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domingo, 19 de abril de 2015

Ciência Cristã...

Ciência Cristã

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Introdução:

Quanto mais se considera a origem da religião chamada Ciência Cristã, mais se dá conta de que é um sistema de escapismo. Nega a existência da matéria, do sofrimento, da enfermidade, do pecado e de todo o mal. Diz que estas são apenas idéias errôneas, pois na realidade tudo é bom, tudo é perfeito. Estas idéias nos fazem pensar na característica que a lenda popular atribui ao avestruz. Dizem que essa ave enorme, ao ver-se ameaçada por algum inimigo, mete a cabeça na areia para esconder-se. Já que não vê o inimigo, crê estar salva. Veja Mt 7 15.
1. Breve Histórico.

A Ciência Cristã é uma mistura de filosofia, sistema de cura e religião. Na realidade, não tem nada de ciência nem de cristã. Foi fundada por Mary Baker Eddy, nascida em 15 de junho de 1821, em Bow, Estado de New Hampshire, E.U.A. A Sra. Eddy quando jovem pertenceu a Igreja Congregacional de Tilton, mas na realidade não passou pela experiência da conversão. ( Jo 3.3)

a) Primeiros passos para formação da seita
Apesar de Mary Baker ter sido recebida como membro da Igreja Congregacional, foi influenciada por um "curandeiro" popular chamado Fineas Quimby que anunciava um novo método de curar os enfermos, não pela medicina, mas ensinando aos enfermos a natureza de seu mal. Dizia-lhes que podiam curar-se por seu estado mental. Mary procurou Fineas Quimby a fim de buscar alívio para seus males crônico. Este lhe disse que ela não tinha nada de enferma. O que se passava com ela era que seu espírito refletia a angústia sobre o corpo.

b) Os escritos de Mary Baker Eddy.
Depois da morte de Quimby, Mary sentiu-se inspirada a repartir com outros a grande verdade que havia descoberto. Em 1875 publicou o livro que chegou a ser a autoridade suprema na religião que ela fundou. Chama-se "Ciência e Saúde como Chave das Escrituras". Ela afirmava havê-lo escrito sob inspiração divina, porém as investigações posteriores revelaram que copiou trinta e três páginas de um manuscrito do Dr. Lieber sobre os escritos de Hegel. Em seu livro, Mary ia além das teorias de Quimby, pois negava a existência não somente da enfermidade, mas da própria matéria. Afirmava que toda aparência de matéria ou de experiência mortal é somente uma ilusão, um sonho. Em realidade tudo o que existe é Deus. Ele é tudo em tudo. Nosso espírito é uma parte dele, e portanto, bom. Não há tal coisa como pecado ou morte. Deve-se aplicar a "ciência cristã" e negar tais ilusões para que desapareçam essas idéias errôneas. Esse é o ensino básico que ela apresentava.

c) A fundação da seita:
Em 1879 foi organizada a primeira Igreja de Cristo Cientista. Conta atualmente com milhares de adeptos ao redor do mundo. Antes de sua morte, em 1910, Mary Baker Eddy amontoou uma fortuna com o lucro da venda de seus livros ; pois estes escritos ensinavam como receber a cura das enfermidades.

2. Doutrinas da "Ciência Cristã":

Muitas pessoas são enganadas pela hipocrisia do nome e crêem que é simplesmente outra Igreja cristã. Notam que se cantam hinos e se lê a Bíblia e não se dão conta do paganismo do sistema. Pouco a pouco vão sendo doutrinados até serem transformados em vítimas do erro. Enfim, começando com a fundadora, parece que alguns abraçam essa fé num esforço de achar algum escape das realidades intoleráveis da vida. Veja 1 Tm 6.20 como Paulo enfatiza a falsa ciência.

