Sociedade Bíblica do Brasil

Canal Luisa Criativa

Escola Bíblica

domingo, 8 de novembro de 2020

Quantos grupos de pessoas existem?

 Quantos grupos de pessoas existem?

 

Alguns dizem que 24.000. Outros dizem 17.000. Alguns sugerem 11.500 ou 13.000. Quais números estão corretos? Todos eles poderiam estar corretos? As muitas respostas diferentes para essa pergunta costumam causar confusão. Fontes diferentes citam números significativamente diferentes. Se somos ordenados a fazer discípulos de todos os grupos de pessoas, apenas quantos existem?

Mas antes de tentar responder a isso, um exemplo pode ajudar a ilustrar por que existe essa confusão. Suponha que alguém inocentemente pergunte ... Qual é o maior país? Qual é a resposta? Tudo depende do que se entende por "maior". A resposta é Rússia, se maior se referir à área geográfica. A resposta é China, se o maior se referir à população. A resposta é os Estados Unidos se os maiores meios financeiros. Todos são diferentes, mas são respostas corretas para a mesma pergunta simples. A questão subjacente são as definições ... o que significa "maior?" Portanto, a questão central é o que significa o termo "grupo de pessoas".

O que é um Grupo de Pessoas?

A definição de grupo de pessoas de Lausanne 1982 diz:

“Para fins de evangelização, um grupo de pessoas é o maior grupo dentro do qual o Evangelho pode se espalhar como um movimento de plantação de igrejas sem encontrar barreiras de compreensão ou aceitação”.

Existem duas barreiras citadas, (1) compreensão e (2) aceitação. A barreira da compreensão sugere que o idioma sempre é importante ao definir um grupo de pessoas. Se, para uma situação particular, a barreira de compreensão é mais importante do que a barreira de aceitação, então é apropriado definir o grupo de pessoas por idioma, talvez exclusivamente por idioma. E esse parece ser o caso na maioria das culturas e situações.

Em outras situações, a barreira de aceitação pode ser tão alta, ou talvez mais alta, do que a barreira de compreensão. As razões para a falta de aceitação podem incluir casta, tradição religiosa, localização, histórias e tradições comuns e outras características culturais sutis. Nessas situações, a barreira da aceitação deve ser considerada em pé de igualdade com a barreira da compreensão, e às vezes a aceitação é uma barreira mais alta do que a barreira da compreensão.

Objetivo do Ministério

Situações em que a compreensão é a barreira mais alta

Situações em que a aceitação é a barreira mais alta

Expansões baseadas na linguagem, como traduções da Bíblia, gravações de áudio e vídeo, rádio, TV, Internet, campanhas de evangelismo em massa.

(I) Foco em grupos linguísticos, não ignorando as questões étnicas locais

(II) Foco em grupos linguísticos, não ignorando as questões étnicas locais

Plantar, estabelecer e fazer crescer a Igreja dentro de sua cultura local

(III) Foco em grupos linguísticos, não ignorando questões étnicas locais

(IV) Foco em grupos étnicos, não ignorando a linguagem

Tabela 1. Compreensão e aceitação

A definição de povos em 1982 deu início a um processo de identificação dos povos não alcançados do mundo que ainda não está completo. Várias formas de definir grupos de pessoas levaram a vários tipos de listas de pessoas e, às vezes, confusas contagens de pessoas.

Listas de povos etnolinguísticos

Por causa da notável pesquisa linguística compilada nos últimos 100 anos, as primeiras listas de grupos de pessoas foram geralmente etnolingüísticas, o que significa que um povo geralmente era definido pela língua e / ou dialeto. Por causa da pesquisa linguística e da natureza algo definível da linguagem, as listas de povos etnolingüísticos geralmente têm definições uniformes em todos os países e tendem a ser uma comparação "maçãs com maçãs". Listas etnolingüísticas de pessoas têm grande utilidade, particularmente para evangelismo e ministérios voltados para o idioma.

