Visite nossa Página no JUSBRASIL

Site Jurídico

sábado, 22 de abril de 2023

Petição Inicial - O que é? - O que precisa para ajuizar uma causa na Justiça?

 

Petição Inicial - O que é? - O que precisa para ajuizar uma causa na Justiça?




petição inicial, com previsão legal no artigo 319 do Código de Processo Civil de 2015, como o nome já diz, é primeiro ato para a formação do processo judicial. Trata-se de um pedido por escrito, onde a pessoa apresenta sua causa perante a Justiça, levando ao juiz as informações necessárias para analise do direito.


Quais são os requisitos da petição inicial?
Os requisitos da petição inicial são os seguintes: o juíz a que se destina; a qualificação das partes; a causa de pedir; o pedido; o valor da causa; as provas que pretende produzir; a opção pela realização da audiência de conciliação ou mediação; e a apresentação dos documentos indispensáveis





Quais são os tipos de petição inicial?
Atualmente, existem dois tipos:

  • Primária: requerimento que contém toda a documentação referente a um assunto de petição que resultará na abertura de um processo;
  • Secundária: é um requerimento que contém uma documentação referente a um assunto de petição vinculado a algum processo já existente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!

Visite Nossa Loja Parceira do Magazine Luiza - Click na Imagem

Mensagens de Bom Dia com Deus - Good morning messages with God - ¡Mensajes de buenos días con Dios

Bom Dia com Deus

Canal Luisa Criativa

Aprenda a Fazer Crochê

Semeando Jesus