a) Sobre a Bíblia.
Embora a senhora Eddy tenha dito que a Bíblia era sua autoridade, por outra parte afirma que tantos erros têm se insinuado na Bíblia que já não se pode aceitá-la como verdadeira. Sempre que uma declaração bíblica esteja em contradição com a ciência Cristã , a senhora Eddy diz que trata de um erro da Bíblia. Dizia que a tradução literal da Bíblia as faz sem valor, e ainda é base para incredulidade e o desespero. Como refutação podemos afirmar que a experiência de milhões de cristãos demonstra que a leitura e interpretação literal da Bíblia, longe de levar-nos à incredulidade e ao desespero, tem operado maravilhas em suas vidas, cumprindo 2 Tm 3.16-17.

b) Sobre Deus:
Em resposta à uma pergunta: Existe uma divindade pessoal? Escreve ela: "Deus é amor, e amor é um princípio, não uma pessoa. Este princípio é Mente, substância, Vida, Verdade, Amor. Interpretado corretamente, princípio é o único termo que expressa completamente as idéias de Deus. Uma Mente, um homem perfeito, e Ciência divina". Somente com essas citações observamos vários conceitos heréticos sobre Deus. Os fundamentos básicos de todo o sistema descansam sobre o conceito panteísta de Deus, isto é, que Deus é tudo e tudo que existe: Deus é tudo em tudo. Se Deus é tudo o que existe, então só existe o bem. Isso todos nós sabemos que não é verdade. Os fatos estão diariamente diante de todos nós. Deus é uma pessoa que se revela aos homens e fala através de Jesus Cristo conf. Hb 1.1. Veja ainda Is 43.10.

c) Sobre o Espírito Santo:
A ciência Cristã nega a doutrina da trindade. A senhora Eddy diz: "A teoria de três pessoas em um Deus sugere politeísmo em vez do único sempre presente "Eu Sou". A ciência cristã é o Espírito Santo. Nas palavras de São João: "Ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco". Este Consolador entendo ser a "Ciência Divina"., conf. a Senhora Eddy. De acordo com a Bíblia temos outro ensinamento; pois o Espírito Santo é uma pessoa e é Deus. Ele intercede pelos crentes (Rm 8,26,27). Pode ser entristecido ( Ef 4.30). A doutrina da Trindade foi ensinada pelo próprio Cristo. Veja Mt 28.19. Paulo cria nela (2 Co 13.14 Veja também Jo 16.7; Atos 5.3,4; 8.19,20. Isso não significa que temos três deuses, mas que o nosso Deus se revela de três maneiras. Como Pai, como Filho e Espírito Santo.

3. Outros Erros Doutrinários:
As seitas sempre se caracterizam por uma falsa hermenêutica. Seus erros doutrinários são frutos de falsas interpretações. O Apóstolo Pedro admite que há certas coisas difíceis de entender, e que os ignorantes e indoutos e inconstantes torcem igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição. (2 Pe 3.16). E para maior desgraça e calamidade, quando estes ignorantes nos conhecimentos hermenêuticos se apresentam como doutos, torcendo as Escrituras para provar seus erros, arrastam consigo multidões à perdição.

a) Sobre a Encarnação de Cristo e sua Divindade:
Para a ciência cristã, Jesus era simplesmente uma idéia, "o resultado da consciente comunhão de Maria com Deus", segundo a senhora Eddy. "Jesus não era o Filho de Deus num sentido diferente daquele em que todo homem é filho de Deus. Jesus é o ser humano, e Cristo a idéia divina". Segundo a Bíblia, infalível palavra de Deus, a encarnação de Jesus uniu a natureza humana e a divina em uma só personalidade, a qual retém eternamente. Veja Lc 1.30-35; Mt 1.18-23; Jo 1.1, 18; Hb 13.8.