Enquanto o idioma é uma barreira chave para o entendimento, em algumas partes do mundo outros fatores além do idioma formam barreiras de aceitação através das quais o Evangelho não fluirá naturalmente.

Listas de Povos Étnicos

Enquanto o idioma é uma barreira chave para o entendimento, em algumas partes do mundo outros fatores além do idioma formam barreiras de aceitação através das quais o Evangelho não fluirá naturalmente. Para propósitos de plantação de igrejas, é útil permitir outros fatores além da linguagem para definir os limites de um grupo de pessoas. Uma lista de povos étnicos, além da língua, permite que distinções como religião, casta e cultura definam um grupo de pessoas.

Povos Definidos por

Lista Resultante

Exemplos

Total

Língua

Povos lingüísticos
(por país)

Etnólogo

~ 10.900

Língua / dialeto
étnico

Povos etnolingüísticos
(por país)

PeopleGroups.org / CPPI
Concluindo a Tarefa (um subconjunto do CPPI)
World Christian Encyclopedia
Operation World people lists

~ 11.500

~ 13.000

Idioma / dialeto
Etnia
Religião Cultura de
casta

Povos étnicos
(por país)

Joshua Project / Frontier Ventures

~ 17.400

Idioma / Dialeto
Etnia
Religião
Casta
Cultura
Educação
Política
Ideologia
Inimizade histórica
Costumes
Comportamento

Povos Unimax
(por país)

Estimativas originais do USCWM / Ralph Winter

~ 24.000

Tabela 2. Variando a Definição de um Povo Varia as Listas Resultantes

Em partes do mundo onde os povos são definidos por sua língua, uma lista de povos étnicos e uma lista de povos etnolingüísticos são virtualmente iguais. No entanto, em lugares como o Sul da Ásia, partes do Norte da África e China, onde religião, casta e cultura são mais determinantes do que a língua na definição de um grupo de pessoas, uma lista de povos étnicos e uma lista etnolingüística podem ser bem diferentes. Por exemplo, na Índia existem aproximadamente 450 pessoas / grupos linguísticos etnolinguísticos, mas mais de 2.500 grupos étnicos quando se considera a casta, a religião e os fatores culturais.

Mudar para a lista de Povos Étnicos fica complicado?

Sim. Listas de povos etnolinguísticas tendem a ter definições uniformes e padrões globais e geralmente produzem resultados "idênticos". No entanto, uma lista de povos étnicos (cultural-etno-linguística) permitindo que idioma, religião, casta e / ou distinções culturais definam um grupo de povos pode ocasionalmente introduzir um pouco de comparação "maçãs com laranjas".

Pesquisadores de grupos de pessoas nacionais e locais em uma área do mundo podem usar definições ligeiramente diferentes com base em sua percepção das realidades locais em comparação com outra área do mundo. Cada um pode avaliar de forma diferente as barreiras de aceitação. Mesmo com essas limitações, a esperança é que uma lista de povos étnicos possa ajudar a continuar a definir a tarefa de plantação de igrejas da Grande Comissão.

A lista do Projeto Joshua é uma lista de povos da Unimax?

Não totalmente. Os povos Unimax podem envolver características como educação, convicções políticas e ideológicas, inimizade histórica entre clãs ou tribos, costumes e comportamentos, etc. que não são considerados na lista atual de povos étnicos do Projeto Josué. Em certas partes do mundo, como o Sul da Ásia, onde extensas pesquisas de castas foram feitas, um quadro muito mais claro de plantação de igrejas está surgindo. Nessas áreas, uma lista de povos étnicos está se aproximando de uma lista de povos unimax. Em outras partes do mundo, haverá barreiras de aceitação que só serão determinadas quando os trabalhadores estiverem no local.

Portanto, todas as listas de pessoas serão estimativas até que a tarefa seja concluída. Embora a lista do Projeto Joshua ofereça um certo nível de compreensão com relação às necessidades de plantação de igrejas de grupos de pessoas, não é uma lista completa de pessoas unimax. As estimativas originais do US Center for World Mission / Ralph Winters eram de aproximadamente 24.000 povos unimax.

