Sociedade Bíblica do Brasil

Canal Luisa Criativa

 
Unidos por Jesus Cristo! Como Irmãos!
Grupo Público · 2.614 membros
Participar do grupo
Grupo de pessoas comuns e que temem à Deus... Atenção! Você meu querido amigo ou amiga que faz parte e é membro desse grupo, sinta-se a vontade para p...
 

Escola Bíblica

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) - Continuação

A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) - Continuação


A GUERRA

A Primeira Fase: 1939-1941
Após a invasão da Polônia, em 01/09/1939, e a declaração de guerra à Alemanha por Grã-Bretanha e França, o confronto ateve-se aofront oriental, com a queda da Polônia em algumas semanas e os avanços soviéticos sobre os países bálticos e a Finlândia, e à investida alemã contra a Noruega, em busca das reservas de ferro e carvão, momento em que houve o enfrentamento entre alemães e uma Força Expedicionária Britânica, com a derrota desta última em Narvik. Fora isso, a guerra no fronte ocidental ainda não começara.

Assim, os primeiros passos da guerra foram lentos. Cerca de dez milhões de soldados esperavam, na estratégia da guerra estática, os primeiros movimentos do inimigo. Os líderes políticos franceses e britânicos decidiram retardar ao máximo as ofensivas. Até maio de 1940, quando os alemães iniciaram a grande ofensiva militar sobre a França, não tinha havido praticamente embates entre as Grandes Potências no fronte ocidental.

Fotos de Fatos på Twitter: "Adolf Hitler, acompanhado por Heinz Gudarian e  Wilhelm Keitel, percorrendo as instalações de teste para ver a arma  ferroviária gigante, o "Dora", 19 de março de 1943.As forças mobilizadas pareciam favoráveis aos alemães. Apesar da manifesta superioridade, no mar, de franceses e britânicos, os alemães possuíam, em setembro de 1939, 3.228 aviões de guerra contra os 1.377 da Grã-Bretanha e os 1.254 da França. Em terra, os canhões e tanques alemães também eram numericamente superiores. Construída, ainda entre 1930 e 1935, a linha Maginot, no nordeste do país, era o símbolo da insegurança francesa (SARAIVA, 1997). Entretanto, em termos econômicos, franceses e britânicos viam-se superiores, particularmente graças a seus vastos impérios coloniais.

Nos primeiros meses da guerra, Grã-Bretanha e França planejavam vencer a Alemanha pelos bloqueios em terra e pelo cerceamento dos mares. Acreditavam que o isolamento levaria à ruína econômica do III Reich, uma vez que toda a economia alemã voltava-se para a guerra e já estava ameaçada pela insuficiência de matérias-primas.

Reforçava a percepção de supremacia da Grã-Bretanha e da França o fato de também contarem com forças extra-Europa, como a venda de armas norte-americanas no sistema cash-and-carry (pagamento à vista) no Atlântico, a partir de novembro de 1939, ao passo que Hitler estava reduzido aos seus próprios recursos e, no máximo, aos recursos continentais.

Hitler propôs a paz em 6 de outubro de 1939. Grã-Bretanha e França não aceitaram, pois só lhes interessava a paz se a influência franco-britânica fosse retomada sobre todo o continente europeu. Por outro lado, para os franceses, a guerra era a oportunidade para arruinar definitivamente a Alemanha. Assim, diante da reação estática de Londres e Paris e da hesitação da França, que testemunhava amplos debates internos entre a anglofilia e a anglofobia, Berlim preparou-se para a invasão da França em 10 de maio de 1940.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para a atualização e manutenção deste Blog. Que Deus abençoe e multiplique as suas bençãos!

My Instagram

Classificação da Perseguição Religiosa 2020

Classificação da Perseguição Religiosa 2020
Classificação dos 50 Países com Perseguição Religiosa, onde seguir à Jesus pode custar a vida. Atualizado em 2020.

O Evangelho de Jesus Cristo, alçando o Mundo!

Mundo Curioso...