Semeando Jesus

Mensagens de Bom Dia com Deus - Good morning messages with God - ¡Mensajes de buenos días con Dios

Bom Dia com Deus

Loja Virtual Magazine Luiza - Compre Online e Receba no Conforto do seu Lar!

Magazinenalanterna

Canal Luisa Criativa

Escola Bíblica

sábado, 8 de janeiro de 2022

Jeremias 31:17 – Estudo Comentado e Explicado

 

Jeremias 31:17 – Estudo Comentado e Explicado






Desponta em teu futuro a esperança – oráculo do Senhor. Teus filhos voltarão à sua terra. Jeremias 31:17

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 31:17 . E há esperança em seu fim  “Embora os da era atual não vivam para ver um retorno do cativeiro, ainda assim sua posteridade desfrutará dessa bênção”. Isso foi particularmente cumprido com relação à tribo de Benjamim em seu retorno sob Ciro.

Comentário de John Calvin

Ele de fato explica em poucas palavras, mas com clareza suficiente, o que ele havia dito. Devemos sempre ter em mente a ordem que eu apontei – que ele colocou perante os judeus sua calamidade, para que se humilhassem diante de Deus; e então ele lhes deu a esperança de voltar, para que eles pudessem ter certeza de que Deus lhes seria propício. 

Ele agora inclui ambos nessas poucas palavras: haverá esperança no teu fim; pois eles abraçam as duas cláusulas – que todo o país lamentará por um tempo, e então que suas lágrimas serão transformadas em risos e sua tristeza em alegria: pois a felicidade do povo fluía em uma corrente ininterrupta, a palavra: “Fim” não seria adequado; pois se refere ao que termina. Deve então entender-se um contraste entre o fim e o começo. Em resumo, Jeremias ensina aqui que o tempo doloroso, durante o qual Deus afligiria seu povo, deveria ser suportado pacientemente. 

Mas depois de pedir que continuassem em estado de suspense, ele coloca diante deles uma questão feliz.

Agora, esta passagem contém uma doutrina útil: que não devemos medir o favor de Deus pelas aparências atuais, mas aprender a manter nossas mentes e pensamentos em suspense, enquanto o Senhor parece estar zangado conosco, e apenas terrores desanimadores nos encontram, então para que possamos nutrir em nossos corações a esperança que o Profeta nos exorta a nutrir e distinguir entre nosso estado atual e o fim. 

E por esse motivo é que o Apóstolo, em sua Epístola aos Hebreus, enquanto exorta os fiéis à paciência, diz que a vara sempre é dolorosa para as crianças, mas essa correção parece útil quando se considera o fim. ( Hebreus 12:11 ) Portanto, quando percebemos que Deus está descontente conosco, não podemos deixar de sentir um pavor e, ao mesmo tempo, desejamos escapar da mão que o castiga; mas, como acabei de dizer, devemos direcionar nossos pensamentos para o fim ou para o assunto, de acordo com o que somos ensinados aqui: haverá esperança no teu fim (35).

Mas uma pergunta pode ser movida para cá: Não havia esperança para o tempo intermediário, enquanto Deus punia os judeus? a resposta é óbvia, – o Profeta leva esperança aqui para a esperança alcançada. Se alguém chama isso de esperança real ou esperança efetivada, não faço objeções. Mas ele, sem dúvida, sugere que todas as calamidades que os judeus teriam que suportar terminariam finalmente em sua libertação e seriam para o bem delas. 

Vemos, portanto, que a esperança aqui, como dissemos, deve ser tomada para a esperança alcançada. E o Profeta se explica: eles retornarão à sua própria fronteira. Aqui, declarando uma parte do todo que ele menciona , para todo o país, como se ele tivesse dito: “Agora você está longe do seu país, mas você voltará novamente. àquela terra marcada por certos limites, inclusive pelo Eufrates, Egito, mar e Arábia ”; pois estas eram as quatro fronteiras. Em seguida, segue:

Comentário de E.W. Bullinger

existe = existe. Hebraico. yesh . Compare Jeremias 31: 6 .

Referências Cruzadas

Salmos 102:13 – Tu te levantarás e terás misericórdia de Sião, pois é hora de lhe mostrares compaixão; o tempo certo é chegado.

Isaías 6:13 – E ainda que um décimo fique no país, esses também serão destruídos. Mas, assim como o terebinto e o carvalho deixam o tronco quando são derrubados, assim a santa semente será o seu tronco”.

Isaías 11:11 – Naquele dia o Senhor estenderá o braço pela segunda vez para reivindicar o remanescente do seu povo que for deixado na Assíria, no Egito, em Patros, na Etiópia, em Elão, em Sinear, em Hamate e nas ilhas do mar.

Jeremias 29:11 – Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.

Jeremias 46:27 – “Quanto a você, não tema, meu servo Jacó! Não fique assustado, ó Israel! Eu o salvarei de um lugar distante, e os seus descendentes da terra do seu exílio. Jacó voltará e ficará em paz e em segurança; ninguém o inquietará.

Lamentações 3:18 – Por isso digo: “Meu esplendor já se foi, bem como tudo o que eu esperava do Senhor”.

Lamentações 3:21 – Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança:

Lamentações 3:26 – é bom esperar tranqüilo pela salvação do Senhor.

Ezequiel 37:11 – Então ele me disse: “Filho do homem, esses ossos são toda a nação de Israel. Eles dizem: ‘Nossos ossos se secaram e nossa esperança se foi; fomos exterminados’.

Ezequiel 37:25 – Viverão na terra que dei ao meu servo Jacó, a terra onde os seus antepassados viveram. Eles e os seus filhos e os filhos de seus filhos viverão ali para sempre, e o meu servo Davi será o seu líder para sempre.

Ezequiel 39:28 – Então eles saberão que eu sou o Senhor, o seu Deus, pois, embora os tenha enviado para o exílio entre as nações, eu os reunirei em sua própria terra, sem deixar um único deles para trás.

Oséias 2:15 – Ali devolverei a ela as suas vinhas, e farei do vale de Açor uma porta de esperança. Ali ela me responderá como nos dias de sua infância, como no dia em que saiu do Egito.

Oséias 3:5 – Depois disso os israelitas voltarão e buscarão o Senhor, o seu Deus, e Davi, seu rei. Virão tremendo atrás do Senhor e das suas bênçãos, nos últimos dias.

Amós 9:8 – “Sem dúvida, os olhos do SENHOR, o Soberano, se voltam para este reino pecaminoso. Eu o varrerei da superfície da terra, mas não destruirei totalmente a descendência de Jacó”, declara o SENHOR.

Mateus 24:22 – Se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém sobreviveria; mas, por causa dos eleitos, aqueles dias serão abreviados.

Romanos 11:23 – E quanto a eles, se não continuarem na incredulidade, serão enxertados, pois Deus é capaz de enxertá-los outra vez.



Fonte de referência, estudo e pesquisa:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para a atualização e manutenção deste Blog. Que Deus multiplique as suas bençãos!

My Instagram

O Evangelho de Jesus Cristo, alçando o Mundo!