profjuliomartins.com
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified translator

Visite Nossa Loja Parceira do Magazine Luiza - Click na Imagem

Assinatura OAB Até a Aprovação

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

O que é e como tribunais aplicam reintegração de posse?

 

O que é e como tribunais aplicam reintegração de posse?


Ato de afronta contra a posse pode variar de intensidade ao longo do tempo: de ameaça a desapossamento


PM cumpre mandado de reintegração de posse em terreno em Ananindeua, no Pará (Crédito: Antônio Silva/ Agência Pará)

A reintegração de posse tem sua disciplina legal atrelada tanto a dispositivos que tratam das ações possessórias em geral (arts. 554 e segs. do Código de Processo Civil, CPC) quanto a dispositivos que cuidam especificamente da manutenção e reintegração (arts. 560 e segs. do CPC).

Reintegração no art 560, do CPC e no art 1.210, do CC

Ao passo que a manutenção de posse se vincula às situações de turbação, ou seja, às situações em que o possuidor tem sua posse molestada, a reintegração se relaciona com os casos de esbulho, ou seja, com os casos em que a pessoa é desapossada. Tem-se aqui, portanto, uma distinção pautada na intensidade do ato praticado contra o possuidor, consoante se infere do art. 560 do Código de Processo Civil: “o possuidor tem direito a ser mantido na posse em caso de turbação e reintegrado em caso de esbulho”. Do mesmo sentir é o art. 1.210 do Código Civil, que contempla, ainda, o interdito proibitório, nas situações de ameaça à posse: “o possuidor tem direito a ser mantido na posse em caso de turbação, restituído no de esbulho, e segurado de violência iminente, se tiver justo receio de ser molestado”.

Como é cediço, o ato de afronta contra a posse pode variar de intensidade ao longo do tempo. Uma conduta que nasce como mera ameaça à posse pode se converter ulteriormente em moléstia concreta e acabar se cristalizando como um ato de desapossamento. Daí permanecer viva no ordenamento jurídico a noção de fungibilidade entre as ações possessórias, expressa no caput do art. 554 do Código de Processo Civil: “a propositura de uma ação possessória em vez de outra não obstará a que o juiz conheça do pedido e outorgue a proteção legal correspondente àquela cujos pressupostos estejam provados”. Nessas condições, se o autor descreve na petição inicial uma situação de turbação e pede a manutenção da sua posse, mas no momento do julgamento o juiz depara com uma situação de esbulho, o magistrado pode conceder-lhe medida de reintegração.

Reintegração de posse no Código de Processo Civil

O art. 556 do Código de Processo Civil exige um comportamento ativo do réu da ação possessória que alega ser o possuidor do bem litigioso e tenciona obter no processo proteção possessória em seu favor: “é lícito ao réu, na contestação, alegando que foi o ofendido em sua posse, demandar a proteção possessória e a indenização pelos prejuízos resultantes da turbação ou do esbulho cometido pelo autor”. Se o réu não oferece demanda possessória por ocasião da contestação, ou seja, se ele não reconvém, ele pode até conseguir no processo sentença negativa da posse do autor, mas não terá afirmada no processo a sua posse. Isso revela ausência de duplicidade nas ações possessórias, que não são predispostas a tutelar igualmente autor e réu independentemente de pedido deste. Tencionando o réu no processo tutela para fins de manutenção ou reintegração de posse, deve demandá-la expressamente por ocasião da resposta, por meio de reconvenção.

Questão que suscita controvérsia é a da possibilidade de ajuizamento de ação petitória na pendência de ação possessória. Nos termos do caput do art. 557 do Código de Processo Civil, “na pendência de ação possessória é vedado, tanto ao autor quanto ao réu, propor ação de reconhecimento do domínio, exceto se a pretensão for deduzida em face de terceira pessoa”. O parágrafo único do mesmo dispositivo legal completa: “não obsta à manutenção ou à reintegração de posse a alegação de propriedade ou de outro direito sobre a coisa”. Esse texto repete o do § 2º do art. 1.210 do Código Civil. Na Itália, há notícia de julgamento de inconstitucionalidade envolvendo dispositivo semelhante (art. 705, § 1º, do Codice di Procedura Civile).[1] No Brasil, por sua vez, julgado do Tribunal de Justiça paulista que deixara de aplicar o art. 557 do Código de Processo Civil foi reformado por recente acórdão da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça:

“A proibição do ajuizamento de ação petitória enquanto pendente ação possessória não limita o exercício dos direitos constitucionais de propriedade e de ação, mas vem ao propósito da garantia constitucional e legal de que a propriedade deve cumprir a sua função social, representando uma mera condição suspensiva do exercício do direito de ação fundada na propriedade.

