Visite nossa Página no JUSBRASIL

Site Jurídico

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) - Continuação

A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) - Continuação

O Dia D (continuação)

Dia D: invenção engenhosa foi essencial para o sucesso da operação ...

O “Dia D” finalmente ocorreu em 6 de junho de 1944. Na maior operação militar aeronaval da História, os aliados começaram a invasão do continente a partir da Normandia, região da França atlântica. Naquela data, 155 mil homens dos exércitos dos EUA, Grã-Bretanha, França e Canadá, muitos dos quais haviam sido evacuados de Dunquerque três anos antes, lançaram-se nas praias da Normandia, ocupando 80km da costa ao norte do país. A invasão deu início à libertação europeia do domínio nacional-socialista. Transportados por uma frota de 14.200 barcos, protegida por 600 navios e milhares de aviões, as tropas aliadas asseguraram uma sólida cabeça de praia no litoral francês (vide Mapa 27) e dali partiram para expulsar os alemães de Paris e, em seguida, marchar em direção à fronteira da Alemanha. Era o primórdio do colapso final do IIIReich, o império que, segundo a propaganda nazista, deveria durar mil anos.
   
Mapa 27: O “Dia D” – 6 de junho de 1944
O Desembarque Aliado na Normandia

 

 
Simultaneamente ao desembarque do lado ocidental, a URSS, no Leste da Europa, lançou uma poderosa ofensiva contra os alemães. Onze meses depois, a 8 de maio de 1945, a Alemanha de Hitler rendia-se. Hitler suicidara-se em 30 de abril de 1945, e com ele morriam as ideias megalômanas de dominação da Europa e da prevalência da raça ariana. Acabava a guerra na Europa.

O Japão capitulou quatro meses depois. Ao final de agosto de 1945, após as bombas atômicas norte-americanas terem arrasado Hiroshima e Nagasaki, em 6 e 9 de agosto respectivamente, todas as ações militares foram suspensas. A URSS declarou guerra ao Império Japonês em 8 de agosto de 1945. Mas não havia mais contra quem lutar. O país já se dispusera a negociar a rendição com os norte-americanos. Pela primeira vez na história da milenar monarquia japonesa, o Imperador falou para o povo, conclamando-o à rendição incondicional. Terminava a maior e pior guerra que a humanidade jamais travara.




Há, ainda, alguns clássicos imperdíveis, como O mais longo dos dias, de Benhard Wicki, que trata do Dia “D”, o desembarque aliado de 6 de junho de 1944; e Uma Ponte Longe Demais, do diretor Richard Attenborough, sobre a Operação Market Garden, um plano ousado para obter um rápido final para a II Guerra por meio da invasão da Alemanha e destruição das indústrias de guerra do III Reich – esse ambicioso plano mostrou-se um dos grandes erros da guerra e causou mais baixas aos Aliados do que toda a invasão da Normandia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!

Visite Nossa Loja Parceira do Magazine Luiza - Click na Imagem

Mensagens de Bom Dia com Deus - Good morning messages with God - ¡Mensajes de buenos días con Dios

Bom Dia com Deus

Canal Luisa Criativa

Aprenda a Fazer Crochê

Semeando Jesus