Visite nossa Página no JUSBRASIL

Site Jurídico

sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Chá de oliveira: para que serve e como fazer?

 

Chá de oliveira: para que serve e como fazer?


A oliveira, conhecida cientificamente como Olea europaea, é uma árvore muito abundante na região mediterrânica, da qual são utilizados os frutos, o óleo e as folhas, que possuem inúmeros benefícios para a saúde, já que têm componentes químicos muito importantes, como oleína, ácido palmítico, aracluina, estearina, colesterina, cicloartanol, ácido benzoico e manitol, por exemplo.

A parte da oliveira utilizada para o preparo do chá são as folhas, de onde são extraídas as substâncias ativas com propriedades que ajudam o corpo a melhorar a digestão, os níveis de açúcar no sangue, além de proteger contra o câncer e melhorar a pressão arterial.

Embora as folhas da oliveira tenham muitos benefícios para a saúde, o uso do chá não substitui o tratamento médico, por isso, é recomendado consultar o médico ou profissional especialista em plantas medicinais para indicar a dose e o tempo de uso do chá.

Para que serve

O chá de oliveira apresenta muitos benefícios para a saúde, sendo que as principais indicações são:

1. Melhora a digestão

O chá de oliveira acalma desordens irritativas e inflamatórias, como indigestão, azia, gastrite, colite e úlcera péptica e pode também ser usado para lavagem gástrica em caso de envenenamento por agentes corrosivos, para suavizar a mucosa irritada e acelerar a eliminação. Como estimula o fluxo de bile, pode ser também usada para ajudar a tratar problemas hepáticos e da vesícula biliar.

Além disso, também pode ser usado em enemas mornos para aliviar a prisão de ventre. Saiba quais os frutos que podem ajudar a reduzir a prisão de ventre

2. Ajuda a emagrecer

As folhas da oliveira, ajudam a baixar o açúcar no sangue, fazendo com que haja menos insulina na circulação, levando a um menor acúmulo de gordura na região abdominal e a um melhor controle do pico glicêmico, consumindo-se, por isso, menos calorias.

Além disso, o fato das folhas de oliveira baixarem os níveis de açúcar no sangue, pode ser bastante útil em pessoas com diabetes, sendo por isso um ótimo remédio caseiro complementar ao tratamento.

3. Reduz a pressão arterial

O chá de oliveira ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, causando vasodilatação e a redução da pressão sanguínea, podendo por isso ser usado em casos de hipertensão, angina, arritmias e outros problemas circulatórios. Saiba reconhecer os sintomas de pressão alta.

4. Melhora gripe e resfriados

Um chá quente de folhas de oliveira aumenta a transpiração, auxiliando na regulação da temperatura corporal, ajudando assim a baixar a febre. Veja outros remédios caseiros que ajudam a baixar a febre.

O chá de folhas de oliveira também ajuda a acalmar a tosse seca e irritativa e também a tosse com catarro e ajuda também a tratar laringites e outras infecções do trato respiratório superior. Conheça outros remédios que podem ser usados para a tosse seca e com catarro.  

5. Ajuda a tratar o câncer

Por ter na sua composição antioxidantes, como hidroxitirosol, ácido cafeico, oleuropeína e tirosol, a oliveira torna as membranas das células menos suscetíveis de destruição pelos radicais livres. Por esse mesmo motivo, pode ajudar a reduzir alguns tipos de câncer, como da mama ou a leucemia promielocítica, e retardar o envelhecimento. Saiba também que alimentos comer para combater o câncer.

6. Melhora problemas de pele

A oliveira pode ainda ser usada em diferentes afecções da pele, como furúnculos, eczema, herpes simples, pele seca, unhas quebradiças, mordidas e picadas de inseto ou queimaduras.

Além disso, um chá feito com as folhas de oliveira, pode ser usado como antisséptico bucal, no sangramento e infecção das gengivas, em gargarejos e na dor de garganta.

7. Ajuda a reduzir a inflamação

As folhas da oliveira possuem oleocantal, uma substância com ação anti-inflamatória, com propriedades semelhantes ao ibuprofeno, que ajuda a reduzir os sintomas de inflamação e melhorar o desconforto associado por esse sintoma.

8. Ajuda a controlar os níveis de glicose

A oleuropeína e o hidroxitirosol presentes nas folhas da oliveira, possuem propriedades hipoglicemiantes, que auxiliam na redução dos níveis de açúcar no sangue.

Além disso, o tirosol também ajuda a proteger contra distúrbios relacionados ao aumento dos níveis de glicose no sangue, como diabetes, por exemplo.

Como fazer o chá

O chá de oliveira deve ser preparado usando as folhas da oliveira de onde são extraídas as substâncias ativas que conferem as propriedades medicinais.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de folhas frescas de oliveira trituradas;
  • 1 litro de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as folhas frescas de oliveira na água fervente, deixando repousar por 10 a 15 minutos. Coar e beber 1 xícara, 3 vezes ao dia.

Devido ao seu efeito anti-hipertensivo, é importante consultar o médico antes de usar o chá de oliveira, pois pode alterar os valores de pressão arterial e até causar hipotensão, caracterizada pela queda brusca da pressão arterial. Saiba identificar os sintomas de hipotensão

Possíveis efeitos colaterais

Embora seja muito raro, os efeitos colaterais que podem ocorrer com o uso do chá de oliveira são hipotensão arterial, alterações no fígado e na vesícula biliar ou diarréia em altas doses e em pessoas sensíveis.

Bibliografia

  • DE LA FUENTE, P. Propiedades antioxidantes del hidroxitirosol procedente de la hoja de olivo (Olea europaea L.). Revista de Fitoterapia. 4. 2; 2004
  • CABRERA, C et al. Efecto hipotensor de un extracto de componentes bioactivos de hojas de olivo: estudio clínico preliminar. Nutrición hospitalaria. 32. 1; 242-249, 2015


Fonte de referência, estudos e pesquisa:


Tua Saúde





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!

Visite Nossa Loja Parceira do Magazine Luiza - Click na Imagem

Mensagens de Bom Dia com Deus - Good morning messages with God - ¡Mensajes de buenos días con Dios

Bom Dia com Deus

Canal Luisa Criativa

Semeando Jesus

Aprenda a Fazer Crochê