“Apesar de seu nomen iuris, a ação de imissão na posse é ação do domínio, por meio da qual o proprietário, ou o titular de outro direito real sobre a coisa, pretende obter a posse nunca exercida. Semelhantemente à ação reivindicatória, a ação de imissão funda-se no direito à posse que decorre da propriedade ou de outro direito real (jus possidendi), e não na posse em si mesmo considerada, como uma situação de fato a ser protegida juridicamente contra atentados praticados por terceiros (jus possessionis).

“A ação petitória ajuizada na pendência da lide possessória deve ser extinta sem resolução do mérito, por lhe faltar pressuposto negativo de constituição e de desenvolvimento válido do processo”.[2]

Para a obtenção de mandado liminar inaudita altera parte de manutenção ou reintegração de posse, cabe ao autor provar, nos termos do art. 561 do Código de Processo Civil: “I – a sua posse; II – a turbação ou o esbulho praticado pelo réu; III – a data da turbação ou do esbulho; IV – a continuação da posse, embora turbada, na ação de manutenção, ou a perda da posse, na ação de reintegração”. Não havendo prova nesse sentido, o juiz “determinará que o autor justifique previamente o alegado, citando-se o réu para comparecer à audiência que for designada” (art. 562, caput, do CPC).

Superada a fase inicial do processo voltado à manutenção ou reintegração de posse, prevê o legislador no art. 566 do Código de Processo Civil: “aplica-se, quanto ao mais, o procedimento comum”. Dado que audiências e medidas liminares se fazem presentes também no procedimento comum, conclui-se que o procedimento estabelecido para as ações possessórias pouco tem de especial.

[1] Segue o teor do dispositivo legal italiano: “il convenuto nel giudizio possessorio non può proporre giudizio petitorio, finché il primo giudizio non sia definito e la decisione non sia stata eseguita”. E a informação da decisão de inconstitucionalidade: “la Corte costituzionale con sentenza 3 febbraio 1992, n. 25 ha dichiarato l’illegittimità costituzionale del presente comma nella parte in cui subordina la proposizione del giudizio petitorio alla definizione della controversia possessoria e all’esecuzione della decisione nel caso che ne derivi o possa derivarne un pregiudizio irreparabile al convenuto” (https://www.altalex.com/documents/news/2014/12/10/dei-procedimenti-speciali-dei-procedimenti-sommari – acesso em 28/6/2021).

[2] STJ, 3ª Turma, REsp 1.909.196, rel. Min. Nancy Andrighi, j. 15/6/2021, DJ 17/6/2021.

LUIS GUILHERME AIDAR BONDIOLI – Doutor e mestre em Direito Processual pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Sócio de Stocche Forbes Advogados.

Fonte de referência, estudos e pesquisa:

Jota.Info


Postado por Professor Julio Cesar Martins Professor Julio Cesar Martins at 17:00:00
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Labels: O que é e como tribunais aplicam reintegração de posse?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)

Visite nossa Página no JUSBRASIL

Site Jurídico

Mensagens de Bom Dia com Deus - Good morning messages with God - ¡Mensajes de buenos días con Dios

Bom Dia com Deus

Canal Luisa Criativa

Aprenda a Fazer Crochê

Semeando Jesus

João 3:16

João 3:16

Estude para Concursos

Estude para Concursos
Domine o conteúdo e conquiste a aprovação! Nosso curso completo para concursos oferece tudo o que você precisa para alcançar seus objetivos. Use o cupom JULIOMARTINS10 e garanta até 10% de desconto cumulativo com os descontos já aplicados. Comece a estudar hoje mesmo: https://oab.estrategia.com

Visite nosso canal no Youtube! - Visit our YouTube channel!

