Visite nossa Página no JUSBRASIL

Site Jurídico

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Pode o Cristão Participar de Festas Carnavalescas?


Carnaval, segundo o dicionário Michaelis/UOL é : Período de três dias de folia que antecede a quarta-feira de cinzas, orgia.
Pode o Cristão Participar de Festas Carnavalescas?Historicamente o carnaval era o período que antecedia o período da quaresma, que se iniciava na quarta-feira de cinzas. Para quem não sabe quaresma quer dizer quadragésima; é o período de quarenta dias que se inicia na quarta-feira de cinzas e termina no domingo de páscoa, neste período os católicos apostólicos romanos se abstêm de bebidas, alguns de carnes e de excessos. A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da semana santa pela igreja católica apostólica romana, antecedida pela quaresma, que consistia de quarenta dias de jejum. Este período longo de privações acabou por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a quarta-feira de cinzas.
A palavra carnaval está relacionada a com a idéia de deleite dos prazeres da carne (carne no sentido de corpo humano e não só o alimento); a palavra original “carnis valles” em que carnis significa carne e vallis significa prazeres, acabou por formar uma nova palavra: carnaval.
O carnaval da antiguidade não difere quase nada da festa dos dias atuais; era marcado por festas “alegres” onde se comia e bebia em excesso, e a busca incessante dos prazeres. Nas ruas e praças da antiga Roma, o carnaval se prolongava nos dias de 17 a 23 de dezembro.
Todas as atividades comerciais eram suspensas, um “rei” (momo) era eleito por brincadeira e as restrições morais eram relaxadas. No carnaval aqui no Brasil, é costume entregar a “chave da cidade” ao rei Momo.
Mas o que é o rei Momo? Segundo a mitologia, Momo era um “deus” menor, filho da “deusa” Nix, que era a representação da própria noite. Momo é o maior homenageado no carnaval, pois é um “deus” alegre, comilão e beberrão, ideal para representar o carnaval.
E como fica o cristão diante dessa festa de origem pagã? Bem, não acho que seja indicado um cristão se embrenhar no meio de pessoas bêbadas, fazendo uso de drogas, seminuas ou até mesmo completamente nuas, em um frenesi danças que frequentemente terminam em brigas e sexo descompromissado.
Mas vamos buscar embasamento bíblico que indique não ser adequado para o cristão estar neste meio: Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm.  1 Coríntios 6:12
Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma, ou seja, temos liberdade para fazer de tudo, mas nem tudo é bom que se faça. Podemos pecar, mas de nosso pecado vamos prestar contas a Deus.
” Não entres pela vereda dos ímpios, nem andes no caminho dos maus.” Provérbios_4:14
No carnaval milhares e milhares de pessoas saltam e pulam atrás dos trios, blocos e escolas de samba: Até quando os ímpios, SENHOR, até quando os ímpios saltarão de prazer? Salmos 94:3
Também no salmo 1.1-6, temos preciosos conselhos para não andar segundo os pecadores: Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.
A alegria do carnaval é passageira, acaba na quarta feira de cinzas, ou antes. Cessa o folguedo dos tamboris, acaba o ruído dos que exultam, e cessa a alegria da harpa.
Isaías 24:8; mas a alegria dos que estão com o Senhor dura para sempre e é verdadeira quando se tem o espírito santo: E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo. At 13:52.
O crente (separado e salvo por Jesus Cristo) não precisa ser triste; as alegrias não estão só nas coisas mundanas. Podemos servir a Deus com muita alegria, sem bebedices, sem prostituição ou brigas, podemos participar de festas saudáveis com muita alegria, sem exibicionismo com manifestação de sensualidade e depravações, a todo o momento o cristão deve estar ciente de que o seu corpo é templo do Espírito Santo (ou seja sagrado e consagrado à Deus) podemos fazer tudo aquilo que o Espírito Santo pode ver e aplaude, a alegria é viver alegre  na presença de Deus e lutando contra os nossos desejos pessoais. Então irei ao altar de Deus, a Deus, que é a minha grande alegria, e com harpa te louvarei, ó Deus, Deus meu. Salmos 43:4
Não é fácil, principalmente para os jovens, que estão começando a viver, ávidos por experimentar de tudo, permanecerem na presença do Senhor, pois o mundo e o próprio Satanás oferece várias bandejas com manjares que a primeira vista parecem deliciosos, mas possuem veneno suave que contamina a alma e embriaga até perdermos os sentidos de uma vida santa. Mas não é impossível fugir das tentações; é uma questão de praticar e orar, pedindo a Deus forças para resistir às tentações e mergulhar na bíblia sagrada, buscando entendimento da vontade do Senhor.
Não entre no bloco do diabo, pois vão desfilando para o inferno.
Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela. Mateus 7:13
- Participe de festas, de atividades sociais, não seja um alienado; mas no entanto tenha sempre em mente que um separado por Deus (salvo por Jesus) a todo momento e a cada segundo de sua vida vive para adorar e cultuar à Deus em todas as situações e suas manifestações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!

Visite Nossa Loja Parceira do Magazine Luiza - Click na Imagem

Mensagens de Bom Dia com Deus - Good morning messages with God - ¡Mensajes de buenos días con Dios

Bom Dia com Deus

Canal Luisa Criativa

Semeando Jesus

Aprenda a Fazer Crochê