Visite nossa Página no JUSBRASIL

Site Jurídico

terça-feira, 21 de abril de 2020

Evolução Histórica das Relações Internacionais - Da Era Moderna ao Entre-Guerras - Parte 2/11

Evolução Histórica das Relações Internacionais - Da Era Moderna ao Entre-Guerras - Parte 2/11


Causas da Grande Guerra

Crise e incerteza. Esses eram os sentimentos que dominavam a Europa após 1890. Essa data não é aleatória. É o ano em que Bismarck deixa de ser o Chanceler alemão. Bismarck sabia muito bem o que queria: manter a França permanentemente enfraquecida e sem chances de revanche, além de afastada das preocupações territoriais. Seus sucessores, especialmente o KaiserGuilherme II, não tinham planos nesse sentido, ou, se os tinham, eram confusos, erráticos e provocativos. A isso se somava o fato de que cada país europeu tinha a sua lista de reivindicações. 

A França não esquecia a perda da Alsácia-Lorena para a Alemanha. Tal fato era o motor do nacionalismo francês. Além disso, preocupada em recuperar prestígio, a França lançou-se, com todas as suas forças, na corrida colonial.


A Rússia buscava expandir-se na Ásia Central, no Extremo Oriente e nos Bálcãs. Como resultado dessa política, atritou-se com os ingleses na disputa pelo Afeganistão, com o Japão (guerra em 1905), e permanecia em constante estado de tensão com os austríacos e com os otomanos pela hegemonia da península balcânica.

Convém lembrar que a França havia sido derrotada na Guerra Franco-Prussiana, duas décadas antes. 
Entre outras consequências, havia perdido o território da Alsácia-Lorena para os alemães. As décadas que se seguiram à derrota francesa foram marcadas por um profundo sentimento revanchista, pela baixa estima francesa e pelo desejo de ver a Alemanha subjugada a qualquer custo.


Fonte de referência, estudos e pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!

Visite Nossa Loja Parceira do Magazine Luiza - Click na Imagem

Mensagens de Bom Dia com Deus - Good morning messages with God - ¡Mensajes de buenos días con Dios

Bom Dia com Deus

Canal Luisa Criativa

Aprenda a Fazer Crochê

Semeando Jesus