Visite nossa Página no JUSBRASIL

Site Jurídico

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Escatologia - Transfiguração do Sr. Jesus!


Escatologia - Transfiguração do Sr. Jesus

Escatologia (do grego antigo εσχατος, "último", mais o sufixo -logia) é uma parte dateologia e filosofia que trata dos últimos eventos na história do mundo ou do destino final do gênero humano, comumente denominado como fim do mundo.


 Deus jamais vai de encontro a sua Palavra.

E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la. Jeremias 1:12.

Deus  é Juiz e é Legislador. 

Porque o SENHOR é o nosso Juiz; o SENHOR é o nosso legislador... Isaías 33:22.
O Senhor falou inúmeras vezes para seus apóstolos sobre a inauguração do Reino da Glória. O texto mais claro sobre este assunto se encontra em 
Mateus 25.31. 

E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; Mateus 25:31.
Reino da Graça – Inaugurado na Ressurreição de Jesus Cristo.

Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.

E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.
João 20:21-22

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra..., fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo...  Mateus 28:18-20.

Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;  Atos 17:30.
  
A transfiguração do Sr. Jesus:
Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte,
E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz.
E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.
E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés, e um para Elias.
E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o. Mateus 17:1-5.
E, descendo eles do monte, Jesus lhes ordenou, dizendo: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do homem seja ressuscitado dentre os mortos. 
Mateus 17:9.
Deus condena através da sua Palavra a prática de invocar os mortos.
Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;
Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;
Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti.
Perfeito serás, como o SENHOR teu Deus.
Deuteronômio 18:10-13.
Então vamos refletir que o que aconteceu no monte da transfiguração, não foi uma conversa de Jesus com espíritos de pessoas que já morreram. Porque seria um sessão espírita que é uma abominação a Palavra de Deus. 

O Sr. Jesus não faz algo que Ele próprio condena.
Foi uma conversa de Jesus com duas pessoas que estão no Céu porém não estão mais em espírito,e sim  com um corpo glorificado igual ao de Jesus depois da ressurreição.
Elias foi arrebatado, e o seu corpo foi transformado em corpo glorificado igual ao do Sr Jesus depois da Ressurreição 2 Reis 2:1 e 11.  


Este corpo físico que temos hoje, não herdará o Reino  de Deus.

E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. 1 Coríntios 15:50 .
No arrebatemento, seremos transformados em um corpo incorruptível e os que morreram em Cristo também ressuscitarão em um corpo incorruptível.  1 Coríntios 15:35-54 / 1 Tessalonicenses 4:16 e 17.

Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. 
1 Tessalonicenses 4:16-17.
Moisés morreu, mas não permaneceu no túmulo, ele ressuscitou: Vejamos porquê.
No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir. Romanos 5:14.

Está escrito por Paulo na carta aos Romanos que Moisés ressuscitou. Ele explica que a morte teve seu reinado durante um período que durou de Adão até Moisés, isto é, a morte não foi mais soberana. Ela perdeu seu reinado. quando Moisés ressuscitou, caso não fosse assim, a morte reinaria ainda por mais tempo.

Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés... Judas 1:9.

A epístola de Judas nos explica que houve uma contenda entre Miguel, um dos arcanjos de Deus e o diabo. O motivo da disputa é bem claro e não deixa dúvidas. A disputa de deu a respeito do corpo de Moisés e não sobre a sua alma.  Miguel vence o diabo na disputa do corpo de Moisés. Então o corpo de Moisés foi ressuscitado. Provando assim que a morte perdeu seu reinado.

Assim morreu ali Moisés, servo do SENHOR, na terra de Moabe, conforme a palavra do SENHOR.
E o sepultou num vale, na terra de Moabe, em frente de Bete-Peor; e ninguém soube até hoje o lugar da sua sepultura. Deuteronômio 34:5-6.

Não foi mais encontrado, nem a sepultura e nem o corpo de Moisés, porque ele ressuscitou. Se Moisés não tivesse ressuscitado, ele não apareceria com Elias no monte, pois isso caracterizaria uma sessão de espiritismo, o que é condenado por Deus.

E eis que estavam falando com ele dois homens, que eram Moisés e Elias,
Os quais apareceram com glória, e falavam da sua morte, a qual havia de cumprir-se em Jerusalém. Lucas 9:30-31.

Dois homens – Note que o texto descreve a aparição de dois homens com glória, e não de dois fantasmas, nem de dois espíritos, ou qualquer outra coisa.

O que os apóstolos viram e deixaram o registro é que apareceram junto ao Senhor dois homensMoisés e Elias. Não foram dois desconhecidos, ou homens com aparência confusa.

Os quais apareceram em glória – Isto deixa claro que estes dois homens já estavam num estado de glorificação, como Paulo disse:

Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?
Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer...
Mas Deus dá-lhe o corpo como quer, e a cada semente o seu próprio corpo...
E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres...
Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção...
Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória... 1 Coríntios 15:35-43
  
Moisés como Elias tiveram a honra e o privilégio de estar nesse estado de glorificação.

Deus sabia que somente através da morte de Seu Filho que a vida eterna seria uma realidade, e só então, logo após a expiação de Cristo, é que a vitória sobre a morte seria definitiva.  Com a morte e ressurreição de Cristo foi inaugurado o Reino da Graça. 

 Na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos. Tito 1.3.

 A vida eterna em Deus era e é uma esperança para todos, em todos os tempos. É uma promessa de Deus.

Jesus estava com a missão de trazer o homem de volta a Deus. O que daria  início a uma Nova Aliança de Deus para com o homem. Uma Aliança Eterna. 
Depois da transfiguração Jesus pediu que só contasse aos outros depois da sua ressurreição, porque certamente não entenderiam naquele momento.

Os discípulos que estavam com Jesus, seriam os que dariam continuidade ao evangelho com a missão de ensinar e deixar escrito os ensinamentos do Sr. Jesus,  para alcançar todas as gerações.

A transfiguração de Jesus no monte, nos mostra que depois do Seu sacrifício na cruz do calvário como  será o  corpo na eternidade com Deusde todos que nEle creem.   

Tantos os que já morreram em Cristo representado por Moisés como os que vão participar do arrebatamento representado por Elias, terão o mesmo corpo glorificado.
 
Foi justamente da vida Eterna com Deus e da condenação eterna que o Sr. Jesuspassou cerca de três anos ensinando aqui na terra.
Houve  outras ressurreições porém Jesus foi feito as primicias. 
Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.  

Nem a carne nem o sangue vai herdar o Reino de Deus, nem na antiga aliança nem nesta nova aliança, e mesmo assim Enoque e Elias homens igual a nós   Deus o tomou para si, sem passar pela morte. 

Como é que eles entraram no Céu? Se neste corpo não pode entrar? É claro que tiveram seu corpo glorificado, para entrarem no Céu!
Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.
1 Coríntios 15:19


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!

Visite Nossa Loja Parceira do Magazine Luiza - Click na Imagem

Mensagens de Bom Dia com Deus - Good morning messages with God - ¡Mensajes de buenos días con Dios

Bom Dia com Deus

Canal Luisa Criativa

Aprenda a Fazer Crochê

Semeando Jesus