b) Sobre a Ressurreição e a ascensão de Jesus:
A ciência Cristã também nega a realidade da morte e ressurreição de Jesus. Com o objetivo de adaptar-se ou ajustar-se às idéias imaturas com respeito ao poder espiritual, Jesus denominou seu corpo de carne e ossos". O que os evangélicos chamam de ressurreição era a demonstração da Ciência Divina, o triunfo da Verdade e do Amor imortal sobre o erro". O que a Palavra de Deus nos ensina é que Cristo Morreu, foi sepultado, ressuscitou ao terceiro dia segundo as Escrituras e que foi visto por vários irmãos depois de sua ressurreição conf. 1 Co 15.3-6. Veja ainda 1 Co 15.14-21; Jo 1.14; 2 Tm 2.8; At 1.1-3,9-11; Lc 24.39,44-46; 50-51; Hb 4.14.

c) Sobre a segunda vinda de Cristo:
A ciência cristã ensina que a Segunda vinda de Cristo é o despertar de um sono enganoso para dar-se conta da verdade. Segundo a Bíblia Jesus voltará ao mundo tal como se foi ( At 1.11; 1 Ts 4.16,17; Mt 24.23-31,36-44). Cristo já descreveu a maneira de sua vinda. Seguramente ele sabe muito mais que a senhora Mary Baker Eddy.

4. Os falsos Mestres diante da Bíblia: 

Não há livro mais perseguido pelos inimigos, nem livro mais torturado pelos amigos , que a Bíblia sagrada, devido à ignorância da sadia regra de interpretação. Esta dádiva do céu não nos veio para que cada qual a use a seu próprio gosto, mutilando-a, tergiversando ou torcendo-a para própria perdição.

a) Não respeitam a inspiração divina da Bíblia:
Normalmente seus ensinos estão acima da inspiração da Bíblia. Usam-na apenas naquilo que lhes convém. Subtraem ou acrescentam ao texto aquilo que a Bíblia não diz, e afirmam ser isso uma inspiração divina, desprezando todo o contexto escriturístico. Ignoram que os escritores Bíblicos foram plenamente inspirados, conf. 2 Pe 1.21 "Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo". Veja 2 Tm 3.15,16 etc.

b) Negam as doutrinas básicas da Bíblia:
Algumas defendem uma ou outra doutrina, apenas como um chamariz ou coisa parecida; mas normalmente atacam as principais doutrinas, alegando que todos os cristãos anteriores cometeram erros. Somente a partir da "suposta revelação" , do fundador ou fundadora da seita é que as verdades foram esclarecidas. Conforme já vimos em outras lições, seus escritos são colocados como chaves para compreensão das Escrituras ou que se não possuírem Bíblia, mas tendo seus escritos em mãos é a mesma coisa que as Escrituras. Veja 2 Tm 4.1,2; 2 Pe 1.20; 2 Pe 2.1,2; 1 Jo 4.1 etc.

c) Sustentam suas heresias como "Revelações extra-Bíblica".
Como prova, citaremos mais alguns absurdos da senhora Mary Baker Eddy. Usando sua revelações especiais disse que o "diabo é o mal irreal da mente falsa e mortal e que a oração não é petição, mas afirmação. Os anjos são somente pensamentos puros da parte de Deus; o homem foi e será sempre perfeito, e incapaz de pecar e que não existe inferno nem juízo nem um céu literal. Para reforçar seu ensinos alega que a Bíblia deve se interpretada pela metafísica. Para o leitor e estudioso das Escrituras, esses pensamentos são todos heréticos porque condiz com a Bíblia. Veja 2 Jo v. 7-10.

Questionário:

1. O que é ciência cristã segundo a lição?
R: Uma mistura de filosofia , um sistema de cura e religião.
2. Quem foi a fundadora da seita?
R: Mary Beker Eddy.
3. O que diz a ciência cristã sobre a tradução literal da Bíblia?
R: Sem valor e conduz a incredulidade a ao desespero.
4. Qual é a autoridade doutrinária da ciência cristã?
R: O Livro escrito pela fundadora Ciência e Saúde como Chave das Escrituras.

