces ao empresário que mente para vender seu produto. E muitos são sustentados por ela. Não são poucas as Organizações e empresas que são erguidas e sustentadas com propagandas mentirosas, os relacionamentos amorosos e de amizade totalmente falsos, a religiosidade hipócrita e a inversão de valores. Em nossa sociedade muitos são os que estão vivendo no engano.
Os cristãos, entretanto, devem viver na verdade, pois Deus condena a mentira de forma muito vigorosa (Ex 20: 16; Lv 19: 16; Jó 27:4; Sl 58:3; Sl 64: 3-5; Sl 119: 104 128,163; Pv 2: 12,13; Pv 4: 24;Pv 6:12; Pv 12: 22-23; Pv13:5; 25:18;26:28; Is 37:7;Mt 5:37; Rm 3:7;1 Tm 1:9;2Tm 3:1; Ef 4:25;1 Pe 2:1,Ap 21:27;22:15).
Diante desta situação fica uma pergunta: Qual a melhor forma de combater o desejo de praticar a mentira? Quatro são as atitudes que podem nos ajudar.
Primeiramente devemos perguntar a nós mesmos se a mentira compensa. Se pensarmos somente no plano terreno em alguns casos pode-se concluir que a mentira compensa, pois muitas pessoas ficam ricas, bonitas, poderosas, felizes e tranquilas usando de mentiras. No entanto, logo tudo acaba e o destino delas é triste. O que anda fora dos caminhos do Senhor não será recompensado por Deus, mas “como não tem juízo e confia na mentira, a própria mentira será a sua recompensa” (Jó 15: 31, NTLH).
A segunda atitude que devemos ter é encarar mentira como uma arma das pessoas que fazem o mal (Sl 58:3) e não dos que procuram fazer o bem. O diabo mentiu pra enganar a Eva e tentou o Senhor Jesus com toda forma de engano (Mt 4: 1-11). Ele é o pai da mentira (Jo 8 :44). Os cristãos, por outro lado são o sal da terra e a luz do mundo (Mt 5: 13-16) e não precisam deste artifício pra conseguir nada. O profeta Isaías registra: “Ai dos que chamam de mau aquilo que é bom e que chamam de bom aquilo que é mau; que fazem a luz virar escuridão e a escuridão virar luz; que fazem o amargo ficar doce e o que é doce ficar amargo!” (Is 5: 20, NTLH)
E aqui deve ser feito um alerta para os irmãos que vem sendo seduzidos por falsos profetas, que profetizam algumas mentiras, mas por que acertam uma ou outra coisa ainda são honrados com profetas de Deus. E também dos profetas que vivem o oposto do que pregam, mentindo pra si mesmo e pra igreja, mas incapazes de escapar dos olhos de Deus. Afastem-se destes pregadores e não confiem neles. O profeta Miquéias fala destes profetas e de como são sedutores. “O profeta que essa gente prefere é aquele que anda pregando mentiras e falsidades, prometendo vinho e cerveja para todos.” (Mq 2: 11,NTLH). O povo queria um profeta que lhes contassem mentiras e lhes prometessem vinho e cerveja, pois isto era o que desejavam. Será que as vezes estamos dando ouvidos a falsos profetas só por que eles prometem enganosamente satisfazer nossos desejos e cobiças? Se estivermos, paremos o mais rápido possível.
Outra atitude é meditar em quais as consequencias produzidas pela mentira ainda que nenhum ser humano saiba. Em Provérbios (12: 17, NTLH) diz: “Quando a verdade é dita, a justiça é feita; mas a mentira produz a injustiça” Essa sempre será a consequência terrena da mentira. Ainda que ninguém a descubra, ela sempre será um ato de injustiça pra quem está sendo enganado.
Por fim, devemos responder a pergunta feita no início. Quem nunca mentiu?  Há sim alguém que nunca mentiu: o Senhor Jesus Cristo. No livro de João (14:6) está escrito que Ele é o caminho, a verdade e a vida. E na primeira carta do apóstolo Pedro (2: 21-22 ,NTLH) diz que Cristo sofreu por nós e nos deixou o exemplo, para que seguíssemos os seus passos. “Ele não cometeu nenhum pecado, e nunca disse uma só mentira” Siga o exemplo de Jesus, não minta mais.
A pessoa que vive mentindo pode até enganar os outros e muitas vezes enganar a si mesma, mas assim como é curta nossa vida nesta terra, por mais longevidade que tenhamos, assim também é com a mentira. Um dia todo mentiroso terá que comparecer diante de Deus, que é a Verdade incontestável e terá de prestar conta dos seus atos. O livro de Provérbios diz: “A mentira tem vida curta, mas a verdade vive para sempre” (Pv 12: 19, NTLH).
A Paz de Cristo seja com todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!

Visite Nossa Loja Parceira do Magazine Luiza - Click na Imagem

Mensagens de Bom Dia com Deus - Good morning messages with God - ¡Mensajes de buenos días con Dios

Bom Dia com Deus

Canal Luisa Criativa

Semeando Jesus

Aprenda a Fazer Crochê