Visite nossa Página no JUSBRASIL

Site Jurídico

quinta-feira, 23 de abril de 2020

A Segunda Guerra Mundial (1939-1945)

A Segunda Guerra Mundial (1939-1945)


A II Guerra Mundial estendeu-se de 1939 a 1945, alcançou todos os continentes habitados e envolveu as Grandes Potências e seus aliados em um confronto sem precedentes, com um saldo de mais de 80 milhões de mortos e prejuízos econômicos incalculáveis. Seu legado produziria uma nova configuração de poder mundial nas décadas que se seguiriam, em um significativo conjunto de transformações no equilíbrio de poder mundial, que alcançaria o século XXI.

Ao contrário da Grande Guerra, a II Guerra Mundial foi, de fato, travada entre praticamente todos os povos e culturas do planeta, ampliando expressivamente o raio de ação das relações internacionais contemporâneas. Qualitativamente, a guerra colocaria um fim à supremacia europeia e ao eurocentrismo no sistema internacional, retiraria da França e da Grã-Bretanha a condição de Potências hegemônicas e deixaria a Alemanha, o Japão e a Itália sem os espaços internacionais conquistados à força no Entre-Guerras. Ademais, o processo de expansão e construção do mundo liberal seria substituído por uma nova ordem internacional, bipolarizada, com a emergência dos EUA e da URSS.

A II Guerra Mundial pode ser dividida em duas fases. Na primeira, de1939 a 1941, os países europeus ainda tentam manter a condução dos destinos das relações internacionais, e a guerra é eminentemente europeia, como o fora a I Guerra Mundial. Entretanto, com a segunda fase, que vai de 1941 até 1945, o conflito torna-se mundializado, com a participação de novos Atores, particularmente os EUA, URSS e o Japão, e se prenuncia uma nova ordem internacional.


ANTECEDENTES:

A Chegada de Hitler ao Poder na Alemanha
 

Adolf Hitler - 18 obras de arte - pintura
A ascensão de Adolf Hitler ao governo alemão, em 1933, significou uma nova concepção de relações internacionais, marcada pelo nacionalismo ardente que rejeitava tanto a igualdade dos povos como a dos indivíduos, desprezava os tratados e buscava o expansionismo por meio do rearmamento, anexação de territórios onde houvesse alemães e aquisição do espaço vital para a construção da Grande Alemanha –Gross Deutschland.

Em 1934, as ditaduras fascistas dominavam a Europa Central e Oriental e, em 1939, a democracia era exceção minoritária no continente. Hitler movia-se para dominar o Leste, e Mussolini, o Adriático e o Mediterrâneo, em ações que tinham a indiferença ou mesmo o consentimento das Potências ocidentais, particularmente Grã-Bretanha e França.

À medida que avançava a década de 1930, aumentava a descrença na Sociedade das Nações. A França passou a buscar alianças a Leste, mirando a Polônia e a Tchecoslováquia. A Itália e a Alemanha, os dois grandes Estados fascistas da Europa, aproximaram-se. A Grã-Bretanha buscava fugir de engajamentos militares na Europa, considerando justa a reivindicação alemã por mudanças ao mesmo tempo em que investia no reforço da coesão no âmbito do Commonwealth e da zona esterlina. A opinião inglesa endossou o pensamento de Keynes de reduzir as reparações alemãs, porque prejudicavam as exportações britânicas.

Fontes de referência, estudos e pesquisa:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!

Visite Nossa Loja Parceira do Magazine Luiza - Click na Imagem

Mensagens de Bom Dia com Deus - Good morning messages with God - ¡Mensajes de buenos días con Dios

Bom Dia com Deus

Canal Luisa Criativa

Semeando Jesus

Aprenda a Fazer Crochê