5. Como reagem os falsos mestres diante da Bíblia?
a) Não respeitam sua inspiração divina. b) Negam suas doutrinas básicas. c) Sustentam suas heresias como revelações extra-bíblica.
Suprimento para Professores:

Introdução:

Organização: Igreja da Ciência Cristã. Fundação: 1879. Fundadora: Mary Baker Eddy.
Autoridade: Ciência e Saúde como Chave das Escrituras de M .B. Eddy.
Teologia: Panteísta. Não existe matéria.
Atração especial: Poder mental que produz o bem-estar. Negação do pecado. Cura pela negação da enfermidade. Sistema de escape.
Atração especial da seita Ciência Cristã: A atração principal dessa seita é a cura dos enfermos. Outra é a atitude otimista e tranqüila de seus membros. A doutrina da não existência do pecado, de que tudo é ilusão, tranqüiliza a consciência , sem que a alma rebelde tenha de humilhar-se em arrependimento. O disfarce do ensino sob o nome de Ciência, cega os membros com as muitas contradições que contém. Entretanto, o orgulho natural se compraz na superioridade intelectual que a pessoa tenha, para poder compreender e praticar uma religião incompreensível para com a maioria das pessoas. Muitas pessoas são enganadas pela hipocrisia do nome, crêem que é simplesmente outra Igreja cristã.
A vida de Mary Baker Eddy: Desde sua infância não faltaram a Mary Baker as circunstâncias que a fizeram buscar um escape da realidade. Foi uma criança sensível que padecia de ataques nervosos. Atribulava-se com sua falta de experiência com Deus, porém, quando falava com seu pastor a respeito disso, ele não podia ajudar.

Suprimento Sobre a Bíblia: A Senhora Eddy e seus adeptos amontoaram para si duplo castigo pelo costume de torcerem as Escrituras, pervertendo o seu significado, e por acrescentarem às Escrituras com afirmações que os escritos próprios da fundadora são a palavra perfeita de Deus, inspirada sem erro pelo Espírito Santo. É "outro evangelho" que traz sobre si o anátema de Deus ( 2 Pe 3.16; Gl 1.8,9 ; Ap 22.18,19; Mc 2.24; Jo 5.39). O Salmo 119, em seu louvor das sagradas Escrituras não diz nada da necessidade de uma chave para entendê-las.
Suprimento sobre Deus. A Bíblia toda apresenta o conceito de um Deus pessoal que criou o universo material. Embora esteja em todas as partes (é onipresente), têm sua existência à parte de suas obras. As obras de sua criação, o homem, por exemplo, não formam uma parte do Ser divino. A negação da realidade do material contradiz o livro de Gênesis e toda a apresentação bíblica de Deus como criador ( Gn 1 e 2; Sl 8.3-9; 1 Co 15.38-41; Jo 3.6; 2 Co 5.6).
O Panteísmo.  O Panteísmo ensina que no Universo, Deus é tudo e tudo é Deus. Deus é, não só parte do Universo criado, Ele seria o próprio universo. Essa é a base da doutrina do panteísmo. Esse panteísmo, na verdade confunde o criador com a criação. Deus não criou outro Deus chamado natureza. Ele é único. Isaias 43.10.

Suprimento p/ o tópico a Encarnação de Cristo: Se Jesus fosse a parte humana e Cristo a parte Divina, somente Jesus teria morrido na cruz, e somente Cristo teria ressuscitado. Porém as Escrituras indicam que Cristo morreu e Jesus ressuscitou, mostrando que ambos são uma mesma pessoa ( 1 Pe 1.18-21; Hb 9.14,28; Atos 1.11; 1 Ts 1.10). Este tipo de heresia existe desde os primeiros séculos do cristianismo. Certo gnóstico, por nome de Cerinto, habitante da Ásia Menor, tinha a opinião que Jesus fora unido a Cristo, o Filho de Deus, por ocasião de seu batismo, e que Cristo abandonou o Jesus terreno antes da crucificação. Outra teoria docética, associada a Basílides, sugeria que ocorrera um engano, que Simão, o Cireneu fora crucificado em lugar de Cristo, escapando Jesus, desse modo, da morte da cruz. Conf. Bengt Hagglund em História da Teologia p 18.
Advertências:
       
