Visite nossa Página no JUSBRASIL

Site Jurídico

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

A Cura do Cego de Betsaida


A Cura do cego de Betsaida, narrada em Marcos cap. 8:22-26, é uma história que apresenta um lindo simbolismo para nossa edificação.
Entretanto, é preciso examinar os fatos ocorridos anteriormente à cura do cego de Betsaida, para que possamos melhor entender as lições que Jesus deseja nos ensinar nesta passagem.
Betsaida (casa da pesca em Hebraico), era uma aldeia de pescadores que ficava às margens norte do Mar da Galiléia, no local onde o rio Jordão deságua neste mar. Pedro, André e Felipe eram naturais desta cidade.
Betsaida foi citada no discurso que Jesus proferiu contra as três cidades que se recusaram a crer em seus milagres, Betsaida, Corazim e Magdala. Jesus e seus discípulos estavam na região da Galiléia. O Mestre havia realizado a segunda multiplicação dos pães e peixes, alimentando uma multidão de quase quatro mil homens. Após, eles entraram no barco e chegaram em Magdala, onde os fariseus pediram um sinal no céu.
"E ordenou-lhes, dizendo: Olhai, guardai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes." Marcos 8:15
O mestre torna a seu barco e parte para Betsaida, na margem nordeste do lago de Genesaré. Durante a travessia ele faz uma recomendação aos seus discípulos, para que se afastassem da doutrina dos fariseus.
mapa de betsaidaO Cego Morava em Betsaida na Margem Norte do Mar da Galiléia.

O Fermento dos Fariseus

Jesus com linguagem figurada, queria dar a entender que a doutrina e os costumes dos fariseus eram perigosos. Na antiguidade o fermento era um símbolo de corrupção e putrefação. Os apóstolos, porém tomaram as palavras do Mestre ao pé da letra. Logo a palavra fermento os fez lembrar do pão material, coisa que eles se haviam esquecido de trazer. Ficaram muito preocupados com tal fato!
"E arrazoavam entre si, dizendo: É porque não temos pão." Marcos 8:16
Este acontecimento mostra que os discípulos continuavam demonstrando falta de discernimento espiritual, apesar dos milagres que eles haviam presenciado.
Jesus os repreendeu para que se lembrassem do que Deus havia feito por eles.
"E Jesus, conhecendo isto, disse-lhes: Para que arrazoais, que não tendes pão? não considerastes, nem compreendestes ainda? tendes ainda o vosso coração endurecido?" Marcos 8:17
"Tendo olhos, não vedes? e tendo ouvidos, não ouvis? e não vos lembrais." 
Marcos 8:18
"E, quando parti os sete entre os quatro mil, quantos cestos cheios de pedaços levantastes? E disseram-lhe: Sete." Marcos 8:20
Que situação a dos discípulos! Jesus tinha milagrosamente alimentado multidões, e eles se fadigavam por causa de pão! Eles não refletiam sobre o que viam e ouviam. Contentavam-se em serem meras testemunhas dos milagres de Jesus.
"E ele lhes disse: Como não entendeis ainda?" Marcos 8:21
betsaida fotoA cura do Cego de Betsaida.

Imaginaram que o Mestre lhes falava somente em razão do bem-estar puramente material. Poucas vezes iam além disso.

A Cegueira e a Falta de Fé

Essa falta de fé também acontece conosco. Assim como os apóstolos, temos uma memória curta e esquecemos da provisão divina. Porém temos que aprender a confiar que ele cuida de nós a todo momento. Jesus não desistiria de os fazer ver com perfeição, acerca das coisas espirituais. De certa forma, o cego de Betsaida, representava algo semelhante que ocorria com os apóstolos e conosco também.

O Cego de Betsaida

Desembarcaram em Betsaida, onde logo levaram ao Mestre um cego, suplicando que o curasse. Jesus por meio de atos sucessivos, utiliza deste milagre para simbolicamente, dar-nos lições valiosíssimas sobre a visão espiritual. A cura da cegueira estava ligada a revelação de verdades muito mais profundas. Assim Jesus inicia retirando o cego daquela aldeia, do ambiente de incredulidade, onde a culpa, as lembranças dos erros, os apontamentos e as acusações dos religiosos, de que ele sofria um castigo divino, por seus próprios pecados, onde cego há muito tempo se encontrava. E Jesus o toma pela mão e o tira dali! O Mestre o arranca desse ambiente hostil, onde este pobre cego, não tinha muito valor. Jesus o conduz a um novo local, um novo caminho, uma nova caminhada se incia ao lado de Jesus.
"E, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia; e, cuspindo-lhe nos olhos, e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe se via alguma coisa." Marcos 8:23
A Cura do Cego de BetsaidaJesus Cuspiu nos Olhos e Impôs as Mãos na Cura o Cego de Betsaida.
Cuspir nos olhos pode ser considerado algo um tanto estranho para nós que somos do século XXI, porém de uma forma geral, o uso da saliva na antiguidade, era comum e uma forma de mostrar ao enfermo, de que Jesus queria curá-lo. Assim, o Mestre unge os olhos do cego de Betsaida com sua saliva e pergunta o que ele vê. O texto afirma que ele recobrou a visão, entrou luz em seus olhos, a vida deixou de ser uma total escuridão, a luz trouxe revelações das coisas e pessoas que estavam próximas a ele. Isso acontece com aqueles que encontram a Jesus. Suas vidas deixam de estar envolvidas em densas trevas. A claridade da luz da salvação em Jesus, traz um colorido à vida. Agora há um sentido, um rumo a seguir um norte para se guiar. E isso já havia acontecido com os discípulos. Eles já tinham recebido esta unção que "saía da boca de Jesus". Estavam em constante contato com suas palavras. A luz já havia entrado em seus olhos, em suas vidas. Já não andavam mais na escuridão.

