Sociedade Bíblica do Brasil

Canal Luisa Criativa

Escola Bíblica

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

As origens do nazismo

As origens do nazismo




O nacional-socialismo, ou nazismo, como é também chamado, surgiu em meio à crise da década de 1920 e encontrou nos problemas da Alemanha e do mundo no pós-I Guerra Mundial as razões de seu fortalecimento. A primeira dessas razões é o perene revanchismo alemão oriundo da derrota e das imposições dos vencedores da I Guerra Mundial.

Simbolicamente, os alemães não se sentiam derrotados, porque o território alemão não fora invadido em 1918. Ademais, quando os combates foram suspensos por meio de um armistício – e não de uma capitulação –, parecia haver um equilíbrio entre os lados combatentes, pois ambos estavam exauridos. A culpa para o armistício era jogada sobre as costas do poder civil, os “entreguistas”, particularmente os socialistas que negociaram o armistício, supostos responsáveis pelo fracasso.

Em segundo lugar, as condições do Tratado de Versalhes para a Alemanha foram muito mais duras do que o Presidente Wilson sugerira. Os alemães foram declarados culpados pela guerra, obrigados a pagar uma reparação gigantesca e impedidos de ter um exército de tamanho compatível com a realidade de uma Potência.

Por fim, as crises econômicas da década de 20 – primeiro, em 1923, quando o país passou pela hiperinflação, depois, em 1929, resultado da quebra da Bolsa de Nova York – se mostraram fundamentais para criar um caldo simbólico de ódio e rancor. Razões econômicas que repercutiram em movimentos sociais questionaram a frágil democracia da República de Weimar, como foi denominado o regime alemão em sua breve experiência democrática (1919-1933).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para a atualização e manutenção deste Blog. Que Deus abençoe e multiplique as suas bençãos!

My Instagram

Classificação da Perseguição Religiosa 2020

Classificação da Perseguição Religiosa 2020
Classificação dos 50 Países com Perseguição Religiosa, onde seguir à Jesus pode custar a vida. Atualizado em 2020.

O Evangelho de Jesus Cristo, alçando o Mundo!