"Guarda o que te foi confiado, evitando os falatórios inúteis e profanos, e as contradições do saber, como falsamente lhe chamam, pois alguns, professando-o, se desviaram da fé" (1 Tm 6.20).
A ciência cristã pretende curar pelo poder da mente. Dirige a fé da pessoa ao poder mental. Antes, deve-se dirigir a fé para a pessoa e obra de nosso Senhor Jesus Cristo, para receber dele a cura de nossos males. Devemos combater a tendência de dar demasiada ênfase à fé da pessoa que ora pelos enfermos. Por incrível que pareça, muitos não sabem administrar certos dons dados por Deus e acabam se transformando em deuses, desviando-se completamente do caminho da verdade. Nunca devemos nos esquecer que se Deus nos usa, a glória e a honra é somente dEle. No caso da ciência cristã, podemos afirmar sem medo de errar que as operações de curas não vem de Deus. O diabo também faz seus milagres. A fé de um cristão não pode ser circunstancial, deve estar além das dificuldades momentâneas. Se alguém confessar ser cristão só porque foi curado ou conseguiu um emprego é possível que quando ficar desempregado ou doente novamente, deixe Jesus; mas, se a sua fé estiver além disso, como diz Habacuque 3.17,18 "Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas, todavia , eu me alegrarei no SENHOR, exultarei no Deus da minha salvação". Essa é a fé real, que uma vez foi dada aos santos e está além das circunstâncias. conf. Jd v. 3.
Fonte de Estudos e Pesquisas: http://solascriptura-tt.org/Seitas/CienciaCrista-PlanetaEv.htm

A Revelação e a Comunicação de Deus aos Homens...

A Revelação e a Comunicação de Deus aos Homens!


Definição da Doutrina
 
A doutrina da Comunicação de Deus aos homens é amplamente confirmada nas páginas das Sagradas Escrituras. Este ensino subordina-se a um outro: o da Revelação de Deus aos homens. A Doutrina da Revelação de Deus trata da manifestação que Deus faz de si mesmo e de sua vontade aos homens (Amós 3.7).
 
Necessidade da doutrina
 
A doutrina da Revelação de Deus aos homens não é apenas necessária como também plausível. Dois fatores tornam essa doutrina indispensável: o implícito e explícito.
a) Implícito: O fator implícito diz respeito ao que Deus é em sua natureza incomunicável, transcendente, infinita, incapaz de ser conhecido pela razão, cognoscibilidade ou aferimentos humanos (Jo 1.18; 1 Tm 6.16). Em diversas perícopes as Sagradas Escrituras afirmam a incapacidade humana em conhecer a Deus em sua plenitude e glória: Ele habita em "luz inacessível" (1 Tm 6.16) e "nunca foi visto por alguém" (Êx 33.20; Jo 1.18).
 
b) Explícito: O fator explícito refere-se à natureza finita, temporal e vulnerável do homem. O cognoscível não é capaz de apreender o Incognoscível; o finito não compreende o Infinito; o mortal está aquém do Eterno: "Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento" (Is 40.28).
 
Definição de Revelação
 
a) Antigo Testamento. O hebraico bíblico possui diversas palavras que correspondem ao termo "revelação" na língua portuguesa. Contudo, o vocábulo gālâ, isto é, "descobri", "revelar", "tirar" é usado em sentido reflexivo com o significado de "desnudar-se" ou "revelar-se", como por exemplo, na revelação de Deus a Jacó (Gn 35.7). A Septuaginta (LXX) traduz o vocábulo na passagem citada por "epephánē", "manifestação", "aparição", ou "revelação" (epifania).
 
b) Novo Testamento. O grego neotestamentário emprega a palavra "apokalypsis"com o sentido de "revelar" ou "desvendar". Lucas (2.32), por exemplo, a emprega com a conotação de "tirar o véu", "revelar" – "phos eis apokalypsin". Em seu aspecto geral ou particular, revelação sempre estará atrelada aos conceitos de "manifestar", "tornar claro", "tirar o véu", "dar a conhecer" (Rm 16.25).
Por conseguinte, a doutrina da revelação de Deus nas Escrituras descreve a comunicação, revelação e manifestação sobrenaturais de Deus ao homem, revelando sua mensagem, propósitos e decretos.
 
