Visite nossa Página no JUSBRASIL

Site Jurídico

sexta-feira, 9 de março de 2012

O Dinheiro e Deus! - Deus precisa de Dinheiro?





Deus não precisa de dinheiro; nem tão pouco de nós... Ele é Deus, Onipotente, Onisciente, Onipresente...


O livro de Provérbios é um ótimo ponto de partida para desenvolvermos uma teologia bíblica sobre possessões materiais. Para iniciantes, há muitos versículos sobre este assunto. E, o que é mais importante, há várias linhas diferentes de ensino sobre o assunto. Se você começasse por Gênesis, poderia concluir que Deus sempre faz seu povo prosperar. Se começasse por Amós, poderia pensar que todas as pessoas ricas são opressoras. Mas Provérbios examina riqueza e pobreza sob vários ângulos. E, porque Provérbios é um livro de máximas gerais, os princípios que encontramos nos provérbios são mais facilmente transferíveis ao povo de Deus em diferentes épocas e lugares.
Existem dez princípios extraídos de Provérbios sobre dinheiro e possessões materiais. 
Darei os pontos em ordem de quanto o livro de Provérbios diz sobre um princípio específico. Essa maneira de apresentá-los terminará com os temas mais importantes.

Dez princípios sobre dinheiro e possessões extraídos de Provérbios
  1. Há extremos de riqueza e pobreza que oferecem tentações singulares aos que vivem nesses extremos (Pv 30.7-9).
  2. Não se preocupe em acompanhar o estilo de vida de seus amigos e vizinhos (Pv 12.9; 13.7).
  3. Os ricos e os pobres são mais semelhantes do que pensam (Pv 22.2; 29.13).
  4. Você não pode dar mais do que Deus (Pv 3.9-10; 11.24; 22.9).
  5. A pobreza não é agradável (Pv 10.15; 14.20; 19.4).
  6. O dinheiro não lhe pode dar segurança final (Pv 11.7; 11.28; 13.8).
  7. O Senhor odeia aqueles que ficam ricos por meio de injustiça (Pv 21.6; 22.16, 22-23).
  8. O Senhor ama aqueles que são generosos para com o pobre (Pv 14.21, 31; 19.7; 28.21).
  9. Trabalho árduo e boas decisões levam geralmente a maior prosperidade (Pv 6.6-11; 10.4; 13.11; 14.24; 21.17, 20; 22.4, 13; 27.23-27; 28.20).
  10. O dinheiro não é tudo. Não satisfaz (Pv 23.4-5). É inferior à sabedoria (Pv 8.10-11, 18-19; 24.3-4). É inferior à justiça (Pv 10.2; 11.4; 13.25; 16.8; 19.22; 20.17; 28.6). É inferior ao temor do Senhor (Pv 15.16). É inferior à humildade (Pv 16.19). É inferior a bons relacionamentos (Pv 15.17; 17.1).
Chegando a conclusões delicadas e achando a Cristo
Você não pode entender o ponto de vista bíblico sobre o dinheiro se não está preparado para aceitar diversas verdades mantidas em tensão. Você talvez obtenha mais dinheiro se trabalhar bastante e for cheio de sabedoria. Mas, se toda a sua preocupação é obter mais dinheiro, você é um grande insensato.  dinheiro é uma bênção da parte de Deus, mas você será mais abençoado se o der. Deus lhe dá dinheiro porque Ele é generoso; mas Ele é generoso com você para que você seja generoso com os outros. E, se você é generoso em dar seu dinheiro, Deus será, provavelmente, mais generoso com você. É sábio economizar dinheiro, mas não pense que o dinheiro lhe dá verdadeira segurança. Riqueza é mais desejável do que pobreza, mas a riqueza não é tão boa quanto justiça, humildade, sabedoria, bons relacionamentos e o temor do Senhor. Em 1 Coríntios 1.30-31, lemos que Jesus Cristo é para nós, da parte de Deus, sabedoria, justiça, santificação e redenção, para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor. O dinheiro não pode lhe dar qualquer das coisas que você necessita essencialmente. Não pode torná-lo santo. Não pode torná-lo justo. Não pode salvá-lo de seus pecados. A riqueza é um sinal de bênção, mas é também uma das maiores tentações porque seduz você a gloriar-se em si mesmo. O dinheiro promete ser a sua dignidade e promete torná-lo auto-suficiente. Ele o convida a gloriar-se em outras coisas ou em outras pessoas, exceto no Senhor. Portanto, dinheiro é totalmente uma questão de fé. Creia que fazer coisas à maneira de Deus é o melhor caminho para você. Creia que, se você der seu dinheiro, Deus pode dá-lo de volta. Creia que o dinheiro pode ser bom. Mas não ouse crer que ele é tudo. O dinheiro é um dom de Deus, mas os dons de que você realmente precisa só podem ser achados em Deus. O dinheiro abençoado vem por intermédio do trabalho árduo, o trabalho ao homem foi instituído por Deus, como recompensa o salário, quantos são os necessitados que não tem trabalho por alguma doença, problema físico, problema social, discriminação da sociedade globalizada no mundo onde vivemos são muitos os que derrubam outros para subir vivemos diariamente em concorrência acredite muitas vezes sem a justiça devida mais uma vez somos derrubados, esta não é a visão de Deus!


Pense nisto! Deus não precisa de dinheiro, mas e a Sua obra na terra como funcionará em um mundo capitalista, onde para minha estrela brilhar preciso apagar a do meu próximo, quantos são os necessitados, clinicas de recuperação de pessoas viciadas, clinicas de pessoas doentes, crianças orfãs, casas de idosos, moradores de rua, famílias com frio e fome, se ficarmos sempre pensando que nossas ofertas não estão sendo destinadas ao seu fim objetivo (como eu mesmo já pensei) ninguém faz nada e ai só pela misericórdia de Deus...


Nós precisamos ser mais dependente de Deus e nos dedicarmos mais a sua obra... Ninguém fará por nós o que Deus já tem o feito...

"Que Deus tenha misericórdia de todos nós!  Que Ele multiplique as nossas bençãos, para que possamos abençoar outros...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!

Visite Nossa Loja Parceira do Magazine Luiza - Click na Imagem

Mensagens de Bom Dia com Deus - Good morning messages with God - ¡Mensajes de buenos días con Dios

Bom Dia com Deus

Canal Luisa Criativa

Aprenda a Fazer Crochê

Semeando Jesus