Visite nossa Página no JUSBRASIL

Site Jurídico

quinta-feira, 11 de julho de 2013

A IGREJA DA UNIFICAÇÃO - MOONISMO

MOONISMO - A IGREJA DA UNIFICAÇÃO

“Igreja da Unificação” é o nome da “Associação do Espírito Santo para a Unificação do Cristianismo Mundial”, fundada em Seul, Coréia, em 1954 por SUN MYUNG MOON, e estabelecida na América em 1973.

Essa seita é também identificada em todo o mundo por diversas frentes, incluindo: One World Crusade; International Cultural Foundation; Creative Community Project; D.C. Striders Track Club; Colegiate Association for the Reserch of Principles (CARP); e muitas outras.

É uma seita que se espalha rapidamente em todo o mundo. Atualmente há muitas tentativas de fixar definitivamente o culto no Brasil. Da parte de muitos críticos, há uma associação bem grande entre o relacionamento de Moon com os seus seguidores e os fanáticos da Guiana em seu relacionamento com seu líder, Jim Jones. Têm os mesmos princípios, como veremos adiante.

I.     HISTÓRICO

De repente, apareceu um homem dizendo-se apto para trazer “novas esperanças” e “uma nova era”. Sun Myung Moon, evangelista, milionário, industrial e fundador da Igreja da Unificação. Nascido na Coréia do Norte em 1920, de pais presbiterianos, Moon começou pregando coisas extraordinárias quando tinha 12 anos. Afirma que em 1936 estava orando num monte quando Jesus Cristo apareceu e lhe disse que havia sido selecionado para uma grande e importante missão. Moon relata que foi chamado para assumir a tarefa de completar o cristianismo inacabado.

Moon afirma que durante nove anos que se seguiram à “revelação”, uma séria de “princípios” lhe foi revelada, o que resultou em sua capacidade de entender claramente a natureza do universo, o significado real da história e a interpretação “real” das parábolas e símbolos bíblicos.

A revelação foi recebida progressivamente através da oração, estudo de todas as escrituras religiosas, meditação, comunicação espiritual com algumas pessoas como Jesus, Moisés e Buda, e direta comunicação com Deus.

No fim deste tempo, os moonitas afirmam que o Reverendo Moon tem sido escolhido para resolver o vasto quebra-cabeças espiritual e trazer a sua revelação para o mundo.

Publicamente, os moonitas relutam em identificá-lo como o “Messias”, o Senhor do Segundo Advento. Em entrevista a uma revista Moon afirmou que era o cabeça da “família perfeita” que Deus quer estabelecer na terra. Tal família falhou com Adão e Eva por causa do pecado, falhou com Jesus e Maria Madalena por causa da morte de Jesus antes de casar, e agora está sendo levantada por ele e sua esposa.

Seus adeptos o chamam “papa Moon” e estão preocupados em ganhar “filhos” para formar a grande família espiritual que dirigirá a terra e unificará todas as formas de culto, complementando o cristianismo que está inacabado, com seus ensinamentos.

II.   ALGUMAS DOUTRINAS

1.   Unificação dom de Deus.
Oram sempre pedindo que a Palavra de Deus, a personalidade e o coração de Deus, os unifiquem com a divindade. Acreditam que através do aperfeiçoamento individual, pode o homem ser um com Deus - a própria essência da divindade.

2.   Propósito da criação.
Crêem que o propósito principal da criação é o de estabelecer a família perfeita. Assim, lutam pelo retorno à glória de Deus como teria havido entre Adão, Eva e seus filhos antes do pecado. Pregam a volta ao estado primitivo e paradisíaco do homem e creem que Moon é o homem escolhido por Deus para formar esta família.

3.   Paz universal.
Pregam a perfeição própria do homem e a paz, liberdade e felicidade. Isto se aplica ao indivíduo, família, sociedade, nação e universo. Todas as coisas devem voltar ao seu estado natural criado por Deus.

4.   Satan - o inimigo.
Dizem que o mundo está nas mãos de Satanás, foi perdido pelo homem que deve lutar para reconquistá-lo.

5.   Oração.
Suas orações são decoradas, chavões ensinados por Moon, verdadeiras lavagens cerebrais que devem ser praticadas pelos seus fiéis. São totalmente destituídas do sabor bíblico e cristão.

6.   Trabalho.
Em suas orações, prometem sempre o trabalho árduo e contínuo em prol do estabelecimento da verdadeira família. Prometem fidelidade absoluta a Moon e aos seus princípios até o fim de suas vidas.

7.   Prometam dar a vida.
Aqui está um grande perigo na fé dos moonitas. Como os adeptos de Jim Jones, prometem dar a própria vida na luta pelos ideais e se responsabilizam totalmente levar a cabo o dever e a missão que lhes foi conferida.

III.  UMA SEITA FALSA

Citamos a seguir mais algumas características da Igreja da Unificação, que comprovam a sua qualidade de seita falsa:

1.   Jesus não é o centro das atenções.
   Negam a sua divindade e não o colocam em primeiro lugar no seu culto. Afirmam, em contrapartida, que Moon é o Messias moderno, uma segunda revelação de Cristo.

