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quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

TEOLOGIA BÍBLICA DO NOVO TESTAMENTO...

Introdução - Conceito e Classificação de Teologia

 “A palavra teologia vem do grego Theós (Deus) e Lógos (linguagem que encerra idéia, palavra). Assim, teologia vem a ser idéia de Deus ou idéia a respeito de Deus... no sentido da linguagem elaborada, de um sistema de conhecimentos resultantes de estudo.”
A teologia alcança ao mesmo tempo o divino e o humano, o espiritual e o social, o eterno e o temporal:
 “A teologia preocupa-se em estudar Deus ...

“A Teologia do Novo Testamento é o estudo que enfatiza e soletra o conteúdo do Novo Testamento do ponto de vista teológico. ...a teologia neo-testamentária tem de pressupor o trabalho do exegeta para proporcionar os detalhes de interpretação de um texto.     A Teologia Bíblica difere, também, da Teologia Sistemática.  Esta trata mais sistematicamente e compreensivamente de doutrinas como Deus, homem, pecado e salvação.  A Teologia Sistemática está interessada em relatar os materiais tanto bíblicos quanto perspectivas históricas para o tempo moderno.   A Teologia Bíblica defere da Teologia Histórica e da História Eclesiástica sendo um prólogo ou primeiro capítulo para estas.   A Teologia Bíblica deve proporcionar as normas pelas quais as outras podem ser avaliadas.” (Dr. Broadus Hale)

CLASSIFICAÇÃO DA TEOLOGIA

1.   Teologia naturalista ou teodicéia (melhor termo)
É a busca pelo conhecimento divino utilizando-se do meio de observação humana da natureza e da racionalização humana.
2.  Teologia Sistemática
É a organização dos fatos teológicos, na forma de um sistema racional; tendo como fontes: a revelação e a filosofia e várias outras ciências como a antropologia e a etnografia. 
3.  Teologia Bíblica (Teologia Exegética ou Positiva)
    Tendo como fonte exclusiva as Escrituras Sagradas.  Estabelece os fatos teológicos, tendo como pontos de vista a Revelação, historicidade e experiências. 
4.   Teologia Bíblica do Novo Testamento
    —    Objetivo específico é o de conhecer Deus através da pessoa de Jesus como a imagem de Deus invisível (Colossenses 1.15). 
  —    Visa também conhecer as experiências dos cristãos sob a influência dinâmica do Espírito Santo, e interpretar suas novas atitudes, em função da nova vida (regenerada) que alcançaram.
   —    Basicamente, é a busca por conhecer as Escrituras do Novo Testamento de maneira especializada, tendo-a como a única fonte confiável, infalível e última na formação do corpo de doutrinas cristãs,  que conduz à prática e propicia respostas às inquirições humanas.
  
FATORES FORMATIVOS DA TEOLOGIA (Autêntica)

FATOR Nº 1  Jesus Cristo é uma pessoa Real, Histórica e Divina.

FATOR Nº 2  Aceitação e Credibilidade das Escrituras Sagradas (Neo-Testamentárias)

FATOR  Nº 3  Reconhecer e Aceitar a Real Atuação do Espírito Santo na Vida dos Cristãos.

FATOR Nº 4  Entender e Explicar as Experiências Espirituais dos Cristãos Referidos nas Escrituras do Novo Testamento Sujeitos à Operação do Espírito Santo.

VALOR E NECESSIDADE DA TEOLOGIA
        Reconhecemos, também, que há teologias que em nada contribuem ao fortalecimento da fé, não exercem motivação ou estimulo paro o  crente viver e agir conforme a vontade de Deus.   Isto acontece porque tais teologias exercem um caráter puramente especulativo, filosófico e inclinações confusas e indutoras de disputas infrutíferas.
        A Teologia desenvolvida sem as aberrações dos que a desprezam, ou dos que a supervalorizam, é fiel à natureza e finalidade do Evangelho, e representa um grande e necessário valor para a vida dos filhos de Deus.
A Teologia é necessária em virtude da necessidade de conhecimento da natureza intelectual do ser humano.
        A Ausência da teologia verdadeira —  falta de compreensão adequada das coisas de Deus — possibilita duas distorções: a superstição e o fanatismo:
         
A Teologia É Necessária em Virtude da Relação que Existe entre a Verdade Sistematizada e o Desenvolvimento do Caráter Cristão.

