Visite nossa Página no JUSBRASIL

Site Jurídico

terça-feira, 30 de março de 2021

As Sete Divisões da Teologia Sistemática

 As Sete Divisões da Teologia Sistemática


Capítulo II

As Sete Divisões da Teologia Sistemática

As sete divisões da Teologia Sistemática são Teologia, Antropologia, Hamartiologia, Cristologia, Soterologia, Eclesiologia e Escatologia.

Como as ciências naturais, as sete divisões da Teologia Sistemática são designadas por nomes derivados de palavras gregas. O estudo de Deus é chamado de Teologia, que vem da palavra grega theos, Deus; o estudo do homem é chamado de Antropologia, que vem da palavra grega anthropos, homem; o estudo do pecado é chamado de Hamartiologia, que vem da palavra grega hamartia, pecado; o estudo de Cristo é chamado de Cristologia, que vem da palavra grega Christos, o Ungido; o estudo da salvação é chamado de Soterologia, que vem da palavra grega soteria, salvação; o estudo da igreja é chamado de Eclesiologia, que vem da palavra grega ecclesia, igreja; o estudo do futuro é chamado de Escatologia, que vem da palavra grega eschatos, as últimas coisas.

A Teologia Sistemática começa com a doutrina de Deus e conclui com a doutrina do futuro. Uma divisão da Teologia Sistemática naturalmente leva à outra, e coloca a base para as divisões seguintes. Nossos pensamentos viajam numa ordem lógica de doutrina em doutrina – Deus, homem, pecado, Cristo, salvação, a igreja e o futuro.

As sete grandes divisões da Teologia Sistemática na ordem apropriada são:

Teologia – a Doutrina de Deus

Antrolopologia – a Doutrina do Homem

Hamartiologia – a Doutrina do Pecado

Cristologia – a Doutrina de Cristo

Soterologia – a Doutrina da Salvação

Eclesiologia – a Doutrina da Igreja

Escatologia – a Doutrina do Futuro

Teólogos têm classificado as doutrinas da Teologia Sistemática de várias maneiras. John Calvino escolheu as quatro divisões do Credo Apostólico para a estrutura de sua obra Institutas da Religião Cristã. Muitos trinitários têm agrupado todas as doutrinas debaixo dos títulos Teologia, Cristologia e Pneumatologia relativamente a Deus, Jesus e o Espírito. Alguns teólogos têm escolhido o estudo de Cristo como seu ponto de partida. Outros começam com a doutrina do homem para depois concluir com a doutrina de Deus. Outros métodos de classificação das doutrinas incluem o método alegórico, no qual o homem é retratado como um errante perambulando em busca de sua habitação eterna, e o método histórico, tratando da história de redenção. À vista destes métodos, nós sentimos que as sete divisões que listamos formam o arranjo mais natural e lógico para a classificação das doutrinas da Teologia Sistemática.

O arranjo em sete partes da Teologia Sistemática é a ordem em que estas doutrinas recebem especial atenção na Bíblia. O Velho Testamento apresenta bastante material sobre a natureza de Deus, a natureza do homem e a origem do pecado. As doutrinas de Cristo, salvação, igreja e futuro são enfatizadas sucessivamente no Novo Testamento.

Podemos encontrar esta ordem de tratamento, de forma extensiva, nos primeiros capítulos de Gênesis. Gênesis 1 começa com Deus e descreve Sua obra da criação. Gênesis 2 relata a formação do homem. Gênesis 3 retrata a origem do pecado. Gênesis 4 tipifica Cristo e Sua morte na história do sacrifício de Abel. Os primeiros 4 capítulos de Gênesis, portanto, apresentam sucessivamente as quatro divisões da Teologia Sistemática, chamadas de Teologia, Antropologia, Hamartiologia e Cristologia. Se alguém quiser dar continuidade, talvez encontre dicas de salvação, da igreja e do futuro na tipologia presente na história do dilúvio.

O arranjo das sete divisões da Teologia Sistemática coincide também com a ordem da ênfase nas doutrinas durante as grandes controvérsias nos sucessivos períodos da história da igreja. A doutrina de Deus, homem e pecado foram objeto de controvérsia durante os primeiros cinco séculos da história da igreja. O período da Reforma deu especial atenção para as doutrinas associadas à salvação e à igreja. Escatologia, a divisão conclusiva da Teologia Sistemática, recebe especial atenção neste período também conclusivo da era da igreja.



Fontes de referência, estudos e pesquisa:

As Sete Divisões da Teologia Sistemática - Capítulo II 

https://www.profjuliomartins.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!

Visite Nossa Loja Parceira do Magazine Luiza - Click na Imagem

Mensagens de Bom Dia com Deus - Good morning messages with God - ¡Mensajes de buenos días con Dios

Bom Dia com Deus

Canal Luisa Criativa

Aprenda a Fazer Crochê

Semeando Jesus