Visite nossa Página no JUSBRASIL

Site Jurídico

sábado, 12 de dezembro de 2020

Evolução Histórica das Relações Internacionais - Da Era Moderna ao Entre-Guerras - Conclusão

Evolução Histórica das Relações Internacionais - Da Era Moderna ao Entre-Guerras - Conclusão


A I Guerra Mundial


O saldo da Grande Guerra

O saldo da guerra foi a morte de mais de 8 milhões de pessoas. Outras 10 milhões de pessoas ficaram inválidas. Economicamente, o trauma foi profundo. A França gastou 30% da riqueza nacional, e a Inglaterra, 22%. A produção industrial caiu entre 30% e 40%. Além disso, enormes dívidas foram contraídas para pagar a guerra. Nunca o mundo assistira a uma hecatombe de tamanhas proporções, com tantas baixas, tantos mutilados e tanta destruição.

Sob a ótica das relações internacionais, a Grande Guerra provocou mudanças profundas no equilíbrio de poder no mundo. Os velhos impérios, que foram protagonistas da política entre as nações nos quatro séculos anteriores, desaparecem. O II Reich chega a termo, e uma frágil democracia é estabelecida na Alemanha, que continuava como Ator de destaque no cenário europeu e cuja recuperação influenciaria definitivamente os destinos da Europa e o sistema internacional. Grã-Bretanha e França, apesar de vencedoras da Grande Guerra, foram obrigadas a admitir que uma nova configuração de poder seria estabelecida, com dois Atores não europeus tremendamente importantes, o Japão e a nova Potência que se afirmava, os EUA.

Terminado o conflito, que deveria ter sido rápido e fácil, a Europa estava em situação lamentável e não mais teria forças para estar à frente da Sociedade Internacional. Os EUA já deveriam ser consultados sobre os destinos do sistema internacional, e, no Oriente, o Japão avocava sua parcela de influência. E essas transformações estavam apenas começando... O mundo já dava sinais de deixar de ser eurocêntrico. A Primeira Guerra Mundial foi a grande tragédia europeia.






A Grande Guerra foi um evento marcante na história da humanidade e deu início ao século XX. Há muitas obras a respeito. Sugere-se, para leitura inicial, o livro de John Keegan, História Ilustrada da I Guerra Mundial (Ediouro). Os livros de John Keegan são indicados para os que se interessam por história militar. Também sobre a realidade da Grande Guerra, sugere-se a leitura de Nada de Novo no Front, de Erich Maria Remarque (Porto Alegre, L&PM, 2004). Trata-se de um romance histórico, contado por alguém que viveu a dura realidade da guerra e foi considerado, no pós-guerra, uma obra-prima da literatura pacifista mundial. Baseado no livro, foi feito o filme de mesmo nome (All Quiet on the Western Front, Lewis Milestone, 1930), também um clássico do gênero.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!

Visite Nossa Loja Parceira do Magazine Luiza - Click na Imagem

Mensagens de Bom Dia com Deus - Good morning messages with God - ¡Mensajes de buenos días con Dios

Bom Dia com Deus

Canal Luisa Criativa

Aprenda a Fazer Crochê

Semeando Jesus