Visite nossa Página no JUSBRASIL

Site Jurídico

sexta-feira, 19 de abril de 2013

A Perseverança!


A Perseverança, o que é?


Mas aquele que perseverar até o fim, esse será salvo. – Marcos 13,13
O tema é a perseverança. Perseverar, basicamente é fazer aquilo, aquele conjunto de providências espirituais e materiais que Deus espera de nós, isto é, ir em frente, ser solidário, não desistir, não perder o foco de nossa vida espiritual e – sobretudo – de nossa vocação. Perseverar é ser insistente, constante, obstinado até. O fato é que muita gente tenta ser perseverante, mas acaba se desviando, perdendo o sentido daquilo que um dia foi seu grande ideal. A perseverança está intimamente ligada à fidelidade a Deus.
Nas Sagradas Escrituras há uma narrativa curiosa: durante a caminhada pelo deserto, o povo hebreu começou a murmurar contra Moisés (e por extensão contra Deus) pela dureza do caminho empreendido. Não viam sentido naquela peregrinação na direção de uma “terra prometida” que não chegava nunca. Nessa reclamação, o povo faminto dizia-se saudoso do Egito, onde podia comer cebolas, melões e pepinos daquele país (cf. Números 11,4ss). De lá para cá, a ideia da saudade das cebolas do Egito configura aquele imediatismo de quem não tem paciência de esperar a realização de um projeto ou prpósito, e que logo se irrita quando as coisas não ocorrem com aquela tempestividade esperada.
No Êxodo esse episódio, curioso, é rico da pedagogia de Deus e revela uma advertência, pois muitas vezes preferimos a fartura do pecado às dificuldades temporárias da obtenção da virtude. Conquistar a liberdade e a plenitude sempre custa algum sacrifício. No relato, o povo, por causa de umas míseras cebolas, estava disposto a voltar ao cativeiro, perdendo o bem que à frente se aproximava. Queremos voltar para o Egito, onde havia cebolas; não suportamos o desafio constante, sempre iminente, sempre exigente, do deserto. É como querer a escuridão ao invés da luz, ou o “filho pródigo” na volta à casa paterna sentir saudade da comida dos porcos. Acovardamo-nos, temos medo do futuro.
O desânimo, aquela semente sem profundidade (cf. Mateus 13,6), nos faz pensar que nunca vamos chegar à germinação da vida nova, e por essa razão desistimos da missão e capitulamos da busca da santidade, renunciando ao projeto de Deus, que se realizará, talvez não hoje, talvez não amanhã, mas seguramente em um futuro próximo.
A salvação nos tira das trevas e nos leva à luz de Deus. O pecado, por mais sedutor e insinuante que possa parecer, oprime e degrada a pessoa humana. É um equívoco muito grande rejeitar a liberdade e preferir a escravidão. Libertar-se dos grilhões é caminhar para frente, seguindo a luz de Deus, sem se de deixar atrair pelo que ficou para trás. No deserto muitos tentaram voltar, reclamando que, pelo menos, no Egito, eles tinham as cebolas, apesar da servidão. Este exemplo do pecado de Israel transforma-se em um aviso familiar aos fiéis: “Hoje, se ouvires a voz de Deus, não endureças o teu coração como no dia da tentação no deserto” (Hebreus 3,7).
Por isso, façamos um esforço para colocar mais virtude na fé, mais conhecimento na virtude, mais autodomínio no conhecimento, mais perseverança no autodomínio, mais piedade na perseverança, mais fraternidade na piedade e mais amor na fraternidade. Mas aquele que não tem essas virtudes é cego, pois se esqueceu de purificar seus pecados antigos (2 Pedro 1,5-9).
A perseverança se alicerça a partir de um desejo de comunhão e revela a prática dos crentes genuínos. A Bíblia Sagrada nos diz: “Vocês serão odiados de todos por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até o fim, esse será salvo” (Marcos 13,13). O verdadeiro Cristão ou seja aquele de tem verdadeiramente Jesus Cristo em seu coração, não retorna ao Egito, para trocar um projeto que Deus projetou por uma ilusão do diabo, Deus jamais te manda retroceder, mas sim avançar (cf.  Êxodo 14:15) "Então disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem." só se marcha para a frente, e quando Deus manda não importam os obstáculos e as dificuldades pois com certeza Ele orá retirar tudo que te atrapalha à prosseguir na caminhada, o teu inimigo vem atrás por isto não volte siga em frente seja perseverante, avance para o alvo que é Jesus Cristo e a sua Salvação. O diabo te mostra facilidades ilusórias para colocar dúvidas em seu coração, e te desviar do caminho que Deus projetou para você...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!

Visite Nossa Loja Parceira do Magazine Luiza - Click na Imagem

Mensagens de Bom Dia com Deus - Good morning messages with God - ¡Mensajes de buenos días con Dios

Bom Dia com Deus

Canal Luisa Criativa

Aprenda a Fazer Crochê

Semeando Jesus