Visite nossa Página no JUSBRASIL

Site Jurídico

terça-feira, 9 de agosto de 2011

O corpo do Senhor

O corpo do Senhor

“A igreja é o corpo de Cristo, então somos apenas as ‘mãos’ que Ele tem para fazer seu trabalho” ou “Se alguém ajuda a igreja, é ajudar Cristo,” ou “Dividir a igreja é a mesma coisa que enfiar a lança no seu corpo na cruz.” Essas afirmações e outras iguais são ditados comuns entre “nós”, mas será que já pensamos bem no que falamos? 

Pergunta um: Qual igreja, universal ou local, é o corpo de Cristo? Passagens freqüentemente citadas (Efésios 1:23 e Colossenses 1:18) claramente referem-se à igreja universal ou santos agregados. Em 1 Coríntios 12:13 “batizados em um corpo” refere-se à igreja universal, pois somos “batizados em Cristo” (Gálatas 3:27), não na igreja local. Alguns dizem que 1 Coríntios 12:27 “vós sois o corpo...” refere-se à igreja local em Corinto, mas a linguagem não exige esta interpretação. Os apóstolos, profetas, etc. do versículo 28, estavam todos em Corinto; ou ele estava dizendo que “vós” santos são parte da igreja (universal), na qual todos estes estão? Com certeza é neste sentido que fala! 
Pergunta dois: Como somos seu corpo? Claramente, de modo figurado, isto é, os santos reunidos são semelhantes a um corpo físico. Mas isso significa que o ponto de semelhança é limitado pelo contexto e nós não temos nenhum direito de estender a figura além do uso feito no contexto. Por exemplo, 1 Coríntios 12:12-27 usa o corpo para ensinar a trabalhar juntos, cada membro equipado e preparado (versículo 24-27). Cristo não é “cabeça” nesta figura. Os membros são olhos, ouvidos, etc. 

Em passagens que enfatizam Cristo como o “cabeça” do corpo, o corpo corporativo pode ser a idéia, apesar de não fazer mal pensar num corpo físico. Em Efésios 1:23 “a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas” enfatiza o que Ele faz por nós, não o que nós fazemos por Ele. E em Efésios 3:6 judeus e gentios são “co-herdeiros”, um “mesmo corpo” e também “co-participantes”. Aqui “corpo” refere-se à comunidade messiânica dos santos. 

Em Romanos 6:6 “corpo do pecado” aplica-se a figura de mais uma forma. Aqui refere-se à nosso passado de pecado, considerado como um “inteiro”. Ou em Colossenses 2:17corpo” (a substância verdadeira) é contrastado com a “sombra”. Apenas citamos esses lugares para mostrar que “corpo” pode ter muitos significados – tudo começa com a mesma palavra mas estende-se a um outro significado. No entanto, o Espírito Santo aprovou usar a figura, nós também temos que procurar determinar o sentido correto através do estudo do contexto, e então parar

Quando vemos que “o corpo de Cristo” refere-se à igreja universal, ou a todos os santos reunidos, podemos entender por que Moisés, uma vez argumentou que “o corpo de Cristo” não pode ser dividido. Ele sabia que as congregações podiam ser divididas, mas que o povo verdadeira e fiel do Senhor é unido. Numa igreja local de 300 pessoas, 285 podem seguir seu próprio caminho, ficar com o prédio e “expulsar” quinze verdadeiros seguidores de Cristo (3 João 9-10). O corpo do Senhor não foi dividido. Continuou junto, e reuniu-se em outro lugar para adoração. Mas os 285 podem dizer “eles dividiram o corpo do Senhor, como fizeram os soldados romanos que o crucificaram”. É claro que os 285 podem ser a igreja verdadeira, mas se forem é porque continuam fiéis ao Senhor, não porque eles são mais numerosos, ou porque tem “direito” a serem “o corpo do Senhor, que é a igreja”.

 = Sejamos nós verdadeiros corpos do Senhor! = 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!

Visite Nossa Loja Parceira do Magazine Luiza - Click na Imagem

Mensagens de Bom Dia com Deus - Good morning messages with God - ¡Mensajes de buenos días con Dios

Bom Dia com Deus

Canal Luisa Criativa

Aprenda a Fazer Crochê

Semeando Jesus