Visite nossa Página no JUSBRASIL

Site Jurídico

segunda-feira, 7 de março de 2022

O que é ser filósofo?

 

O que é ser filósofo?




Podemos considerar que são estudiosos de problemas fundamentais relacionados à existência, aos valores morais e estéticos. São os questionadores de dogmas, da mente e da linguagem humana. Geralmente, essas pessoas são movidas pela curiosidade e levantam grandes indagações que refletem em mudanças sociais, religiosas, políticas e existenciais.

Ficou curioso para saber mais sobre esses ícones da Filosofia? Então confira a lista!

Sócrates

Foi um filósofo ateniense do período clássico da Grécia Antiga. É reconhecido como um dos fundadores da filosofia ocidental. Seus primeiros estudos e pensamentos discorrem sobre a essência da natureza e da alma humana.

O filme mostra o final da vida de Sócrates (470 – 399 a.C.), seu julgamento e sua condenação à morte, além de célebres diálogos socráticos, como ‘Apologia’, ‘Críton’ e ‘Fédon’.

Quando Nietzsche chorou

O filósofo alemão é tido como um dos mais influentes e importantes pensadores modernos do século XIX. Suas obras pautavam-se em críticas à cultura, religião e à filosofia ocidentais. Ele ainda defendia a liberdade de qualquer tipo de controle cultural e moral.

O filme conta a história de um encontro fictício entre Friedrich Nietzsche e o médico Josef Breuer. Nietzsche é ainda um filósofo desconhecido, pobre e com tendências suicidas. Em busca de tratamento para a depressão, a consulta vira uma verdadeira aula de psicanálise. Os dois terão que mergulhar em si próprios, em um processo de autoconhecimento.

Extra: Uma boa oportunidade para conhecer alguns episódios importantes sobre a vida do filósofo e sobre sua filosofia, o filme “Além do bem e do mal” retrata Roma de fins do século XIX e a intensa relação entre Nietzsche, Paul Rée e Lou Andreas-Salomé, outros pensadores influentes.

Hannah Arendt

Alemã de origem judaica, Hannah Arendt (1906 – 1975) foi uma filósofa-política do século XX. Ela defendia o conceito de pluralismo, liberdade e igualdade no âmbito político. 

O filme aborda o julgamento de Adolf Eichmann, um colaborador de Hitler e coordenador dos campos de concentração. Hannah Arendt acompanhou o julgamento e escreveu uma série de artigos sobre o caso. No entanto, as publicações e o conceito de “banalidade do mal” defendidos por ela provocam uma série de controvérsias sobre os envolvidos nos crimes de guerra.

Amantes do café Flore – Simone de Beauvoir e Sartre

O filme, baseado em fatos reais, aborda a vida e a relação amorosa ente a escritora Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre, um teórico existencialista. Trata-se de uma boa oportunidade para conhecer essas personalidades com seus dilemas, angústias e  desconstruções cotidianas, além de poder compreender o momento histórico do filme.

Espinosa – O Apóstolo da Razão

Espinosa tinha uma visão à frente de seu tempo. Ele foi um importante filósofo renascentista e racionalista que viveu no século XVII. Confrontou os princípios das instituições Judaico-Cristã que ditavam a moral e as tradições na sociedade.

O filme é de 1994  e aborda a vida e as idéias do filósofo que desafiou a igreja e propôs a separação entre religião e filosofia.

Cartesio – René Descartes

“Penso, logo existo”. Com certeza você já ouviu essa frase, criado pelo filósofo e matemático francês, Descartes. Ele foi o fundador do pensamento cartesiano, sistema que deu origem à Filosofia Moderna.

No filme contém trechos inteiros de algumas das obras fundamentais do pensador, que visa a autonomia do pensamento racional diante da fé. Naquela época, todo esforço racionalista tinha de ser negociado com as autoridades religiosas. Diante disso, a trama mostra como Descartes precisa provar que a razão é sustentável por si só.

Extra: O filme Ex isto é inspirado na obra “Catatau” de Paulo Leminski. O poeta imagina uma hipótese histórica: “E se René Descartes tivesse vindo para o Brasil com Maurício de Nassau?”, que nos possibilita acompanhar o “pai” da filosofia moderna em sua passagem pelos trópicos

A  batalha pelo Império – Confúcio

Confúcio foi um pensador e filósofo chinês. Suas ideias salientaram a moralidade pessoal e governamental, os procedimentos corretos nas relações sociais, a justiça e a sinceridade. Tais ensinamentos representam muito mais um sistema de ética e política do que uma religião.

O filme retrata a história dramática do lendário filósofo na idade da guerra no Estado chinês, durante a qual incontáveis batalhas foram travadas para unificar os reinos. Para salvar o estado o rei recorre a Confúcio, que os livram de uma guerra perpétua. No entanto, os centros políticos do Estado passam a se sentir ameaçados pelo filósofo e o exila. Após anos indo de um estado para outro, Confúcio não perder os seus ideais de paz e harmonia.

Foucault por ele mesmo

Filósofo, teórico social, professor e crítico literário. Foucault fala como as relações entre poder e conhecimento são usadas para obter controle social. Embora muitas vezes seja citado como um pós-estruturalista e pós-modernista, ele se classificava como crítico da modernidade.

O documentário é uma coletânea de entrevistas com críticos, historiadores e filósofos contemporâneos que buscam construir novas formas de pensar os mecanismos de dominação da sociedade a partir das ideias de Foucault e suas contraditórias produções intelectuais. Com isso, é possível relacionar pensamentos, carreira e vida pessoal do filósofo.

O Jovem Karl Marx

Marx foi um filósofo, sociólogo, jornalista e revolucionário socialista. Seus trabalhos versam sobre história, filosofia, economia e sociologia e, invariavelmente, seu nome está associado às teorias sobre comunismo, socialismo e revolução.

O filme começa aos 26 anos de Karl Marx, quando é exilado junto com sua esposa, Jenny. Em Paris, de 1844, ele conheceu Friedrich Engels, filho de um industrialista que investigou o nascimento da classe trabalhadora britânica. O encontro desses dois teóricos, pilares de uma corrente de pensamento que perdura até hoje, entre a repressão política e tumultos, lideram o início do movimento operário em meio a era moderna.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!

Visite Nossa Loja Parceira do Magazine Luiza - Click na Imagem

Mensagens de Bom Dia com Deus - Good morning messages with God - ¡Mensajes de buenos días con Dios

Bom Dia com Deus

Canal Luisa Criativa

Aprenda a Fazer Crochê

Semeando Jesus