A Teologia É Necessária porque Ajuda os Pregadores a Definir e Expor as Doutrinas do Cristianismo.  

A Teologia É Necessária como Meio de Defesa da Religião que se Professa.

A Teologia É Necessária à Propagação do evangelho e à solidificação de seus resultados. 

TEOLOGIA  E  RELIGIÃO
Teologia e Religião são realidades distintas, independentes mas coexistentes.
            Religião é a realidade espiritual vivida pelo adorador.
            Teologia é o processo de conhecimento que analisa, interpreta, compreende, sistematiza e expõe por meio de interpretações a compreensão aos homens.
Religião é vocábulo que vem do latim:
(a)    Religare = “voltar a unir”
(b)   Religere = “tomar de novo um caminho”  /  De onde vem o termo Religio(religião) = “exato cumprimento do dever(para com os deuses)”

TEOLOGIA   E  CIÊNCIA
        A Ciência trata do conhecimento e controle dos fenômenos, por meio de análise, experiência e leis que  regulam e que manipulam os controles do conhecimento e os dirija aos fins práticos da vida humana.
        A Teologia trata da fé, é um terreno espiritual, subordinada à revelação divina e que diferentemente da ciência, não pode ser experimental (analisada em laboratório).
 II – TEOLOGIA BÍBLICA DO NOVO TESTAMENTO

1. O SURGIMENTO DA TEOLOGIA NEOTESTAMENTÁRIA EM TORNO DA PESSOA E DO ENSINO DE JESUS.
    Jesus Cristo, como pessoa histórica e divina É O FUNDAMENTO DA VERDADEIRA TEOLOGIA
    Jesus é o Padrão de aferição. (Efésios 2.21 a pedra angular do Edifício)
    Jesus é a convergência da interpretação das Escrituras. (primitiva, medieval, reformada, contemporânea):
    O Surgimento da Teologia em torno da Pessoa e do Ensino de Jesus.
            No princípio, tudo acerca de Jesus — os fatos e os ensinos — eram transmitidos oralmente. (Jesus escreveu uma única vez!)

Causas que Provocaram a Origem da Formação Teológica: Cartas de instrução dos líderes cristãos para o doutrinamento dos novos crentes.

1.  O Rápido Crescimento do Número de Crentes. 
-   Dificuldades para instruir oralmente. 
-   Conflitos de natureza múltipla: (heterogeneidade: judeus X prosélitos (gentios)  Atos 6.

2.  Dispersão dos Crentes.
-    Os primeiros 25 anos da história cristã, com perseguições, impulsionou a igreja na implantação do Evangelho pela Ásia e pela Europa, culminando no surgimento de muitas igrejas e instrução escrita a qual era lida perante a Congregação, copiada e enviada a outras igrejas.

3.   Surgimento de problemas de natureza comportamental.                     
          - Embates acerca dos costumes pagãos entre os convertidos, a moral do cristianismo.    Os Escritos surgiram para orientar objetivamente, fundamentados no ensino de Jesus — como os cristãos deveriam se portar entre os irmãos — o corpo de Cristo e entre os de fora, com um viver digno, segundo a vontade e o padrão de Cristo.
Ex.: Indisciplina nos cultos, a imoralidade sexual, o faccionismo entorno de nomes de pregadores, a crença nos dons espirituais e a falta de discernimento do sentido da Ceia do Senhor.

4.   Choque das esperanças cristãs com a hostilidade e crueldade do mundo que tinham de enfrentar.
-  Como entender à violência até o martírio, diante das promessas de Jesus.  Escrever para consolar os cristãos assoados pela perseguição e a perseverar na fé até o fim.

