Visite nossa Página no JUSBRASIL

Site Jurídico

domingo, 22 de dezembro de 2019

Netiqueta - O que é isso?

Netiqueta - O que é isso?


'Netiqueta'

Resultado de imagem para netiqueta
Todo e qualquer espaço humano tem regras explícitas e implícitas, que visam facilitar a boa convivência entre as pessoas que ali se relacionam. Em um ambiente virtual, como é o do Ensino a Distância (EaD), tal condição não é diferente.
Há um termo conhecido como ‘Netiqueta’, que deriva de uma contração da expressão inglesa ‘Network Ettiquete.’ Isto é, ‘etiqueta na Net’, conjunto de boas maneiras e normas gerais de comportamento recomendadas para uma boa comunicação virtual.
Assim, destacamos algumas condutas e cuidados essenciais à criação e manutenção de um ambiente virtual amistoso e agradável para todos nós.
• Ao participar de qualquer tipo de comunicação/interação no ambiente virtual, inicie-a cumprimentando a pessoa com quem você deseja interagir. Não esqueça de encerrar sua mensagem de maneira cordial, comunicando a sua saída do canal de comunicação e digitando o seu nome.
• Para aumentar a eficiência/eficácia na sua comunicação com o ‘Suporte Técnico’, informe, de maneira simples e específica, o seu nome, o curso, a turma e a sua demanda. No ‘Fórum da Comunidade’, seja claro na exposição do conteúdo, pois, assim, o seu interlocutor terá mais agilidade e discernimento na compreensão da sua mensagem.
• Antes de enviar ou publicar uma mensagem, faça sempre um revisão da mesma, pois desta feita, você reduz/evita erros sintáticos e semânticos, garantindo um texto mais fidedigno ao que você deseja comunicar.
• Busque compreender a funcionalidade de cada um dos canais de comunicação na plataforma como ‘Suporte Técnico’ e ‘Fórum da Comunidade’. Assim, você os utilizará de maneira mais eficiente e eficaz com outros estudantes e conosco do ILB.
• Lembre-se que o nosso ambiente virtual de aprendizagem é um espaço pedagógico. Portanto, evite a divulgação de quaisquer propagandas comercial, religiosa ou política.
• Esteja atento à legibilidade do seu texto. Utilize tamanhos e cores de fonte que facilitem a leitura do que você escreve.
• Evite utilizar texto totalmente em letras maiúsculas, pois no meio virtual isso significa ‘falar alto’ ou ‘gritar’.
• Para dar destaque a algum ponto específico, utilize ‘negrito’ ou ‘asterisco’, procurando usar o ‘itálico’ para palavras estrangeiras e o ‘sublinhado’ para indicar links.
• Evite gírias e palavrões.
• Utilize emotícones para representar emoções e estado de espírito. Cuidado com o exagero desse recurso, pois pode poluir e dificultar a compreensão do que você busca comunicar.
• Busque responder sempre o que lhe foi perguntado, pois a comunicação se cria e mantém por essas trocas (perguntas e respostas).
• Sempre que citar normas, autores, documentos ou sites da web, não esqueça de explicitar a fonte consultada (de onde você tirou a citação).
Fontes
BRASIL. Congresso. Câmara dos Deputados. Netiqueta. Disponível em < http://www.educacaoadistancia.camara.leg.br/ead_cfd/file.php/1/Documentos_geral_/Netiqueta.pdf >. Acesso em: 09 dez. 2013.
NETIQUETA. In. Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta>. Acesso em: 09 dez. 2013.
Última atualização: quarta, 19 jul 2017, 17:05

Fonte de referência, estudos e pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!

Visite Nossa Loja Parceira do Magazine Luiza - Click na Imagem

Mensagens de Bom Dia com Deus - Good morning messages with God - ¡Mensajes de buenos días con Dios

Bom Dia com Deus

Canal Luisa Criativa

Aprenda a Fazer Crochê

Semeando Jesus