Visite nossa Página no JUSBRASIL

Site Jurídico

sábado, 16 de setembro de 2023

Latrinas públicas na antiga cidade de Éfeso ou Ephesus na Costa Jônica, Turquia

 


Latrinas públicas na antiga cidade de Éfeso ou Ephesus na Costa Jônica, Turquia.




==================================================

==================================================


Latrinas públicas na antiga cidade de Éfeso ou Ephesus na Costa Jônica, Turquia.
Muitos desses banheiros públicos estavam associados às termas públicas na era romana destacando-os como mais um lugar de socialização.
Ali as pessoas faziam suas necessidades enquanto interagiam. Era costume entre eles promover debates sobre assuntos diversos, banquetes e encontros cívicos em latrinas coletivas, instaladas em grandes bancadas de pedra. Não necessariamente havia diferenciação de gênero. Como lugares de socialização, tanto os banhos quanto as latrinas podiam ser frequentados tanto por homens como por algumas mulheres.
Em determinadas localidades, havia sistemas de descarga hidráulica embaixo das latrinas, a partir de algum tipo de passagem de canais de água corrente, usados para carregar os dejetos até rios distantes. Quando não havia possibilidade de instalação de descarga hidráulica, os dejetos da latrina eram coletados e levados para a Cloaca Máxima.
Peles de animais, plantas e esponjas serviam de papel higiênico.
A partir da queda do Império Romano e da ascensão do moralismo cristão e do sistema feudal na Europa, esta concepção mudou e as condições sanitárias regrediram. Os banhos e latrinas públicas foram proibidos por serem considerados imorais, o que afetou a relação das pessoas com a higiene, que passou de uma necessidade básica e coletiva para uma prática individual quase pecaminosa. Assim, sem a infraestrutura coletiva, a higiene foi adaptada às condições da época. Durante a idade média e parte da idade moderna, no mundo mediterrâneo, não houve construção de redes de esgoto ou abastecimento enquanto as práticas de higiene foram individualizadas e adaptadas.
Fonte de referência, estudos e pesquisa:

ocê e outras 1


==================================================

==================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!

Visite Nossa Loja Parceira do Magazine Luiza - Click na Imagem

Mensagens de Bom Dia com Deus - Good morning messages with God - ¡Mensajes de buenos días con Dios

Bom Dia com Deus

Canal Luisa Criativa

Semeando Jesus

Aprenda a Fazer Crochê