Siga nosso Instagram

Siga nosso X

Follow @projuliomartins

Edificando Nações!

1348059

Plagiarisma

Plagiarisma - detector de plágio

Jesus Ama Você!

- Em Hebraico

lישו = Jesus
מותק = ama
לכן = você

Contribua com a manutenção do nosso site

Contribua com a manutenção do nosso site
Sua colaboração é muito importante com qualquer quantia! - Banco Triângulo 634 - Agência 1 - Conta-Corrente: 280390-9 - Chave PIX: cpljmartins.filosofo@gmail.com

Pesquisar na Web

Ajude-nos a manter este site! Faça sua Doação! PayPal

Escola Biblica e Música Gospel

Escola Biblica e Música Gospel
Músicas de Excelente Qualidade! E grande acervo para Escola Biblica por faixa etária.

Biblia Sagrada em Audio

Biblia Sagrada em Audio

Sua Oração é Muito Importante para essa Nação!

Faça Cursos Online Grátis

Cursos Grátis Online
Com Certificado - Clique na Imagem

Tour 3D Terra Santa

Tour 3D Terra Santa
Assista Imagens 3D da Terra Santa, uma viagem sem sair de casa.

Cursos Grátis Online

Cursos Grátis Online
Com Certificado - Clique na Imagem

Faça um Curso Gratuito com Certificado, na Área de Conhecimento de seu interesse, Clique Aqui!

Cursos Grátis Online
Diversos Cursos Totalmente Grátis - Online - Com Certificado - Clique na Imagem

Muito Obrigado por sua visita! - Thanks for visiting! - Gracias por su visita!

Flag Counter

Harpa Cristã

Harpa Cristã
A Harpa Cristã com letra e música...

Compre um de nossos Livros Online. Clique na Imagem!

Compre um de nossos Livros Online. Clique na Imagem!
Para estar participando e contribuindo para com o nosso trabalho basta comprar um de nossos livros na versão impresso ou na versão e-book, diretamente das editoras e sem sair de casa, no Clube de Autores, no link a seguir: "Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça; 2 Coríntios 9:10"
Powered By Blogger

Marcos 16:15

Marcos 16:15

Estude para Concursos

Estude para Concursos
Faça um curso para concurso com desconto, com desconto exclusivo basta informar o cupom de desconto! Não esqueça de adicionar o cupom! https://oab.estrategia.com/

Salvação!

Salvação!