Revelação e Teofanias
Teofania é um termo grego composto pelo substantivo "theós" e pelo verbo "phaneróō" que significa "revelar", "mostrar" ou "fazer conhecido". Teofania é o modo múltiplo, variegado, misterioso com que Deus se revela ou se manifesta ao homem. As teofanias são desdobramentos da revelação de Deus, de sua natureza, caráter e atributos de modo compreensível ao homem. As teofanias são:
 
a) visíveis (Gn 16.11,13; Êx 3.2-6; 19.18-20; Dn 7.9-14, etc), ou
 
b) audíveis (Gn 3.8; 1 Rs 19.12,13; Mt 3.17, etc).
 
Através dessas passagens percebemos que as teofanias, como veículos da revelação de Deus, podem ser:
a) humana (Gn 18.1,2,13,14),
 
b) angélica (Jz 2.1; 6.11,14), e
 
c) não humana (Gn 15.17; Êx 19.18-20).
 
Algumas dessas manifestações são, de acordo com muitos biblicistas, "cristofanias" (Jo 12.40,41).
 
Nas teofanias sempre é Deus quem toma a iniciativa de se auto-revelar. Essas manifestações são parciais, temporárias e não descrevem a completude da natureza divina. A única revelação permanente e completa do Pai foi realizada na Encarnação do Filho que, embora distinto do Pai, participa da mesma divindade (Jo 1.1,14-18).
 
Revelação Passiva e Ativa
 
A revelação de Deus deve ser entendida como o instrumento de imediata comunicação de Deus ao homem. Na revelação, Deus auxilia os homens a compreenderem Sua natureza e propósitos (Dt 4.29; Jr 33.3). As Escrituras demonstram vários níveis dessa comunicação, seja particular seja coletiva (Gn 2.16; 3.8,9; Gn 12.1; 15.1; 18.16; Êx 3.4; 19.3,9; 1 Sm 3.1; Is 6.1). Isto posto, a revelação proveniente e determinada por Deus é uma comunicação pessoal. O alvo final da revelação divina é que o homem venha conhecer a Deus de modo real e pessoal. Essa revelação manifesta-se bilateralmente:
 
Revelação ativa: É a revelação direta de Deus, enquanto Se dá a conhecer aos homens (Êx 3.1-6).
 
Revelação passiva: É o conhecimento de Deus que é passado de geração a geração (Dt 4.10).
A revelação passiva é o conhecimento de Deus que é comunicado aos homens através de um interlocutor, enquanto a ativa é a revelação direta de Deus ao homem, sem qualquer intermediário. Na passiva, Deus não se revela diretamente ao homem como o fez com Moisés, mas usa um intermediário (profeta, sacerdote, anjos, etc) para comunicar à sua mensagem aos seus servos.
No âmbito da revelação passiva é que encontramos a Revelação Geral de Deus (Gn 1; Sl 119; 148; Rm 1.20-23). Revelação Geral é o termo teológico que descreve uma forma de "teologia natural" (Sl 8; 19.1). Essa revelação acha-se impressa na criação. Apesar de não ser uma revelação pontifícia, como a Revelação Especial – o Logos Encarnado (Logos Theou) – e a Epistemológica (Rhema Theou), contudo, possui predicativos suficientes para que o homem conheça a Deus e o adore, bem como servirá de base para o julgamento dos ímpios (Rm 1.21-32; 2.1-8).
 
