Visite nossa Página no JUSBRASIL

Site Jurídico

domingo, 23 de novembro de 2014

Três maneiras de alcançarmos a paz de Deus

TextoFilipenses 4.4-7

Introdução: A cidade de Filipos era uma cidade importante no Império Romano por causa de sua localização geográfica na região montanhosa entre a Ásia e a Europa. Cidade da Macedônia fundada por Felipe II, pai de Alexandre, o Grande, no ano 358 a.C. Foi a primeira cidade da Europa que ouviu a pregação de um missionário cristão (Atos 16:6-40). A epístola foi escrita, provavelmente, entre 61 e 63 d.C (cf Atos 28). É possível que a carta foi escrita numa prisão em RomaO conteúdo da carta: Esta carinhosa epístola elogia os filipenses por sua fé em Jesus e por seu apoio. Paulo os ajuda a centralizar a vida em Cristo e a estar contentes em todas as situações, ser fortes em oração e imitar com alegria o exemplo de seu Salvador, Jesus Cristo. Ela transborda de alegria, generosidade e entusiasmo.  Paulo escreve está carta com dois propósitos em mente: 1)  Agradecer a igreja de Filipos por sua generosidade – Ela havia ajudado a sustentar o ministério de Paulo (cf 4.15-16); 2) Alertar a igreja sobre os perigos que estavam enfrentando (quebra da comunhão – Cap 2, heresia doutrinária – Ataques de falsos mestres cap3). E no capítulo 4 o apóstolo faz suas últimas exortações aos irmãos. E aqui vemos: 
                                                                  Tema:                       
Três maneiras de alcançarmos a paz de Deus
Argumentação:  A Paz de Deus nos ajuda passar por tribulações e dificuldades. Ela nos faz crescer espiritualmente e como pessoa e igreja.
Proposição: Está paz não se pode ser alcançada a qualquer preço!  
OI: Como podemos alcançar esta paz?
OT: O apóstolo dos gentios, nos versos que lemos nos mostra três maneiras de alcançarmos essa paz, a primeira é a:
a) Alegria no Senhor (v.4)
a)      Ela deve ser constante -  O apóstolo está dizendo: “Tenham uma alegria intensa no Senhor, outra vez digo, tenham uma alegria intensa”. Esse é o tema dominante da carta. O capítulo 4 começa com uma exortação à duas mulheres, Évódia e Síntique. Talvez tivessem algum desacordo que traria tristeza. Então elas são exortadas a pensarem juntas no Senhor. Quando olhamos as dificuldades de relacionamento perdemos a alegria de servir ao Senhor. E aí devemos entender que a alegria é uma ordem de Deus.
b)     A alegria é parte integrante da nossa salvação em Cristo. Salvação e alegria andam juntas. Existem crentes que perderam a alegria da salvação. Davi perdeu a alegria da salvação e no salmo 51 ele clama a Deus: “Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário.”(Sl 51.12). Davi a havia perdido por causa de um pecado terrível que ele cometeu. Quando você peca contra Deus a alegria vai embora. O pecado traz tristeza. O salmista diz: “… suporto tristeza por causa do meu pecado.”(Sl 38.18). Talvez ele mantém o sorriso, mas para camuflar a dor do pecado!  E o sentimento mais horrível que alguém pode experimentar é a tristeza.
c)      Alegrias em meio às aflições - Profeta Elias pediu a morte: “…Basta; toma agora, ó SENHOR, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais.”(1Rs 19.4). Porque ele fez isso? Devido a tristeza de ser perseguido por rei Acabe e Jezabel. Ficou escondido. Porém o Senhor retomou as suas forçs (v.5-7).Os crentes antigos eram capazes de ter alegria nas piores aflições e perseguições. E olha que naquele tempo o que mais havia era perseguição à igreja. Pedro e outros apóstolos: “Chamando os apóstolos, açoitaram-nos e, ordenando-lhes que não falassem em o nome de Jesus, os soltaram. E eles se retiraram do Sinédrio regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse Nome.”(At 5.40-41). Eles se alegravam no Senhor!
