Sociedade Bíblica do Brasil

Escola Bíblica Discipuladora - 4º Trimestre 2018 - Lição Nr 03

Canal Luisa Criativa

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Jesus Cristo: 8 dúvidas que a Ciência já respondeu sobre o Messias - Parte 3

Confira 8 dúvidas que a Ciência já respondeu sobre Jesus Cristo:

3. João Batista realmente existiu?

Sim, João Batista é um personagem histórico como Jesus Cristo. Há registros de que ele foi um importante pregador judeu na Galileia e que tenha vivido no século I.
Conforme os historiadores, o tipo de movimento iniciado por Jesus e por João Batista na época não era incomum e, por isso, pode ter demorado tanto tempo para que as pessoas os levassem a sério. Isso acontecia porque o Império Romano oprimia de várias formas os camponeses judeus, que se apegavam á fé de que uma intervenção divina estava por vir, mudando o rumo de suas histórias.
O próprio movimento de João Batista chegou a ser considerado mais importante que o de Jesus por muito tempo. Em um trabalho desenvolvido pelo historiador judeu Flávio Josejfo, por exemplo, o número de páginas dedicadas aos primeiro é superior às dedicas à história de Jesus.
A própria morte de João Batista, encomendada por Herodes, mostra sua importância na época e como ele desafiava Roma. Alguns historiadores, aliás, chegam a levantar a hipótese de Jesus Cristo ter sido discípulo de João Batista, mesmo as ideias dos dois personagens sendo diferentes: João acreditava em preparar o caminho para um enviado divino intervir na história, enquanto Jesus dizia que essa intervenção divina seria feita por ele mesmo.

4. Jesus sabia ler?

Em dois momentos da Bíblia é insinuado que Jesus Cristo sabia ler: no Evangelho de Lucas, quando ele entra na sinagoga e lê textos escritos pelo profetas Isaías; e no Evangelho de João, quando Jesus aparece escrevendo no chão, logo depois de evitar o apedrejamento de uma mulher.
Mas, existem problemas em ambas as passagens: não existe qualquer indício de sinagoga em Nazaré e o verbo grego para “ler” é o mesmo que para “memorizar”. Então, Jesus Cristo poderia, simplesmente, ter decorado as passagens do profeta.
Conforme as estimativas dos historiadores, na época de Jesus,, entre 95% e 98% das pessoas naquela região do mediterrâneo não sabiam ler ou escrever. Logo, o mais provável é que Jesus, sendo um camponês pobre como a Bíblia prega, fosse analfabeto.

Fonte: Veja

Estudo dividido em cinco partes. Continua na Parte 4.

Classificação da Perseguição Religiosa 2018!

Classificação da Perseguição Religiosa 2018!
Classificação dos 50 Países com Perseguição Religiosa, onde seguir à Jesus pode custar a vida. Atualizado em 2018.

Noticias Gospel Mais...

O Evangelho de Jesus Cristo, alçando o Mundo!