Visite nossa Página no JUSBRASIL

Site Jurídico

sexta-feira, 25 de março de 2022

Top 10: Alimentos mais completos para acrescentar à sua rotina e tornar o seu corpo, ao mesmo tempo, forte, bonito e nutrido!


Top 10: Alimentos mais completos para acrescentar à sua rotina e tornar o seu corpo, ao mesmo tempo, forte, bonito e nutrido!


O que são alimentos saudáveis?

Para o Ministério da Saúde, alimentos saudáveis são alimentos frescos e minimamente processados.

Também é importante ingerir alimentos variadosjá que cada alimento fornece nutrientes variados e nosso corpo necessita de muitos nutrientes para o bom funcionamento.

Se alimentar bem é uma garantia de qualidade de vida, afinal, quando ingerimos os nutrientes necessários para o bem-estar, todos os nossos sistemas (imunológico, respiratório, circulatório, cardiovascular, digestivo, etc.) funcionam da maneira correta.

Os melhores alimentos são estabelecidos com base na quantidade e tipos de minerais, vitaminas, proteínas, carboidratos, gorduras e fibras que cada um possui, pois são nutrientes indispensáveis para o nosso corpo. E, claro, também foram classificados de acordo com o benefício que trazem para a nossa saúde.

10 alimentos essenciais para nossa saúde



1 – Leite materno – é considerado o alimento mais completo do mundo, devido aos diversos benefícios que traz para o ser humano como base no seu desenvolvimento e até ao longo da vida. Além de possuir todos nutrientes também possui uma estrutura denominada Colostro, com uma enorme capacidade regenerativa, que auxilia no desenvolvimento do bebê nos seus primeiros meses e o nutre para toda a vida.

– Ovo: Considerado o segundo alimento mais completo do mundo, os ovos possuem todos os minerais, aminoácidos e proteínas, além de boa parte das vitaminas que o nosso organismo precisa.  Rico em nutrientes como folato, riboflavina, selênio e colina. Possui as vitaminas A, D, E, K e B12, além de diversos sais minerais e lipídeos. Baixa concentração de gordura.  É um dos alimentos mais utilizados em receitas, saboroso, prático e barato.

– Alho: Um dos temperos mais presentes nas nossas preparações, o alho é benéfico e cheio de nutrientes: É um alimento riquíssimo e vitaminas do complexo B, A, C e E. Minerais como ferro, fósforo, cálcio e compostos ativos como alicina, substância que harmoniza a pressão sanguínea. Ele possui substâncias com potencial antimicrobiano, antiviral e anticoagulante. Também possui ação diurética, expectorante, antifúngico, antiespasmódico, vasodilatador, imuno-estimulante e broncodilatador.

4 – Coco: superalimento fonte de gorduras boas, vitaminas do complexo B, vitamina C, potássio, cálcio, magnésio, fósforo e outros minerais, com variedade de opções para consumi-lo e prepara-lo. Você pode, por exemplo, ingerir com água, comer a polpa tanto verde quanto madura, ou ainda na forma de açúcar, leite ou óleo de coco.

 Maçã: Saborosa, suculenta e saudável, a fruta é extremamente benéfica para o nosso corpo. Fonte de vitaminas B1, B2 e B3 (niacina), sais minerais, fósforo e ferro, e é rica em pectina, uma fibra solúvel que ajuda a manter saudável a flora intestinal, além de facilitar a saída do bolo fecal. Possui quercetina uma substancia natural com poder antioxidante e anti-inflamatória, que elimina os radicais livres do organismo, evitando danos para as células e DNA e que combate a inflamação.

– Cúrcuma: Também conhecido como açafrão, ela é altamente nutritiva, fonte de vitaminas C e B6, importantes para a imunidade e o funcionamento cerebral, e minerais, especialmente o potássio, que regula a pressão arterial e colabora na prevenção de derrames.  Colabora com o organismo saudável, livre de enfermidades. Por possuir uma grande ação anti-inflamatória da curcumina, a cúrcuma tem o poder de ajudar no processo de emagrecimento a diminuir a quantidade de gordura corporal. É um desintoxicante natural do fígado, ajuda na prevenção de melanoma, além de ser antisséptico e antibacteriano natural.

– Couve: Um dos vegetais verde-escuros mais conhecidos, a couve deve estar presente quase que diariamente na nossa alimentação saudável. A couve é muito utilizado em dietas por ser pobre em calorias. Também é rica em minerais como ferro, cálcio, enxofre e iodo e vitaminas A e complexo B e C, sendo excelente para combater problemas digestivos como constipação e indigestão por também ser rica em fibras. Fonte de glicosinolatos, que são fitoquímicos naturais como ação desintoxicante.

 Canela: É uma das especiarias mais antigas do mundo, de importante atuação no nosso organismo.  Possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, fonte de vitamina C, cálcio, ferro e magnésio. Além de auxiliar no controle de insulina de diabéticos e pré-diabéticos, melhora transtornos digestivos, combate as infeções das vias respiratórias, diminui o apetite, reduz o acúmulo de gordura, ajuda a diminuir a pressão arterial. A canela impulsiona a atividade do cérebro e, portanto, atua como bom tônico, diminui a fadiga e melhorar o estado de ânimo. Ajuda na eliminação de perda nervosa da tensão.

– Limão: Seja no suco, como tempero e até na sobremesa, o limão é versátil e saboroso, encaixando em diversos momentos da nossa alimentação. É uma fruta riquíssima em vitamina C, importante para um bom funcionamento do sistema imunológico. Também é fonte de cálcio, magnésio, ferro, cobre e iodo que equilibram o nosso organismo. O suco do limão podem ajudar a aliviar sintomas de indigestão e constipação por conter uma grande quantidade de fibras.

10 – Quinoa: está nessa lista por ser um grão que oferece diversos nutrientes para o nosso organismo e é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o melhor cereal do mundo. Possui alta concentração de proteínas e aminoácidos essenciais (triptofano, metionina e lisina), rica em vitaminas (B1, B2, B3, D e E), fonte de minerais diversos (ferro, fósforo, cálcio, magnésio, potássio e manganês).

Além disso, a quinoa também atua no rejuvenescimento das células do nosso corpo e na melhoria da saúde cardiovascular e cerebral (devido a presença de ômega 3), ajudando a prevenir problemas sérios como infartos e AVC, popularmente conhecido como derrame.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirma que o que se ingere e se bebe pode afetar a capacidade do corpo de combater infecções, assim como a probabilidade da pessoa desenvolver problemas de saúde mais tarde na vida, incluindo obesidade, doenças cardíacas, diabetes e diferentes tipos de câncer.

Enfim, nós somos o que comemos, morremos pelo que não expelimos. Quer você queira, quer não, são alimentos que determinam a nossa qualidade de vida. O alimento é remédio, e você só precisa saber como prepara-lo, como e quando ingeri-lo.

Desta forma ele realmente pode curar, evitar, prevenir e acelerar no restabelecimento de inúmeras doenças.

Faça boas escolhas sempre!!!


Fonte de referência estudos e pesquisa:


Folha Real


Filosofia - Artigos


>>>>>> Cursos Grátis <<<<<<




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!

Visite Nossa Loja Parceira do Magazine Luiza - Click na Imagem

Mensagens de Bom Dia com Deus - Good morning messages with God - ¡Mensajes de buenos días con Dios

Bom Dia com Deus

Canal Luisa Criativa

Aprenda a Fazer Crochê

Semeando Jesus