Canal Luisa Criativa

Escola Bíblica

domingo, 30 de outubro de 2011

Culto de Doutrina


"1. Reunidos para ouvir a Lei. Neemias relata que o povo, egresso do exílio babilônico, tinha fome e sede por ouvir a Palavra de Deus: “Todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da Porta das Águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da Lei de Moisés, que o Senhor tinha ordenado a Israel”. E assim tem início, bem “diante da Porta das Águas”, um poderoso avivamento na história de Jerusalém. Impulsionado pelo Espírito Santo, Esdras, o escriba, abriu a Lei do Senhor e pôs-se a Lê-la pausadamente, para que todo o povo a entendesse. A leitura da Palavra de Deus foi efetuada das seis da manhã ao meio-dia."



Texto áureo. E Esdras, o sacerdote, trouxe a Lei perante a congregação [...] E leu nela [...] desde a alva até ao meio-dia perante homens, e mulheres, e sábios; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da Lei." (Neemias 8. 2,3).

Introdução. Os avivamentos na história do povo de Israel e da Igreja só tiveram resultados duradouros quando começaram e prosseguiram sob o ensino da Palavra de Deus. Avivamento sem a exposição da Bíblia Sagrada não passa de um mero movimento religioso, pois não resulta em mudanças significativas e transformadoras de vidas. 
Na lição de hoje, veremos que o ensino das Sagradas Escrituras foi o que forjou e impulsionou o avivamento espiritual desencadeado por Neemias.






O culto de doutrina. Hoje, em algumas igrejas, as reuniões de ensino são precariamente assistidas. Sim, os cultos de doutrinas são desprezados enquanto festas e shows tidos como evangélicos são bem frequentados. Isso demonstra a falta de apetite pela Palavra de Deus; é um sintoma de doença espiritual de extrema gravidade. Quem ama a Deus também ama a sua Palavra e nela medita dia e noite

- Texto extraído da revista Lições Bíblicas CPAD 4° Trimestre. Lição 06 - Neemias lidera um genuíno avivamento. I O povo estava atento à leitura da Lei. 1. Reunidos para ouvir a Lei. 2. O povo estava atento à leitura da Lei. 3. O culto de doutrina.

Após a leitura dos textos bíblicos mencionados; medite, analise e se coloque no lugar daquele povo ouvinte e diga a você mesmo onde estamos nós que nos dizemos "verdadeiros cristãos" no Culto de Doutrina (todo culto deve ser dedicado somente a Deus), será que somos mesmo verdadeiros ou deixamos o inimigo desviar nossa atenção da verdade.

Para mais estudos biblicos acesse www.escola-dominical.com

Nenhum comentário:

My Instagram

Classificação da Perseguição Religiosa 2020

Classificação da Perseguição Religiosa 2020
Classificação dos 50 Países com Perseguição Religiosa, onde seguir à Jesus pode custar a vida. Atualizado em 2020.

O Evangelho de Jesus Cristo, alçando o Mundo!