Canal Luisa Criativa

Escola Bíblica

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Jesus, o Caminho para o Perdão!


- Muitas pessoas pensam que o pecado não é nada mais do que uma violação das relações humanas. Elas consideram um ato como pecaminoso somente quando é desaprovado pela sociedade, se viola sua própria consciência, ou se é prejudicial a alguém. Para tais pessoas, corrigir o pecado não é nada mais do que acertar as coisas com as outras pessoas. Quando isto é feito, elas se sentem libertas, tranqüilas. Mas o pecado é mais do que isto. O pecado é qualquer desvio da vontade de Deus. "Toda injustiça é pecado" (1 Joáo 5:17).
- Pode ser por fazer o que Deus desaprova: "Toda aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei" (1 Joáo 3:4). Ou pode ser por deixar de fazer o que é direito: "Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando" (Tiago 4:17). O mais grosseiro comportamento para com outro ser humano é pecado somente porque viola a lei de Deus. Depois de cometer adultério e homicídio, Davi escreveu num salmo a Deus: "Pequei contra ti, contra ti somente, eu fiz o que é mal perante os teus olhos" (Salmos 51:4). Isto significa que o pecado é mais sério do que muitas pessoas percebem e explica a penalidade que se segue: "Porque o salário do pecado é a morte" (Romanos 6:23). Significa, também, que nenhum homem é perdoado enquanto tudo não estiver de acordo com a lei de Deus.

O Problema do Pecado

- Tornar um pecador justo com Deus não é fácil, nem mesmo para Deus. DEUS é perfeitamente SANTO, e a santidade torna qualquer trégua com o pecado impossível. "Amas a justiça e odeias a iniqüidade" (Salmos 45:7). Deus é infinitamente JUSTO, e a justiça exige que ele castigue o pecado com a pena que sua justiça prescreve para o culpado: a morte. "Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por essas cousas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência" (Efésios 5:6). Estes fatos envolvem o homem em um terrível apuro, ele é um pecador. A própria natureza de Deus demanda a separação do homem e a punição dele pela morte. O homem é incapaz de resolver o problema sem o perdão de Deus. Ele não pode negar o fato que é um pecador; e nenhuma boa obra que ele faça o fará inocente. Um homem que cometeu um homicídio não descoberto não se torna inocente ao viver o resto de sua vida dentro da lei. Fazer outras coisas que Deus exige não nos dá credito para abater a dívida dos nossos pecados. Uma vez pecadores, somos como mortos. "Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer" (Lucas 17:10).

Solução Para o Problema

- "Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo,--pela graça sois salvos" (Efésios 2:4-5). O amor e a graça de Deus não comprometem sua santidade ou justiça. Ele aplicou o golpe que a Justiça requeria. Mas seu amor providenciou seu próprio Filho como um escudo para receber o golpe em lugar do homem pecador. "Ele foi cortado fora da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido" (Isaías 53:8).



- Estas palavras, escritas centenas de anos antes de Cristo, foram cumpridas com sua morte na cruz. Um escudo de proteção contra o castigo é chamado uma propiciação. "E ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro" (1 João 2:2). Verdadeiramente, Jesus Cristo é o caminho para o perdão dos pecados. "No qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça" (Efésios 1:7).

Perdão condicional

- Ainda que Cristo seja a propiciação para "os pecados do mundo inteiro", nem todos serão salvos por ele. "E, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem" (Hebreus 5:9). Obedecer a Cristo requer CRER, tendo Nele. Se Ele é O CAMINHO, temos que depositar nossa confiança Nele. "Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa" (Atos 16:31). É claro que esta fé tem que ser forte o bastante para criar em nós uma resolução de abandonar o pecado. Isto é o ARREPENDIMENTO. "Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda a parte, se arrependam" (Atos 17:30). Nossa fé tem que ser bastante forte para nos levar a CONFISSÁO pública. "Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação" (Romanos 10:10).
- E temos que crer suficientemente para sermos BATIZADOS. "Quem crer e for batizado será  salvo; quem, porém, não crer ser  condenado" (Marcos 16:16). Este batismo nos põe em Cristo, onde somos filhos de Deus pela fé. "Pois todos vós sois filhos de Deus, mediante a fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes" (Gálatas 3:26-27). É quando somos sepultados com Cristo no batismo que Deus dá a vida. "Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida" (Romanos 6:4). Uma vez que estamos em Cristo e temos esta nova vida, estamos continuamente perdoados, enquanto "andamos na luz" da verdade e da justiça. "Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado" (1 João 1:7).
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
O que significa o termo "PROPICIAÇÃO”?


Propiciação: É um ato realizado para aplicar a ira de Deus, de modo a ser satisfeita a sua santidade e a sua justiça tendo como resultado o perdão do pecado e a restauração do pecador a comunhão com Deus. No Antigo Testamento a propiciação era realizada por meio de sacrifícios, os quais se tornaram desnecessários com a vinda de Jesus Cristo, que se ofereceu como sacrifício em lugar dos pecadores (Êxodos 32:20; Romanos 3:25; 1 João 2:2).

= Que Deus lhe abençoe, em nome de Jesus Cristo! Amém! =

Nenhum comentário:

My Instagram

Classificação da Perseguição Religiosa 2020

Classificação da Perseguição Religiosa 2020
Classificação dos 50 Países com Perseguição Religiosa, onde seguir à Jesus pode custar a vida. Atualizado em 2020.

O Evangelho de Jesus Cristo, alçando o Mundo!