Revelação Geral ocorre de duas formas distintas: uma revelação externa na criação, a qual proclama o poder, a sabedoria e a bondade de Deus e; a revelação interna da razão e da consciência em cada indivíduo (Rm 12.16; Jo 1.9).
 
A teologia cristã reconhece tanto a Revelação Geral quanto a Especial, como dois modos progressivos da auto-revelação de Deus. Porém, o ápice da revelação divina ocorre através do Verbo Vivo e da Palavra Escrita (Jo 1.1,14-18; 14.8,9; Hb 1.1-3). Estas revelações são os desvendamentos que Deus faz de si mesmo aos homens de modo imediato e sobrenatural. O Logos Encarnado revelou o Pai. A Palavra escrita registrou essa revelação e o seu progresso (Hb 1.1-3; 2 Pe 1.10,21; Gl 1.12). O propósito da revelação de Deus é que o ser humano o conheça, ame-o e o adore (Is 43.7; Sl 22.22; 149.6).
 
Proposições dogmáticas
 
a) As Escrituras pressupõem não apenas que Deus pode ser conhecido, mas que realmente é conhecido, porque Ele Se revela a Si mesmo;
b) O conhecimento de Deus revelado ao homem é justamente aquele que satisfaz a fome de natureza espiritual;
c) O conhecimento de Deus revelado resulta em adoração e obediência inteligente à Sua vontade;
d) Deus pode ser conhecido à medida que Se revela a Si mesmo ao se comunicar com os homens;
e) Através do conhecimento de Deus o homem fica habilitado a reconhecer as verdadeiras manifestações ou revelações da natureza e da vontade do Senhor.
f) As Escrituras ensinam a impossibilidade de se conhecer a Deus em Sua natureza transcendental (Jó 11.7; 1 Tm 3.16);
g) A finalidade das Escrituras é a de fazer Deus conhecido por Suas atividades na história e nas experiências que homens fiéis tenham com Ele (Rm 1.19).

sábado, 18 de abril de 2015

Pequena História da Escola Biblica Dominical


A escola biblica dominical é uma das instituições mais úteis, benéficas e duradouras da história do protestantismo. Ela se insere no contexto mais amplo da educação religiosa ou educação cristã, que sempre tem sido uma preocupação da Igreja, desde os tempos apostólicos. O interesse em instruir, educar e capacitar o povo de Deus foi muito importante no Antigo Testamento, no contexto da família e da vida religiosa de Israel. No período interbíblico surgiu uma importante agência educativa judaica que foi a sinagoga. O ensino recebeu enorme ênfase no ministério de Jesus, que foi mestre e reuniu em torno de si os seus discípulos. Na igreja primitiva, as atividades didáticas foram fundamentais para a propagação e consolidação do novo movimento, como se pode verificar amplamente nos livros do Novo Testamento.

1. Um notável pioneiro

A moderna instituição conhecida como “escola dominical” teve como seu principal fundador o jornalista inglês Robert Raikes (1735-1811). Ele era natural da cidade de Gloucester e em 1757, aos vinte e dois anos, sucedeu o pai como editor do GloucesterJournal, um periódico voltado para a reforma das prisões. Nessa época, estava ocorrendo na Inglaterra o extraordinário avivamento evangélico, com sua forte ênfase social. Inspirado por outras pessoas, Raikes iniciou uma escola em sua paróquia em 1780. Ele ensinava crianças pobres de 6 a 14 anos a ler e escrever e dava-lhes instrução bíblica.

A idéia de Raikes rapidamente se alastrou pelo país. Apenas cinco anos mais tarde, em 1785, foi organizada em Londres uma sociedade voltada para a criação de escolas dominicais. Um ano depois, cerca de 200.000 crianças estavam sendo ensinadas em todo a Inglaterra. No princípio os professores eram pagos, mas depois passaram a ser voluntários. Da Inglaterra a instituição foi para o País de Gales, Escócia, Irlanda e Estados Unidos.

