Visite nossa Página no JUSBRASIL

Site Jurídico

domingo, 13 de fevereiro de 2022

Projetos para Criação de Novos Estados Tramitam no Congresso

 

Projetos para Criação de Novos Estados Tramitam no Congresso
















O Senado pode ter este ano a reabertura de uma discussão que frequentemente sai e retorna à pauta do Congresso: a criação de novos estados. A CCJ da Casa considera votar uma proposta do ex-senador Siqueira Campos (DEM-TO) que determina a realização de um plebiscito para ouvir a população do Pará sobre a criação do estado do Tapajós, que seria constituído por 23 municípios que hoje estão em território paraense.


O relator da proposta, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) vê viabilidade no estado do Tapajós. Para o senador, a região tem tradição produtora de minérios e no agronegócio, e atualmente recebe menos do governo paraense do que arrecada. Ele também menciona que a mobilização local por autonomia é antiga. 


O debate sobre a criação de novos estados no Congresso costuma ser centrado em duas principais correntes de opinião. Uma é a de que estados como o Pará são grandes demais e que, por isso, há regiões que são abandonadas pelo poder central. Defensores dessa ótica costumam citar o Tocantins, que se desmembrou de Goiás em 1988, e o Mato Grosso do Sul, autônomo desde 1979, como exemplos do sucesso que as separações podem criar. Ambos os estados passaram a contar com mais recursos e puderam desenvolver ações típicas de governos estaduais, como a fundação de universidades.


Já a outra linha de pensamento é a de que novos estados representariam necessariamente novos governadores, vice-governadores, deputados e toda a estrutura que caracteriza um governo estadual. A abordagem é a de que se trata de um processo que cria muitas despesas e traz poucos resultados efetivos. O jogo político é também abordado: opositores mencionam um desequilíbrio de forças no Senado, já que a Região Norte passaria a contar com mais três senadores, mesmo tendo uma população menor do que a do estado de São Paulo.


➡️ LEIA a matéria completa de Olavo Soares: https://bit.ly/34mqpmL (o link clicável está na descrição do perfil da #GazetadoPovo).


📱 ARRASTE a imagem para o lado e conheça algumas propostas para a criação de novos estados no Brasil


❓ Você concorda com a criação de novos estados? Deixe seu comentário!


🖌️ Infografia: Cristiano Alves, da @infografiagp


@gazetadopovo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!

Visite Nossa Loja Parceira do Magazine Luiza - Click na Imagem

Mensagens de Bom Dia com Deus - Good morning messages with God - ¡Mensajes de buenos días con Dios

Bom Dia com Deus

Canal Luisa Criativa

Aprenda a Fazer Crochê

Semeando Jesus