5.   Choque entre a mentalidade judaica e a gentílica no encontro de cristãos judeus e cristãos gentios.
-   Entrava-se em choque de ponto de vista (sistema) religioso originário (Atos 15)
-   Ex.: A ressurreição dos mortos,  a volta de Jesus,  a justificação pela fé sem as obras da lei, etc.

 6.  Infiltração de heresias nas fileiras cristãs.
-    Fábulas criadas pela mente humana, movida por fanatismo e superstição, infiltraram-se entre os cristãos e ameaçava a fé,  ou no mínimo, confundia os crentes.
-  Ex.: O legalismo.  O nicolaitismo.   O gnosticismo, combatido no Evangelho de João para provar que Jesus não era uma simples emanação de Deus, ou mera aparição incorpórea, mas sim a encarnação do Verbo.

OS ESCRITOS QUE HOJE FORMAM O NOVO TESTAMENTO.
             A formação do Novo Testamento, não originou com os Evangelhos, outros escritos surgiram primeiro, foram as cartas.   “Paulo por exemplo desenvolveu sua teologia a partir da pessoa, obras e ensinos de Jesus, e buscou alicerçar sua autoridade nessas realidades.  Quando Paulo disse aos Coríntios —‘Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei’ (1 Co 11.23) — ele estava revestido de autoridade em seu ensino por baseá-lo naquilo que havia recebido do próprio Senhor Jesus.   Em outras palavras, Paulo não quis construir um edifício por si mesmo, de sua própria sabedoria e invenção, mas ensinou o que aprendera de Jesus Cristo.” Ver também Gálatas 1.11,12;  2 Co 13.3; ver também o testemunho de Pedro em 2 Pedro 1.13-16.

            Os Escritos do Novo Testamento são autênticos e revestidos de autoridade, pois em última análise, fluíram da pessoa, obras e ensino de Cristo Jesus. 

            Qualquer teologia que colida com a pessoa de Jesus em sua historicidade e divindade — caráter milagroso de sua obra — é falsa e perniciosa ao Reino de Deus.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Evangelização Global! A convocação...

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Espalhe esta semente!

Cura da Depressão...

-Tema: CURA INTERIOR

Introdução: O Profeta Elias encontrou-se profundamente depressivo após uma grande vitória sobre os profetas de Baal. O desgaste emocional foi tão grande que não suportou a simples ameaça da rainha Jezabel.
Outros homens da Bíblia também passaram por momentos depressivos como Jó (Jó 3.1-25), Gideão (Juízes 6.6-15), Jonas (Jonas 2.1-10), Jeremias (Lamentações 3.1-16) e o próprio Senhor Jesus (Lucas 23.24).
Depressão é uma “pressão para baixo”, quando a pessoa se sente pressionada pelas angústias da vida. A descida de Elias ao fundo do poço da depressão passou por quatro degraus:

Degraus da decadência rumo à Depressão:
: ouvir o que o mundo diz



dúvidas e medo
fuga e isolamento
desilusão

Várias pessoas que estão em depressão hoje passaram por esta decadência, pois “um abismo chama outro abismo” (Salmos 42.7):
1º - começam ouvindo o que as pessoas dizem e às circunstâncias como Elias que deu ouvidos à Jezabel (v.2).
2º - depois vêm as dúvidas e o medo fruto da instabilidade em que se encontra, como Elias que temeu (v.3).
3º - em seguida a pessoa começa a se isolar e fugir dos outros, de lugares e situações que lhe incomodem, como Elias que fugiu para o deserto e nem quis a companhia de seu discípulo (v.3,4).
4º - a consequência é a total desilusão, ou o fundo do poço onde não há mais saída e a pessoa se entrega totalmente ao sofrimento, como Elias que chegou a pedir para si a morte de tão angustiado que estava (v.4). O pior grau depressivo é quando a pessoa não vê mais solução e pensa até em morrer.

