Visite nossa Página no JUSBRASIL

Site Jurídico

segunda-feira, 14 de julho de 2014

VASO NOVO...

A HISTÓRIA DO "VASO NOVO"

Já ouviu aquela música que diz: “Eu quero ser, Senhor amado, como um vaso nas mãos do oleiro”? É realmente uma linda canção, não é? A letra está baseada num texto de Isaías 64:8, que diz: “Mas agora, ó Senhor, Tu és o nosso Pai; nós o barro, e Tu o nosso oleiro; e todos nós obra das Tuas mãos.”O oleiro era justamente o artesão que fabricava jarros, vasos e outros artefactos de barro. Ele rodava a argila numa espécie de disco de madeira e habilmente dava a forma à peça com mãos hábeis. Se o resultado final não fosse bom, ele amassava de novo o barro e começava tudo de novo até ficar com a forma desejada. Somente então, ele colocava a peça para secar ao sol ou em fornos, para depois ser vendida no mercado. Nos tempos bíblicos, os vasos de argila eram bastante usados pelas pessoas em geral. Eram essenciais para os trabalhos do dia-a-dia. Cacos de antigos vasos são o que mais se encontram nas escavações arqueológicas das terras bíblicas. Muitos deles eram enterrados no chão das casas e serviam como uma espécie de silo onde o trigo e os grãos poderiam ser conservados sem se estragarem.
Uma vez que a cor e o formato das cerâmicas mudavam periodicamente, os vasos (ainda que quebrados) tornam-se muito úteis para o arqueólogo estabelecer a data de um sítio. Ou seja, pelo tipo de vasos encontrados numa casa, dá para saber o período aproximado em que determinada família ocupou aquele lugar. Povos antigos também usavam os vasos para tirar água das cisternas e levar para casa, onde era conservada a uma temperatura adequada. Aliás, ainda hoje algumas famílias de beduínos (grupo de pessoas que moram no deserto) conservam o costume de guardar alimentos e água em grandes vasos de barro. Eu mesmo já tive a oportunidade de ficar num acampamento de beduínos no deserto de Bayuda (que faz parte do Saara) onde havia vários vasos de barro que conservavam os alimentos. Apesar do calor, a água que me serviam era fria e agradável. Parecia até que tinha ficado por alguns minutos no frigorífico...Os vasos também permitiam aos antigos conservar o vinho e óleo que, enterrados no chão, mantinham uma temperatura fresca fazendo com que o conteúdo não ficasse morno devido ao intenso calor. Agora que sabe a importância do vaso para o dia-a-dia dos povos antigos pode compreender razão da Bíblia comparar a nossa vida a um vaso que sai das mãos do oleiro. Deus, é o nosso Oleiro, fez-nos com muito carinho. Ele modela-nos a cada dia da nossa vida e nos pede para sermos como um bom vaso de barro, armazenando no nosso interior as águas do amor de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!

Visite Nossa Loja Parceira do Magazine Luiza - Click na Imagem

Mensagens de Bom Dia com Deus - Good morning messages with God - ¡Mensajes de buenos días con Dios

Bom Dia com Deus

Canal Luisa Criativa

Semeando Jesus

Aprenda a Fazer Crochê