2.   Tem outras fontes doutrinárias além da Bíblia.
 Creem na Bíblia de acordo  com as interpretações de Moon, que afirma ter recebido de Deus a revelação verdadeira e correta interpretação de muitas passagens não compreendidas pelos homens.

3.   Usam de falsa interpretação.
 As interpretações fantasiosas de Moon servem apenas para satisfazer suas falsas doutrinas. Moon prega, como todos os seus equivalentes, que a sua interpretação é a única certa, pelo fato de tê-la recebido por “revelação divina”, entretanto, um exame cuidadoso dos seus ensinamentos mostrará a falsidade da declaração.

4.   Dizem serem os únicos certos.
  Quem não pertencer à família moonita não poderá ser restaurado. Todas as religiões estão erradas e se não forem unificadas em Moon, serão destruídas.

5.   Ensinam ao homem a desenvolver a sua própria salvação.
 Para Moon, salvação, inferno, julgamento e doutrinas básicas do cristianismo não têm o mesmo significado que lhe atribuem todos os cristãos. Ser salvo é mudar a mentalidade para aceitar suas doutrinas, é pertencer ao seu grupo.

6.   São proselitistas.
 Fazem seus neófitos, não pregando para os doentes, aflitos e necessitados. Aproveitam a fé das pessoas menos experientes e jogam a rede em qualquer aquário que encontram.

 A história de Moon é semelhante a todas aquelas que são contadas pelos fundadores das falsas seitas. Pode-se observar que os princípios são os mesmos:

 Foram “iluminados desde crianças”; tiveram uma visão, iluminação, aparição, etc; foram escolhidos para uma “nova missão”; receberam “dons especiais”; se escoram sempre em Buda, Jesus ou Maomé; têm uma mensagem diferente; vão revolucionar o mundo e pretendem encampar todas as religiões.

São sonhos, ilusões. Seus adeptos vivem esse fantasioso sonho e lutam para atrair as pessoas às suas comunidades, onde vivem de ilusão, de máscaras e de fantasia. Até que Cristo, com sua voz compassiva e amorosa seja entronizado em seus corações. Aí deixarão tudo reconhecendo que a verdade é Cristo e que somente na Bíblia podem encontrar a verdadeira revelação de Deus.

FONTE DE ESTUDO E PESQUISA


1.      ANTÔNIO GILBERTO, lições bíblicas, 4º trimestre, 1992, CPAD, Rio de Janeiro, RJ.
2.      ANTÔNIO GILBERTO, lições bíblicas, 1º trimestre, 1997, CPAD, Rio de janeiro, RJ.
3.   CLAUDIONOR CORRÊA DE ANDRADE, Dicionário Teológico, p. 286, 8ª Edição, Ed. CPAD, Rio de janeiro, RJ.
4.  CLAUDIONOR CORRÊA DE ANDRADE, Lições Bíblicas, 2ª trimestre de 2008, Ed. CPAD, Rio de janeiro, RJ.
5.  DELVACYR BASTOS, seitas e heresias, Escola Teológica Filadélfia, Cascavel PR - Email- prdelvacyr@hotmail.com.
6.  ELIENAL CABRAL, lições bíblicas, 1º trimestre 2007, Ed. CPAD, Rio de Janeiro RJ.
7.  ELINALDO RENOVATO DE LIMA, lições bíblicas, 3º trimestre 2004, Ed. CPAD, Rio de Janeiro RJ.
8.  ELINALDO RENOVATO DE LIMA, lições bíblicas, 4º trimestre 1991, Ed. CPAD, Rio de Janeiro RJ.
9.  ELIEZER LIRA, lições bíblicas, 1º trimestre de 2006, CPAD, Rio de Janeiro RJ.
10.  EZEQUIAS SOARES SILVA, lições bíblicas, 2º trimestre de 1997, CPAD, Rio de Janeiro RJ.
11.   EZEQUIAS SOARES, lições bíblicas, 2ª trimestre de 2006, CPAD, Rio de Janeiro RJ.
12.  ICP, INSTITUTO CRISTÃ DE PESQUISA, Série Apologética, Volomes I - VI, Site, www.icp.com.br
13.  JOSÉ ELIAS CROCE, Lições bíblicas, 1º trimestre 2000, Ed. Betel.
14.  RAIMUNDO OLIVEIRA, Heresiologia – 2ª Edição – EETAD, São Paulo SP.
15.  RAIMUNDO OLIVEIRA, Lições Bíblicas, 1º Trimestre de 1986, Ed. CPAD, Rio de Janeiro, RJ.
16.  RELIGIÕES MUNDIAIS, Seminário Teológico AMID, Cascavel, PR - e-mail: se.amid@hotmail.com
17.  SEITAS E HERESIAS, Escola de educação teológica Elohim, São Paulo, SP.
18.  SEITAS E HERESIAS, SEAMID, Cascavel – PR, se.amid@hotmail.com
19. http://www.bibliaonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!

Visite Nossa Loja Parceira do Magazine Luiza - Click na Imagem

Mensagens de Bom Dia com Deus - Good morning messages with God - ¡Mensajes de buenos días con Dios

Bom Dia com Deus

Canal Luisa Criativa

Semeando Jesus

Aprenda a Fazer Crochê