Visite nossa Página no JUSBRASIL

Site Jurídico

terça-feira, 21 de maio de 2013

Rute e Noemí!

= RUTE E NOEMI = “Fidelidade e amor a Deus
Objetivo: *  Aprendermos que Rute era fiel a Noemi, e que nós devemos ser fieis a Deus, nossos pais, nossos amigos e aos outros.
 – Texto bíblico para leitura: Rute 1 a 4
“Quando alguém é fiel, ele dá honra a uma outra pessoa por meio de ajudar e mostrar bondade embora outros abandonem-no. O mundo seria um lugar melhor se todo o mundo mostrasse mais bondade e amor. Hoje, vamos aprender sobre uma mulher que era fiel para com a sua família e para com Deus.”

História Bíblica:

Durante os tempos dos juízes (Jefté, Gideão, Débora, Sansão, etc.) houve, na terra de Israel um longo período de fome. Por causa disso, uma família israelita, que morava em Belém, mudou-se para Moabe. Esta família fiel a Deus era composta do pai Elimaleque, da mãe Noemi, e dos dois filhos Malom e Quiliom.
Em Moabe Elimeleque morreu e, seus dois filhos se casaram com moças moabitas, Órfa e Rute. Depois de dez anos, os dois rapazes morreram também, deixando todas as mulheres viúvas. Então, Noemi soube que já havia pão em Israel. Por isso, resolveu voltar para sua terra.
As duas noras, amando muito a Noemi. Resolveram acompanha-la de volta a Belém, apesar desta ser, para elas, uma terra estrangeira.
Mas Noemi parou no caminho e lhes implorou que permanecessem em Moabe, com suas famílias, sua cultura e seu deus, temendo as grandes dificuldades que elas, jovens viúvas, encontrariam. Órfa chorou, abraçou sua sogra e voltou para casa. Mas, Rute insistiu em continuar com Noemi, dizendo:

−  “Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe, e me obrigue a não seguir-te; porque aonde quer que fores, irei, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus”. (Rute 1-16)

Imagine a coragem e o amor desta jovem moabita! Noemi viu o quanto Rute a  amava. Juntas, elas andavam quilômetro após quilômetro.
Ao regressarem toda Belém se comoveu, com a chegada dessas mulheres, perguntando se aquela velha era, na verdade, Noemi. Mas ela, entristecida com seu sofrimento, respondeu:

−  “Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso. - (Rute 1:20)” E agora, o que estas pobres viúvas fariam para se sustentarem? A lei de Moisés ordenava que israelitas doassem as espigas de trigo e outros cereais caídos no chão dos campos, para que os pobres pudessem apanha-las. Sabendo disto, Rute se ofereceu para ir ao campo e apanhar trigo suficiente para fazer pão. E, assim, elas poderiam sobreviver. “Rute, a moabita, disse a Noemi: Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele que mo favorecer. Ela lhe disse: Vai, minha filha! (Rute 2:2)”

Havia em Belém um fazendeiro rico, chamado Boaz, o qual era parente de Noemi. Estava na época da colheita e, portanto, muitos lavradores trabalhavam nos campos, corando o trigo e empilhando-o em feixes, deixando as sobras ao chão para os pobres.

Rute casou-se com Boaz e algum tempo depois, ela deu à luz um bom filho. As mulheres da cidade se regozijaram com Noemi, dizendo: −  “Então, as mulheres disseram a Noemi: Seja o SENHOR bendito, que não deixou, hoje, de te dar um neto que será teu resgatador, e seja afamado em Israel o nome deste.” - (Rute 4:14). O filho de Rute se chamou Obede. Este se tornou o pai de um homem chamado Jessé, que foi pai do famoso rei, Davi. As vizinhas lhe deram nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E lhe chamaram Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi. (Rute 4:17)”

  
= Que Deus lhe abençoe, em nome de Jesus Cristo! Amém! =

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!

Visite Nossa Loja Parceira do Magazine Luiza - Click na Imagem

Mensagens de Bom Dia com Deus - Good morning messages with God - ¡Mensajes de buenos días con Dios

Bom Dia com Deus

Canal Luisa Criativa

Aprenda a Fazer Crochê

Semeando Jesus