Visite nossa Página no JUSBRASIL

Site Jurídico

terça-feira, 1 de julho de 2014

Aprendendo a alcançar objetivos com Zaqueu...

Aprendendo a alcançar objetivos com Zaqueu
Em Lucas 19, podemos conhecer a história de Zaqueu,um homem muito rico que ocupava umaposição de liderançabastante cobiçada, era chefe dos publicanos, ou seja, chefe dos coletores de impostos em Jericó. Não era um homem bem visto, pois assim como muitos homens que ocupam posição de poder, frequentemente agia de forma desleal e abusiva.
Olhando para alguém com tal perfil, talvez possamos nos perguntar: O que Zaqueu tem para nos ensinar? Zaqueu tem muito a nos ensinar, pois apesar de possuir vários defeitos, ele possuía algumas qualidades essenciais a todo grande líder. Era um homem inteligente, tinha grande capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas e principalmente aprender.
Nunca subestime alguém que ocupa uma alta posição no ambiente de trabalho, acredite, ele não chegou lá por acaso.
Então, vamos aprender com Zaqueu?
1. Associe-se a pessoas de sucesso: Zaqueu soube que Jesus estava passando em Jericó e mostrou grande interesse em conhecê-lo. Como homem inteligente que era, queria conhecer o grande líder que influenciava pessoas e arrastava multidões.
Líderes inteligentes se aproximam de pessoas de sucesso, pessoas que possam acrescentar algo de positivo para a sua vida. O que as pessoas fracassadas têm a nos ensinar? Andar pelo caminho contrário ao delas.
2. Tenha sempre um objetivo: O objetivo de Zaqueu era chegar até Jesus; ela sabia que não ia ser fácil,pois em todos os lugares por onde passava, multidões tinham o mesmo desejo que ele, chegar até Jesus.
3. Tenha sempre estratégias: Muitas pessoas trilham o mesmo caminho que nós, no entanto, se quisermos ser bem sucedidos é preciso termos estratégias diferenciadas. A frase: “Nada se cria tudo se copia” não se encaixa aos grandes líderes. São frases para a típica “Maria vai com as outras”, que vive de cópias. Lembrem-se, pessoas com esse perfil, trilham um caminho incerto e às escuras, pois se a Maria da frente cai, ela cai junto, se a Maria da frente tropeça, ela tropeça junto, se a Maria da frente é promovida, provavelmente ela não será, principalmente se houver apenas uma vaga.Esforce-se.
4. Coloque suas estratégias em prática: Zaqueu era um homem de visão, quando percebeu toda aquela multidão impedindo-o de alcançar o seu alvo, não desistiu, logo pôs a sua estratégia em prática, subiu em uma figueira e finalmente consegue ver Jesus.
5. Seja destaque: A estratégia de Zaqueu foi tão eficiente, que além de alcançar o seu objetivo, atraiu a atenção de todos, principalmente a de Jesus. Quando somos bons naquilo que fazemos, as pessoas veem o nosso esforço e dedicação. Zaqueu teve tanto interesse em conhecer a Jesus que a sua atitude despertou em Jesus o interesse de conhecê-lo. Use estratégias que despertem o interesse do seu público alvo.
6. Tenha atitudes inteligentes: Atitudes geram atitudes. A atitude de Zaqueu de subir naquela figueira, gerou uma atitude em Jesus, o desejo de conhecê-lo e honra-lo. Jesus pede para Zaqueu descer da árvore  e avisa que irá hospedar em sua casa. A atitude de Jesus de hospedar na casa de Zaqueu, gerou uma atitude naquela multidão. A multidão estava interessada em seus próprios interesses, todos queriam ser abençoados e se colocavam numa posição de merecimento. Quando Jesus decide ir para a casa de Zaqueu muitos murmuram reprovando a sua atitude.Como que Jesus poderia escolher a casa de alguém como Zaqueu para se hospedar? Pessoas sem visão só percebem o óbvio.
Zaqueu buscava novas experiências e aprendizados para acrescentar a sua vida, estava ali para aprender com Jesus, o seu real interesse era saber o que havia de tão especial naquele líder. A decisão de Jesus de hospedar-se na sua casa o surpreende de tal forma que ele realmente compreendeu o que fazia de Jesus um grande líder. E a atitude de Jesus gera em Zaqueu:
Transformação: Zaqueu decide dar metade de seus bens aos pobres.
Arrependimento: Zaqueu passa por uma análise de consciência e se compromete a restituir quatro vezes mais as pessoas, se em algum momento veio a defraudá-las.
Salvação: Jesus lhe disse: “Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão. (Lucas 19:9)
Contudo, podemos perceber a importância de uma atitude inteligente e como uma mesma atitude pode gerar atitudes diferentes em pessoas diferentes.
Com quem você tem se associado? O que as suas atitudes têm gerado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!

Visite Nossa Loja Parceira do Magazine Luiza - Click na Imagem

Mensagens de Bom Dia com Deus - Good morning messages with God - ¡Mensajes de buenos días con Dios

Bom Dia com Deus

Canal Luisa Criativa

Aprenda a Fazer Crochê

Semeando Jesus