Depressão tem cura?
Vamos entender o processo que Deus usou na vida de Elias para restaurar sua vida e meditar sobre a cura da depressão: 

1- Descansov.5 “deitou-se e dormiu” e v.6 “tornou a dormir”
Elias encontrou um lugar agradável para descansar embaixo de uma árvore e ali mesmo dormiu. Deus preparou aquele sono para recuperar suas energias.
Durante o sono o cérebro e o corpo recompõem suas forças. Um dos primeiros sintomas de pessoas que estão entrando em depressão é perder o sono. Por isso, para se recuperar é importante descansar.
Uma sociedade onde a cada dia o sono e o descanso são desvalorizados por um ritmo de vida descontrolado, colabora para que existam tantas pessoas depressivas.
 A Palavra de Deus promete que “aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, descansa à sombra do Onipotente” (Salmos 91.1). Então devemos pedir a Deus que nos conceda esta restauração orando “Em paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, só tu me fazes repousar seguro” (Salmos 4.8).
Você tem cuidado para tirar o tempo de sono necessário?
Descanse e renove suas forças para continuar!
                              
2- Alimentaçãov.6 “um pão cozido sobre pedras em brasa e uma botija de água” e v.7 “levantou-se, comeu e bebeu”
Ao acordar Elias encontrou um pão cozido quentinho e água fresca. Precisava se alimentar para restaurar suas forças físicas. Deus preparou aquele alimento para fortalecer Elias.
A alimentação precisa ser bem cuidada para que a pessoa não fique deprimida. Existem pessoas que sofrem de anemia ou falta de proteínas e sentem-se desmotivadas por isso. Também há aqueles que se alimentam inadequadamente se tornando obesas e perdendo a disposição.
Falta de cuidado com alimentação é uma característica de uma pessoa com depressão. No mundo atual a alimentação tem se tornado muito artificial e baseada mais no sabor que na nutrição. As pessoas não têm mais tempo para comer, tendo que fazer suas refeições até mesmo em pé.
Você tem cuidado de sua alimentação para ter uma vida saudável?
Procure se alimentar bem e adequadamente para ter mais disposição!

3- Exercícios: v.8 “caminhou quarenta dias e quarenta noites”
Depois de descansar e se alimentar, chegou a hora de Elias se exercitar. Uma caminhada de quarenta dias. Com isso Deus estava lhe preparando para continuar a sua caminhada de vida.
Caminhar, passear e divertir são atividades físicas que ajudam a arejar a mente. Uma pessoa que fica trancada em casa, não sente motivação para melhorar. É preciso se levantar e continuar a vida. Enquanto se faz a caminhada a mente é arejada e o corpo se fortalece.
Exercícios físicos liberam adrenalina e disposição. Além de ajudar na alimentação e no sono. Supridas estas necessidades físicas a pessoa já tem um bom início para sair da depressão. A autoestima da pessoa é melhorada quando se vê capaz de sair e caminhar.
Falta de ânimo para sair é uma característica depressiva. O sedentarismo e ativismo dificultam as pessoas de se se cuidar e aumentam o número de pessoas deprimidas. O ser humano não foi criado para ficar trancado em casas, prédios e galpões. É preciso interagir com o mundo externo, principalmente com a natureza. Por isso Jesus mandou sair para olhar campos (João 4.35), lírios e pássaros (Mateus 6.28).
Você tem se exercitado e cuidado de seu corpo?
Faça uma caminhada ou lazer e procure se cuidar mais!  

