Visite nossa Página no JUSBRASIL

Site Jurídico

segunda-feira, 16 de março de 2020

Filosofia e o Filósofo

Filosofia e o Filósofo

O filósofo investiga e questiona a essência e a natureza do universo, do homem e de fatos.


filósofo investiga e questiona a essência e a natureza do universo, do homem e de fatos, por meio de análise, reflexão e crítica. Este bacharel estuda as grandes correntes do pensamento e a obra dos principais filósofos.
Ele reflete sobre questões éticas, morais, políticas, metafísicas e epistemológicas, além de buscar compreensão teórica de conceitos, como os de espaço, o tempo e a verdade.
Pode fazer pesquisas e prestar consultoria para instituições científicas, artísticas ou culturais. E é habilitado a implantar projetos educacionais em escolas e empresas.

O que você pode fazer

Crítica: analisar obras artísticas e escrever artigos sobre elas. Analisar a sociedade, sua evolução e questões éticas, culturais e políticas.
Ensino: lecionar em escolas de Ensino Médio, com licenciatura. Para dedicar-se ao Ensino Superior, é preciso ter uma pós-graduação.
Pesquisa: desenvolver estudos acadêmicos sobre diversos temas nas áreas de lógica, filosofia da ciência, ética, estética, filosofia da arte ou da política, entre outros.

Mercado de Trabalho

A obrigatoriedade da disciplina no ensino Médio desde 2008, em todas as escolas particulares e públicas, ajudou a expandir o mercado para o licenciado em Filosofia em todo o país.
Esse quadro, no entanto, pode mudar com a aprovação da reforma do ensino Médio, que modifica a estrutura curricular desse nível de ensino.
Para os bacharéis, a docência em universidades ainda é um caminho natural, tanto em cursos superiores de Filosofia quanto em outras graduações que têm essa disciplina em suas grades curriculares, como Jornalismo, Administração, Direito, Ciências Sociais e até Medicina.
Nas duas últimas décadas, multiplicaram-se também os cursos de extensão e especialização em Filosofia para profissionais das mais diversas áreas. Mas o campo de atuação se amplia para além da docência.
Com domínio de línguas estrangeiras, por exemplo, o bacharel em Filosofia pode concorrer a bolsas de pesquisa em universidades ou trabalhar no ramo de tradução de obras clássicas.
A formação em Filosofa pode ser o diferencial competitivo em carreiras como as de jurista, psicólogo, neurocientista e linguista.
Graduados em Filosofa são requisitados para atuar em grupos interdisciplinares de pesquisa em ciências cognitivas e neurociências, bem como no campo da bioética – que estuda as questões éticas surgidas, principalmente, do avanço das ciências biológicas e médicas.
Em ONGs, eles são procurados para atuar, com profissionais de outras áreas, na implantação de projetos que visem à transformação da realidade social de determinados grupos da sociedade.
O filósofo também é solicitado para proferir palestras em empresas sobre transformações da realidade, motivação, sentido para a existência no trabalho e relação entre família e trabalho.
Os bacharéis também encontram trabalho em instituições culturais do governo ou naquelas mantidas por ONGs e pela iniciativa privada. A demanda pelo filósofo é grande no país, especialmente fora das capitais.

Curso

Prepare-se para ler e escrever muitas dissertações e monografias, além de participar de seminários e palestras. É preciso mergulhar de cabeça em obras de mestres como PlatãoAristótelesKant e Hegel, entre outros grandes filósofos da história.
No primeiro ano, a grade curricular é fundamentada em matérias básicas, nas quais você estuda introdução à filosofia e filosofia geral. No decorrer do curso, entram as matérias temáticas, como história da filosofia, lógica, teoria do conhecimento, filosofia da ciência e da linguagem e filosofia política.
No caso das licenciaturas, que constituem a maioria dos cursos ofertados no país, o currículo ainda possui disciplinas pedagógicas.
São exigidos trabalho de conclusão de curso e estágio.
Duração média: 4 anos


Fonte de referência, estudos e pesquisa:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!

Visite Nossa Loja Parceira do Magazine Luiza - Click na Imagem

Mensagens de Bom Dia com Deus - Good morning messages with God - ¡Mensajes de buenos días con Dios

Bom Dia com Deus

Canal Luisa Criativa

Semeando Jesus

Aprenda a Fazer Crochê