Publicações do Site

  • ►  2025 (260)
    • ►  maio (49)
    • ►  abril (54)
    • ►  março (67)
    • ►  fevereiro (49)
    • ►  janeiro (41)
  • ►  2024 (628)
    • ►  dezembro (57)
    • ►  novembro (70)
    • ►  outubro (81)
    • ►  setembro (76)
    • ►  agosto (64)
    • ►  julho (33)
    • ►  junho (18)
    • ►  maio (21)
    • ►  abril (33)
    • ►  março (55)
    • ►  fevereiro (72)
    • ►  janeiro (48)
  • ►  2023 (1086)
    • ►  dezembro (76)
    • ►  novembro (60)
    • ►  outubro (49)
    • ►  setembro (72)
    • ►  agosto (74)
    • ►  julho (140)
    • ►  junho (86)
    • ►  maio (116)
    • ►  abril (67)
    • ►  março (105)
    • ►  fevereiro (75)
    • ►  janeiro (166)
  • ►  2022 (882)
    • ►  dezembro (64)
    • ►  novembro (96)
    • ►  outubro (80)
    • ►  setembro (103)
    • ►  agosto (98)
    • ►  julho (63)
    • ►  junho (63)
    • ►  maio (72)
    • ►  abril (63)
    • ►  março (63)
    • ►  fevereiro (83)
    • ►  janeiro (34)
  • ▼  2021 (921)
    • ▼  dezembro (63)
      • João Capítulo 14
      • Transformação digital e inovação para o ensino básico
      • Êxodo Capitulo 25
      • João Capítulo 20
      • Reflexão sobre o Natal de 2021
      • O pensamento computacional na educação infantil e ...
      • Êxodo Capitulo 29
      • Mateus Capítulo 26
      • Educação maker: onde está a construção de conhecim...
      • Best Romantic Songs Ed Sheeran, Lady Gaga, Maroon ...
      • Feliz e Abençoado Natal!
      • Êxodo Capitulo 18
      • Mateus Capítulo 28
      • João Capítulo 19
      • Êxodo Capitulo 17
      • Atos Capítulo 25
      • João Capítulo 18
      • O que é um Obelisco?
      • 6 Dicas de Marcus Aurelius em como Construir Disci...
      • O que significa dizer que o homem é feito à imagem...
      • Gênesis Capitulo 43
      • Os desafios da docência na educação on-line
      • Contratos no Direito Civil: Tudo sobre o tema
      • Lucas - Capítulo 1
      • Novos ecossistemas educativos
      • Clipe - Na Escuridão - Salvação
      • Heráclito de Éfeso
      • Gênesis Capitulo 38
      • Êxodo Capitulo 15
      • A Verdade - Anselmo de Aosta
      • Atos Capítulo 24
      • A pandemia e o esperançar de novas alternativas pa...
      • Epicurismo vs Estoicismo
      • Aspectos teóricos na trajetória de elaboração de u...
      • João Capítulo 17
      • Procedimentos Especiais no Novo Código de Processo...
      • Educar para quê? Diálogos aprendentes em mutação
      • The Cranberries - Zombie (Alt. Version)
      • Kansas - Dust In The Wind (Legendado)
      • The Cranberries - Zombie (Official Music Video)
      • Porque a Filosofia é Tão Difícil?
      • Gênesis Capitulo 40
      • Direito Civil / Consumidor / Dano Moral por Defeit...
      • TOP 100 Songs of Ever (Best Hit Music Playlist) on...
      • Atos Capítulo 23
      • Aprenda a calcular a arroba do boi corretamente
      • Tecnologia e educação: o que esperançar após 2021?
      • João Capítulo 16
      • As Sete Cartas - As Cartas às Igrejas do Apocalipse
      • Êxodo Capitulo 12
      • Roupa Nova - A Paz (Heal The World) (Lyric Vídeo)
      • Apologia de Sócrates - Compre online
      • Inteligência Artificial no Direito Brasileiro
      • Atos Capítulo 22
      • O poder das TICs e metodologias ativas em todas as...
      • Êxodo Capitulo 10
      • O uso da arte-literatura como elemento pedagógico ...
      • O que é e como tribunais aplicam reintegração de p...
      • A construção de cidadãos que fazem
      • Fato do Príncipe Responsabilidade Civil e Pandemia
      • I Congresso Internacional - Direito do Trabalho e ...
      • João Capítulo 13
      • 7 Poderosas Citações Filosóficas por Platão
    • ►  novembro (111)
    • ►  outubro (79)
    • ►  setembro (50)
    • ►  agosto (108)
    • ►  julho (77)
    • ►  junho (53)
    • ►  maio (68)
    • ►  abril (83)
    • ►  março (93)
    • ►  fevereiro (91)
    • ►  janeiro (45)
  • ►  2020 (522)
    • ►  dezembro (41)
    • ►  novembro (42)
    • ►  outubro (59)
    • ►  setembro (65)
    • ►  agosto (71)
    • ►  julho (58)
    • ►  junho (43)
    • ►  maio (31)
    • ►  abril (35)
    • ►  março (19)
    • ►  fevereiro (35)
    • ►  janeiro (23)
  • ►  2019 (202)
    • ►  dezembro (24)
    • ►  novembro (5)
    • ►  outubro (12)
    • ►  setembro (7)
    • ►  agosto (12)
    • ►  julho (8)
    • ►  junho (20)
    • ►  maio (17)
    • ►  abril (30)
    • ►  março (29)
    • ►  fevereiro (16)
    • ►  janeiro (22)
  • ►  2018 (524)
    • ►  dezembro (22)
    • ►  novembro (33)
    • ►  outubro (117)
    • ►  setembro (63)
    • ►  agosto (20)
    • ►  julho (19)
    • ►  junho (41)
    • ►  maio (42)
    • ►  abril (29)
    • ►  março (43)
    • ►  fevereiro (51)
    • ►  janeiro (44)
  • ►  2017 (237)
    • ►  dezembro (27)
    • ►  novembro (37)
    • ►  outubro (18)
    • ►  setembro (34)
    • ►  agosto (43)
    • ►  julho (16)
    • ►  junho (11)
    • ►  maio (10)
    • ►  abril (11)
    • ►  março (6)
    • ►  fevereiro (11)
    • ►  janeiro (13)
  • ►  2016 (166)
    • ►  dezembro (11)
    • ►  novembro (13)
    • ►  outubro (17)
    • ►  setembro (8)
    • ►  agosto (14)
    • ►  julho (18)
    • ►  junho (22)
    • ►  maio (14)
    • ►  abril (12)
    • ►  março (8)
    • ►  fevereiro (13)
    • ►  janeiro (16)
  • ►  2015 (141)
    • ►  dezembro (10)
    • ►  novembro (12)
    • ►  outubro (13)
    • ►  setembro (6)
    • ►  agosto (8)
    • ►  julho (19)
    • ►  junho (9)
    • ►  maio (8)
    • ►  abril (20)
    • ►  março (13)
    • ►  fevereiro (10)
    • ►  janeiro (13)
  • ►  2014 (371)
    • ►  dezembro (10)
    • ►  novembro (40)
    • ►  outubro (34)
    • ►  setembro (29)
    • ►  agosto (44)
    • ►  julho (36)
    • ►  junho (29)
    • ►  maio (38)
    • ►  abril (38)
    • ►  março (36)
    • ►  fevereiro (33)
    • ►  janeiro (4)
  • ►  2013 (226)
    • ►  dezembro (26)
    • ►  novembro (10)
    • ►  outubro (14)
    • ►  setembro (6)
    • ►  agosto (12)
    • ►  julho (19)
    • ►  junho (14)
    • ►  maio (24)
    • ►  abril (25)
    • ►  março (13)
    • ►  fevereiro (36)
    • ►  janeiro (27)
  • ►  2012 (177)
    • ►  dezembro (20)
    • ►  novembro (14)
    • ►  outubro (19)
    • ►  setembro (15)
    • ►  agosto (17)
    • ►  julho (10)
    • ►  junho (22)
    • ►  maio (13)
    • ►  abril (11)
    • ►  março (13)
    • ►  fevereiro (15)
    • ►  janeiro (8)
  • ►  2011 (158)
    • ►  dezembro (8)
    • ►  novembro (19)
    • ►  outubro (30)
    • ►  setembro (41)
    • ►  agosto (43)
    • ►  julho (17)

