Visite nossa Página no JUSBRASIL

Site Jurídico

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Evolução Histórica das Relações Internacionais - Da Era Moderna ao Entre-Guerras - Parte 11/11

Evolução Histórica das Relações Internacionais - Da Era Moderna ao Entre-Guerras - Parte 6/11





1918: o fim da carnificina (continuação)

Em 1918, no entanto, a luta nos Bálcãs foi catastrófica para os Impérios Centrais. Uma força de cerca de 700.000 soldados aliados iniciou uma grande ofensiva contra as tropas alemãs, austríacas e búlgaras na Sérvia. Os búlgaros, derrotados, assinaram um armistício. Além disso, os aliados obteriam a vitória definitiva na frente italiana entre outubro e novembro. A comoção da derrota provocou rebeliões revolucionárias no Império Austro-Húngaro, que se viu obrigado a assinar um armistício em 3 de novembro. O Imperador Carlos I abdicou oito dias depois, e, em 12 de novembro, foi proclamada a República da Áustria.

A frente turca também caiu. As forças britânicas tomaram o Líbano e a Síria, ocupando Damasco e outros pontos estratégicos. A Marinha francesa, por sua vez, ocupou Beirute, e o governo otomano solicitou um armistício.

Depois da paz em separado com a Rússia, a Alemanha tentou uma ofensiva final contra a França. Nesse momento derradeiro, porém, os alemães tiveram que enfrentar as recém-chegadas tropas americanas. Cansados e com parcos recursos materiais, os germânicos fracassaram em seus ataques finais. Depois de quatro anos, a exaustão atingiu todos os países combatentes, enquanto os EUA acabavam de entrar no conflito. Em fins de 1918, os principais aliados da Alemanha – Áustria-Hungria, Turquia e Bulgária – pararam definitivamente de lutar. Áustria-Hungria e Turquia simplesmente se desmancharam depois de quatro anos de combate.

A Alemanha, sob pressões internas e externas, pediu a paz. O Kaiser Guilherme II abdicou, e o país se transformou em república. A Alemanha, ao contrário de seus aliados, não se desintegrou, e o armistício foi feito antes que o seu território fosse invadido. Isso teria grandes implicações simbólicas posteriormente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!

Visite Nossa Loja Parceira do Magazine Luiza - Click na Imagem

Mensagens de Bom Dia com Deus - Good morning messages with God - ¡Mensajes de buenos días con Dios

Bom Dia com Deus

Canal Luisa Criativa

Aprenda a Fazer Crochê

Semeando Jesus