AplicaçãoTrês maneiras de alcançarmos a paz de Deus – E a primeira é ALEGRIA NO SENHOR – E essa alegria não é só quando tem festaé em todo tempo. Não é opção! Se a alegria da salvação não for maior que meus problemas, onde está meu coração? Há pessoas tristes porque se decepcionaram com alguém, ou foi traído por alguém próximo, destruíram seus sonhos, isso causou amargura, ira. ALEGRE-SE NISSO! Você está salvo! O Senhor é sua alegria. E como Neemias registra: .... a alegria do SENHOR é a vossa força.”(Ne 8.10)
 TransiçãoMas há outra maneira de alcançarmos essa paz, a primeira Alegria no Senhor e a segunda é a:
2) Moderação conhecida de todos (v.5)
a)    O que moderação? (v.5) - A palavra pode ser traduzida por “gentileza,graciosidadetolerânciaeqüidade (que significa: igualdade e justiça). “Seja a vossa equidade notória a todos os homens”. Equidade significa o uso da imparcialidade para reconhecer o direito de cada umequivalência ou igualdade.Retidão na maneira de agir. Característica de algo ou alguém que revela senso de justiça, imparcialidade, isenção, neutralidade etc.
b)   Não seja totalmente rigorosa com a lei Por exemplo,  uma pessoa roubou uma escova de dentes e foi presa. Ela incorre no mesmo crime de alguém que roubou um supermercado inteiroA pena seria a mesmaMas o juiz usa de EQUIDADE e absolve a RÉporque o roubo foi insignificanteE nós precisamos usar da EQUIDADE constantemente nos nossos relacionamentos, para não darmos importância demais às coisas irrelevantes. Deve haver justiça no julgar! (ex: você vê algo errado com alguns na igreja e descasca o verbo para todos como se todos fossem culpados. Isso é o contrario eqüidade é injustiça - antônimo eqüidade- “iniqüidade”).
c)    Ser moderado e ser bênçãos para os outros – Seja qual for o significado moderação é benção para os homens. Devemos tratar as pessoas com gentileza, compreensão carinhosa, mansidão, bondade. Todas estas qualidades estão combinas com o termo moderação no grego. A lição é que a felicidade cristã não pode estar alicerçada nos seus direitos próprios. O crente precisa entender que ele deve preferir sofrer injustiça do que cometer injustiça: “O só existir entre vós demandas já é completa derrota para vós outros. Por que não sofreis, antes, a injustiça? Por que não sofreis, antes, o dano?”(1Co 6.7). A paciência a boa vontade deve ser demonstrada a todos, desde que não viole os princípios verdadeiros, deve ser mostrado a todos e não somente os irmãos na fé. “Perto está o Senhor”(Fp 4.5b; 1.1; 3.20-21) – Ele está perto de nós e também voltará para nós. E para ele prestamos conta de nossas ações! 
AplicaçãoTrês maneiras de alcançarmos a paz de Deus – E  a segunda é Moderaçãoconhecida de todos – “gentilezagraciosidadetolerânciaeqüidade (que significa:igualdade e justiça).O mundo pensa assim: Se ele me bater com um pau, eu bato nele com um ferro. Quem é pior? Você. Se o motorista me fechar, eu persigo o carro e dou uma fechada e uma freada, e o carro dele capota, mata todo mundo! Ele fez o papel de mau e você de assassino. JESUS é um exemplo de EQUIDADE. Ele não dava bola para os fariseus.  Uma vez os fariseus disseram a Jesus que ele era Baal-Zebu, que era o deus das moscas. O que Jesus poderia fazer? Orar ao Pai que lhe enviaria uma legião de anjos? Fomos chamados para sermos humildes e nos relacionarmos uns com os outros tendo por base a HUMILDADE, O AMOR e o PERDÃO.
TransiçãoPor fim, há última maneira de termos a paz de Deus é a:
3) Confiança plena no Senhor (v.6)