Alguns sustentam que, no sentido mais puro, os grupos de pessoas devem ser contados sem referência às fronteiras políticas

E se os limites do país forem ignorados?

 

Todos os modelos acima consideram as fronteiras dos países ao definir grupos de pessoas. Por exemplo, se os tártaros estiverem em 21 países da Ásia Central, eles serão contados 21 vezes. Alguns sustentam que, no sentido mais puro, os grupos de pessoas devem ser contados sem referência a fronteiras políticas. A sugestão é que as fronteiras dos países modernos não existiam quando a ordem de Mateus 28:19 "fazer discípulos de toda a etnia" foi dada. Outros sugerem que, em muitos casos, as fronteiras políticas não distinguem os povos. O modelo de "povos puros" conta os tártaros que vivem em 21 países da Ásia Central como um grupo de pessoas, não 21. Ao codificar grupos de pessoas entre países (PGAC), a lista do Projeto Joshua permite que as fronteiras dos países sejam contadas ou ignoradas conforme desejado. A contagem atual do Projeto Joshua para grupos de pessoas por país (PGIC) é de aproximadamente 16,

Lista Resultante

Método de Contagem

Total de Povos

Inalcançado

Peoplegroups.org / CPPI

Povos por País

11.500

~ 6.800

Projeto Joshua

Povos por País

17.000

~ 7.000

Projeto Joshua

Povos sem fronteiras de país

10.200

~ 4.400

Povos unimax

Misturado

24.000

~ 8.000

Tabela 3. Resumo das contagens de grupos de pessoas

Pontos fortes e fracos do modelo

Os vários modelos têm qualidades diferentes e servem a propósitos diferentes. Uma lista etno linguística de povos tem um critério um tanto quantificável, a saber, o idioma, e serve como um alvo útil para ministérios voltados para o idioma, como transmissão de rádio, produção do filme Jesus, tradução da Bíblia, etc. Uma lista de povos étnicos considera distintivos não linguísticos que criam barreiras significativas de aceitação e apresenta uma meta de implantação de igrejas que começa a quantificar algumas dessas barreiras de aceitação. Um modelo estimado serve como um lembrete da tarefa final, ainda não quantificada.

Outros fatores nas contagens de grupos de pessoas

Ao comparar listas de pessoas, deve-se ter cuidado para compreender todos os fatores. Por exemplo, algumas listas têm pontos de corte de população. Por exemplo, a lista da Associação de Missões da Índia (IMA) para a Índia corta a população em 10.000, produzindo cerca de 950 grupos. Outro exemplo é a lista KS Singh / ASI para os povos da Índia, que geralmente divide os grupos de pessoas por fronteiras estaduais, resultando em um total de cerca de 4.700 grupos para a Índia. A compreensão desses tipos de fatores ajuda a explicar as diferentes contagens resultantes.

Então, qual é a resposta?

 

Então, depois de tudo isso, qual é a resposta para a simples questão de quantos grupos de pessoas existem? Depende, se se referir a povos etnolingüísticos entre 11.500 e 13.000 e se se referir a povos unimax cerca de 24.000 (de acordo com as estimativas), dos quais cerca de 16.300 estão listados aqui como povos 'étnicos' (cultural-etno-lingüísticos). . Ou se referindo a povos étnicos (cultural-etno-linguísticos) sem referência às fronteiras do país cerca de 9.800. Todas as respostas estão certas dependendo da perspectiva.

Que o Senhor continue a conceder sabedoria e discernimento a todos os esforços que procuram ajudar a esclarecer a tarefa inacabada da Grande Comissão.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para a atualização e manutenção deste Blog. Que Deus abençoe e multiplique as suas bençãos!

My Instagram

Classificação da Perseguição Religiosa 2020

Classificação da Perseguição Religiosa 2020
Classificação dos 50 Países com Perseguição Religiosa, onde seguir à Jesus pode custar a vida. Atualizado em 2020.

O Evangelho de Jesus Cristo, alçando o Mundo!