Páginas

  • A Importância da Família
  • Biografia de Júlio César Martins
  • Curiosidades Biblicas
  • Curso Básico de Teologia
  • Dicionário de Filosofia
  • Discipulado em Família
  • Estudos Bíblicos
  • Estudos de Intercessão
  • Estudos Homilética
  • Filmes Gospel!
  • Frases para Reflexão
  • Frases Teológicas e Filosóficas
  • Livro de Reflexões e Ensaios
  • O que a Bíblia diz em 10 Lições!
  • Página inicial
  • O que Deus fez, faz e fará por mim! - Testemunho Pessoal
  • Textos Biblicos
  • Videos Interessantes

Ajude-nos a manter este site! Faça sua Doação! PagSeguro

Perseguição aos Cristãos!

Portas Abertas

Lições Bíblicas CPAD

EBD

Online


contador de visita

Discipulando ciclo 1 - 2 - 3 - 4

Discipulando ciclo 1 - 2 - 3 - 4

Alistamento Militar Online

Alistamento Militar Online
Para visualizar em nova janela clique com o botão direito do mouse! - Utilidade Pública

Escola Biblica

Escola Biblica
Lições Bíblicas em Revista

Seguidores

O Evangelho de Jesus Cristo, alcançando o Mundo!

© Todos os direitos reservados.

É permitida a reprodução parcial ou total das publicações deste site, desde que citada a fonte.
Conhecimentos sobre Ciências Políticas, Direito, Filosofia, História, Sociologia, Teologia, criado e editado por Prof Ms Julio Cesar Martins. Tema Espetacular Ltda.. Tecnologia do Blogger.