a)      Não andeis ansiosos (v.6a) – Outra tradução da Bíblia diz: “Não estejais inquietos por coisa alguma” - Inquietos, apreensivos - Mas qualquer um dos significados significa “preocupados”. E o que é uma pessoa preocupada? significa uma pessoa que não está tranqüila, que não descansa sofrendo por algo que vai acontecer. E essa “preocupação” está relacionada com “bebida”, “comida”, “vestuário” , muitas coisas (cf Mt 6.25-28, 34; 10.19; Lc 10.41; 12.11). Essa preocupação com o amanhã faz te faz perder até o sono.
b)     Ansiedade (preocupação) por motivos legítimos - Algumas vezes, a ansiedade, ou preocupação, ocorre por um motivo legítimo. Estamos nos sentindo ameaçadosentão ficamos ansiosos. Entretanto, em muitos casos a ansiedade se manifesta sem fundamento real. A saúde que não está bem e você fica preocupado, um ente querido que está enfermo e você se preocupa. Epafras, servo do Senhor era preocupado com a situação da igreja dos Colossenses: “E dele dou testemunho de que muito se preocupa por vós, pelos de Laodicéia e pelos de Hierápolis.”(Cl 4.13). Mas mesmo preocupado, havia confiança no agir de Deus. Mas nem sempre é assim!
c)      O remédio para a ansiedade é a oração (v.6b) -  “…sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições” – Isso não significa que devemos cruzar os braços e esperar cair do céu devemos ter ação (cf. v.8). Elas andam juntas, não podem estar separadas. Quando não estão gera preocupação excessiva. No verso 6 diz “em tudo” – Ou seja, a ansiedade vem por qualquer motivo. E Pedro diz: “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.”(1P 5.7). Você deve, de fato, abrir seu coração a Deus! ObsO seu futuro está nas mãos de Deus! Podemos estar ansiosos porque buscamos algo e ainda não alcançamos.Pode ser algo necessário, mas, em muitos casos, trata-se de uma busca ambiciosa pelo excesso, por aquilo que é supérfluo. Diga assim como o salmista: “… fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo.”(Sl 131.2). "Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus", diz o Senhor. (cf Sl 46.10). Ele está no controle da nossa vida. Ele nos dará o que precisamos e até o que não precisamos, se isso for bom para nós. "Não andeis ansiosos", disse Jesus aos seus discípulos (Mat.6.25-34). A ansiedade é falta de confiança na providência de Deus! E como escreveu Isaías: “Confiai no SENHOR perpetuamente, porque o SENHOR Deus é uma rocha eterna”(Is 26.4).
AplicaçãoTrês maneiras de alcançarmos a paz de Deus – A última que destacamos foi: Confiança plena no Senhor  – Devemos confiar sempre no Senhor. Lance sua ansiedade sobre o Senhor Jesus Cristo, porque ELE tem cuidado de você E Tire nesta noite sua preocupação do coração. Confie de todo coração no Senhor e na sua providência. Ele sempre cuidou de você, não há motivos para se preocupar o com dia de amanhã! Como diz o salmista: “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.” (Sl. 37.5).
Conclusão e aplicação finalTrês maneiras de alcançarmos a paz de Deus  – Se a ALEGRIA no Senhor reina no coração; se a MODERAÇÃO, JUSTIÇA é demonstrada para todos e haver  CONFIANÇA PLENA NO SENHOR, qual será o resultado? O verso 7! Uma paz que o homem não consegue entender! Ela vem quando preservamos essas qualidades maravilhosas em nossa vida! “Tu, SENHOR, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti.”(Is 26.3). Está Paz é tão maravilhosa porque “guarda o nosso coração e nossa mente em Cristo”(cf Fp 4.7b).


Rev.Ronaldo P. Mendes

Fonte de Origem: http://somente-jesus.blogspot.com.br/p/esbocos-de-sermoes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!

Visite Nossa Loja Parceira do Magazine Luiza - Click na Imagem

Mensagens de Bom Dia com Deus - Good morning messages with God - ¡Mensajes de buenos días con Dios

Bom Dia com Deus

Canal Luisa Criativa

Semeando Jesus

Aprenda a Fazer Crochê