2. Difusão nos Estados Unidos

No fim do século 18, quando ocorreu a independência dos Estados Unidos, muitas crianças, especialmente pobres, não tinham acesso à educação. As escolas dominicais vieram suprir essa carência, além de unir o ensino religioso ao ensino geral. A primeira escola dominical americana surgiu numa residência da Virgínia em 1785. Na década seguinte, foram criadas escolas em Boston, Nova York, Filadélfia, Rhode Island e Nova Jersey. Destinavam-se a crianças que careciam de educação, muitas das quais trabalhavam em indústrias. Na cidade de Pawtucket, Estado de Rhode Island, foi iniciada uma escola na primeira usina de algodão dos Estados Unidos. Os primeiros dirigentes em geral eram leigos e líderes comunitários; o texto usado era a Bíblia e as matérias incluíam leitura, redação e valores cívicos e morais. Essas escolas dominicais prepararam o caminho para a criação de escolas públicas.

3. A organização do movimento

A partir de 1800, os propósitos das escolas dominicais americanas passaram a ser instrução e evangelismo; elas transmitiam valores cristãos e o espírito democrático da nova nação. Era um trabalho não-denominacional ou, como se dizia na época, uma “associação voluntária”, reunindo pessoas de diferentes igrejas. Em 1824 foi fundada a União Nacional de Escolas Dominicais, que organizou os líderes, publicou literatura e criou milhares de escolas no interior do país. Na mesma época, muitas denominações começaram a criar as suas próprias uniões de escolas dominicais.

Até a década de 1870, existiram dois tipos de escolas dominicais: (a) missionárias, que evangelizavam crianças em áreas rurais e bairros pobres das grandes cidades; (b) eclesiásticas, que educavam os filhos dos membros das igrejas. Em 1869 reuniu-se a primeira Convenção Nacional de Escolas Dominicais (passou a denominar-se Convenção Internacional em 1875). Uma comissão passou a preparar um currículo de lições padronizadas para uso geral (Lições Internacionais). Surgiram normas para o uso do tempo e do espaço nas igrejas e o sistema foi levado para os campos missionários no exterior.

No final do século dezenove, 80% dos novos membros ingressavam nas igrejas através das escolas dominicais. Em 1905, foi criada a Associação Internacional de Escolas Dominicais, que passou a promover convenções em muitos países, algumas das quais tiveram a presença de brasileiros.

4. A Escola Dominical no Brasil

A escola dominical chegou ao Brasil como as primeiras missões protestantes. A primeira escola dominical permanente foi fundada pelo casal Robert e Sarah Kalley em Petrópolis, no dia 19 de agosto de 1855. Sarah Kalley havia sido grande entusiasta desse movimento na sua pátria, a Inglaterra. A primeira escola dominical presbiteriana foi iniciada pelo Rev. Ashbel Green Simonton em maio de 1861, no Rio de Janeiro. Reunia-se nos domingos à tarde, na rua Nova do Ouvidor. Essa escola aparentemente foi organizada de modo mais formal em maio de 1867. Um evento comum em muitas igrejas presbiterianas brasileiras nas primeiras décadas do século 20 era o “Dia do rumo à escola dominical”, quando se fazia um esforço especial para trazer um grande número de visitantes.

Um destacado incentivador das escolas dominicais foi o Dr. Eliézer dos Santos Saraiva (1879-1944), presbítero da Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo, que promoveu as primeiras convenções de escolas dominicais do Brasil, bem como encontros de confraternização e piqueniques. Outro grande incentivador foi o Rev. Erasmo de Carvalho Braga (1877-1932), que traduziu, adaptou e escreveu por vários anos as Lições Internacionais (Livro do Professor, 1921-1929), um valioso material para crianças, jovens e adultos. No início do século vinte surgiu a União Brasileira das Escolas Dominicais, depois Conselho Nacional de Educação Religiosa, cujo trabalho foi continuado pela Confederação Evangélica do Brasil.

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