Visite nossa Página no JUSBRASIL

Site Jurídico

terça-feira, 14 de junho de 2022

Diferença entre medo e temor?

 

Diferença entre medo e temor?



De acordo com o dicionário “temor” é um substantivo masculino da língua portuguesa, usado para definir o ato ou efeito de temer, ou seja, o medo, receio, pavor ou terror de algo ou alguma coisa. A Bíblia tem muito a dizer sobre o medo mencionando-o duas vezes: “O Temor é benéfico e deve ser encorajado”, “O medo é um detrimento e não só deve ser desencorajado, como também superado”. O Temor, respeitoso a Deus é uma reverência pelo Seu poder e glória, também é um respeito adequado à Sua ira. Em outras palavras, é um reconhecimento total de tudo que Deus é através de um conhecimento mais profundo d’Ele e dos Seus atributos.

Portanto, há uma diferença entre medo e temor; tentemos compreender em que consiste. O medo é uma manifestação de nosso instinto fundamental de conservação. É a reação a uma ameaça para nossas vidas, a resposta a um verdadeiro ou suposto perigo: desde o perigo maior, que é o da morte, aos perigos particulares que ameaçam a tranquilidade ou a incolumidade física, ou nosso mundo afetivo.

Já o Temor de Deus traz consigo muitas bênçãos e benefícios. O Salmo 111:10 diz: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; têm bom entendimento todos os que cumprem os seus preceitos; o seu louvor subsiste para sempre”. Provérbios 1:7 diz: “O Temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução”. Portanto, podemos ver como tanto a sabedoria quanto o conhecimento começam com o temor a Deus.

Há uma enorme diferença entre temer e sentir medo. O medo nos paralisa, o medo nos deixa acovardados, o medo nos enfraquece e faz com que fechemos os olhos.

Quando tivermos aprendido a confiar em Deus, não mais teremos medo das coisas que temos que enfrentar. Seremos como o salmista: “Mas, alegrem-se todos os que confiam em ti; exultem eternamente, porquanto tu os defendes; sim, gloriem-se em ti os que amam o teu nome” (Salmo 5:11).

Referências: Bíblia. (2005). Bíblia Thompson. Frank Charles Thompson, Edição Contemporânea, João Ferreira De Almeida (p. 1750). São Paulo: Editora Vida.

Dicionário Online de Português.

Créditos de imagem: Unsplash. Fotografia de Melanie Wasser.

Revisão e edição de Luiz Gustavo Chrispino.


Fonte de referência, estudos e pesquisa:

Dunapress






Filosofia - Artigos


>>>>>> Cursos Grátis <<<<<<


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!

Visite Nossa Loja Parceira do Magazine Luiza - Click na Imagem

Mensagens de Bom Dia com Deus - Good morning messages with God - ¡Mensajes de buenos días con Dios

Bom Dia com Deus

Canal Luisa Criativa

Aprenda a Fazer Crochê

Semeando Jesus