Vejo Homens Como Árvores

Porém, como aquele cego de Betsaida, os discípulos ainda não enxergavam perfeitamente. Por isso Jesus pergunta se o cego de Betsaida via alguma coisa. Porque pra se aferir a saúde visual de alguém, não bastava saber se a luz havia penetrado em seus olhos, mas necessitava saber como ele enxergava as coisas.
"E, levantando ele os olhos, disse: Vejo os homens; pois os vejo como árvores que andam." Marcos 8:24
Então quando perguntado por Jesus, o cego de Betsaida o responde "Vejo os homens; pois os vejo como árvores que andam." Essa resposta de certa forma fazia referência ao que havia ocorrido com os discípulos ainda no barco. Haviam presenciado grandiosos milagres que o Mestre realizara, curas, ressurreições, multiplicação de pães e peixes, porém não conseguiam enxergar a mensagem espiritual de tudo aquilo que Jesus fizera. Suas visões não estavam ainda perfeitas. Eles tinham uma visão coisificada da vida. Como o cego de Betsaida que via os homens como árvores, via homens como coisas, assim os discípulos também viam somente as coisas da vida, enxergavam somente o contexto material dos ensinamentos de Jesus. E Jesus nesta cura em duas etapas, parece querer ilustrar que os seus discípulos já possuíam a luz da vida, mas seus valores estavam atrelados ao concreto, ao palpável ao físico, sem muito discernimento espiritual. Ou seja, o Mestre estava a demonstrar que havia uma "enfermidade" em suas mentes, que atrapalhava a sua visão. Seus olhos funcionavam bem, porém os valores que suas mentes associavam estavam distorcidos.

A Renovação do Entendimento

Igualmente pode acontecer conosco também. Muitas vezes dizemos possuír a luz da vida, conhecemos a Jesus, nos julgamos salvos, achamos que conhecemos o evangelho. Porém nossas mentes podem estar, ainda, com valores não muito corretos. Quantas vezes não nos enganamos a respeito de vários assuntos? O evangelho está um tanto coisificado nos dias atuais. A mensagem não pode ser excessiva, em possuir bens materiais. Sem falar de nossos conceitos e preconceitos que as vezes nem nos damos conta que possuímos. Há pessoas que demonstram ter muito comprometimento com o Reino de Deus, trabalham muito na obra de Deus, porém tem discursos e atitudes preconceituosas em relação ao outro. Machismo, discriminação contra a mulher, se acham mais santos, dificuldade em tolerar o erro alheio, difíceis de perdoar ao próximo, pensam em si mesmos em primeiro lugar. Não enxergam os "inimigos", como alguém a amar como a si mesmo. Há ainda muita dificuldade em lidar com sucesso, derrota e vitória.
"Depois disto, tornou a pôr-lhe as mãos sobre os olhos, e fez olhar para cima: e ele ficou restaurado, e viu cada homem claramente." Marcos 8:25
Por isso Jesus torna a por as mãos sobre os olhos do cego de Betsaida e curando a sua mente, o faz enxergar corretamente. Jesus poderia o ter curado totalmente em apenas uma etapa. Mas o Mestre queria nos deixar este ensinamento. É necessário que a luz entre em nossos olhos, mas quem enxerga verdadeiramente é a mente. Por isso é preciso uma renovação em nosso pensamento. Não podemos achar que já sabemos, que "estamos no evangelho há trinta anos". Precisamos refletir nossas atitudes, nossos conceitos e pedir a Jesus que imponha suas poderosas mãos e nos abram a visão, para que possamos ver e enxergar o espiritual de Deus.

Visite Nossa Loja Parceira do Magazine Luiza - Click na Imagem

Mensagens de Bom Dia com Deus - Good morning messages with God - ¡Mensajes de buenos días con Dios

Bom Dia com Deus

Canal Luisa Criativa

Semeando Jesus

Aprenda a Fazer Crochê