Visite nossa Página no JUSBRASIL

Site Jurídico

terça-feira, 4 de agosto de 2020

Uma Nova Ordem Internacional

Uma Nova Ordem Internacional

Nova Ordem Mundial. Unimultipolaridade e Nova Ordem Mundial

A Europa que saía da guerra era bastante diferente daquela que a iniciara. De certo modo, o impacto da I Guerra para algumas nações europeias foi ainda maior do que o da II Guerra Mundial. Sangrada e traumatizada, a Europa não conseguiu se recuperar por meio dos Tratados de Paz. Ao contrário de uma paz duradoura, conseguiu-se, apenas, por intermédio de tratados impiedosos, deixar os alemães desejosos de uma revanche. Diferentemente do Congresso de Viena (1815), que fora um exemplo de como se obter a paz, Versalhes foi a expressão de raiva dos vencedores. O resultado é que, vinte anos depois, eclodiria outra guerra mundial. 

Novas Potências não europeias: EUA e Japão

Quais foram os verdadeiros vencedores da I Guerra Mundial? França e Grã-Bretanha saíram em frangalhos do conflito. Perderam milhões de vidas e tiveram uma geração inteira traumatizada. Perderam recursos industriais, econômicos e financeiros. Para ganhar a guerra, tiveram que se aliar e se endividar junto aos EUA. Estes, se já eram um país importante antes de 1914, tornaram-se, após o fim da guerra, a principal Potência mundial. Inegável que a vitória das Potências ocidentais só foi possível porque os norte-americanos enviaram um contingente significativo para a França a partir de 1917. Os EUA foram o fiel da balança na Grande Guerra: não apenas impediram que as ofensivas alemãs fossem bem-sucedidas como também mostraram para os alemães que a continuidade da guerra era inútil.
O Japão, mesmo com papel secundário na I Guerra Mundial, soube tirar proveito do enfraquecimento das Potências europeias. Conseguiu ocupar as possessões alemãs na China e na Oceania. Além disso, como se envolvera apenas marginalmente no conflito, encontrava-se pronto para as suas aventuras militares nas décadas de 1920 e 1930 e, posteriormente, na II Guerra Mundial.


Nova Ordem Mundial. A dinâmica da Nova Ordem Mundial - Brasil Escola




Fontes de referência, pesquisa e estudos:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!

Visite Nossa Loja Parceira do Magazine Luiza - Click na Imagem

Mensagens de Bom Dia com Deus - Good morning messages with God - ¡Mensajes de buenos días con Dios

Bom Dia com Deus

Canal Luisa Criativa

Aprenda a Fazer Crochê

Semeando Jesus