4- Desabafarv.10, 14
O Senhor deu oportunidade para Elias se abrir e desabafar. Elias repetiu duas vezes contando seu problema. Deus demonstrou interesse por sua dificuldade e pacientemente escutou seu lamento. Como não havia mais ninguém para Elias conversar, Deus mesmo foi seu terapeuta, amigo e conselheiro.
Quem está sofrendo precisa conversar e se abrir. Enquanto a pessoa fala está refletindo e seu sofrimento é amenizado. Uma das melhores formas de ajudar quem está sofrendo não é falar palavras de conforto e sim ouvir. Uma pessoa deprimida precisa de um ombro pra chorar e de alguém que ouça e considere sua situação. Como uma panela de pressão quase estourando é imprescindível desabafar para aliviar a tensão e agir com mais tranquilidade.
O ouvinte precisa ser empático. Não necessita concordar com tudo demonstrando simpatia, nem confrontar os erros da pessoa por enquanto, mostrando antipatia. Ser empático é ser paciente e tentar se colocar na situação da pessoa que sofre para compreender.
O mais importante não são os fatos em si que a pessoa conta e sim seus sentimentos em relação a eles. Quando um local do corpo está machucado, até uma pena que encostar provoca dor. Assim os problemas podem não ser tão gravas, mas a dor do sentimento é insuportável para quem sofre.
Você tem procurado alguém para desabafar seus problemas?
Desabafe com seu melhor amigo, Jesus Cristo e o Consolador te ajudará!
                              
5- Consolov.5, 7
Elias estava dormindo e sentiu alguém lhe tocando. Mas não era um toque qualquer, pois sentiu virtude ao ser tocado. Aquele foi um toque de anjo. O Anjo de Deus tocou em sua vida para fortalece-lo. Enquanto pensava que estava sozinho, neste momento Deus lhe envia companhia de seu anjo.
Quantas vezes estamos sozinhos e precisando de alguém que nos toque. Um abraço, um aperto de mão ou qualquer manifestação de apoio. Alguém que faça carinho e mostre amor. Um ombro para chorar.
A pessoa que está lutando com a depressão precisa sentir que não está só. Por isso é imprescindível abraçar, apertar a mão, olhar nos olhos e falar palavras de consolo.
Está precisando de apoio e consolo?
Procure alguém que te apoie com a bênção do Consolador Espírito Santo!

6- Motivação: v.5 e 7 “levanta-te” v. 11 “sai” v. 15 “vai”
As palavras direcionadas a Elias neste momento foram para motivar sua vida a continuar a caminhada. Deus lhe mostrou que tinha muito a realizar através de sua vida e precisava se levantar, sair e ir em direção ao se objetivo.
Deus falou com Elias. A voz de Deus o motivou para continuar. Prometeu que havia 7 mil joelhos (v.18) e mandou ungir reis e profetas (v.15,16). Elias agora tinha um novo objetivo pra viver sabendo que não está só e que deveria conduzir reis e profetas.
Falta de motivação é uma característica de quem está com depressão. Pessoas são movidas por desafios. Por isso é preciso ajudar a pessoa a sonhar, construir objetivos para a vida futura ajudando-a a sair do quadro depressivo. Se tiver sempre algo para idealizar para o futuro, a pessoa consegue viver melhor.
Para alguém que deseja sair da depressão ou mesmo ajudar quem precisa de cura é muito importante fazer planos para os dias, semanas ou meses seguintes. Se você convive com uma pessoa depressiva, convide-a para um passeio, festa ou fazer algo diferente nos próximos dias e mantenha-a sempre com um objetivo à frente. A expectativa positiva para o futuro faz a pessoa sonhar e lutar para se realizar.
Está precisando de motivação?
Deus tem grandes sonhos para sua vida!

7- Sobrenatural: v.11,12
Elias teve muitas experiências maravilhosas onde presenciou o poder de Deus. Neste momento viu trovões, fogo e tempestade, mas não sentiu a presença de Deus em nenhum deles. Contudo, quando sentiu uma brisa suave, ouviu a voz de Deus falando mansamente ao seu coração.
Deus moveu céus e terra para mostrar seu poder a Elias, mas com ele preferiu tratar com amor e cuidado. O Senhor queria mostrar a Elias que tinha o poder de mudar tudo ao seu redor, embora preferisse transformar primeiramente o seu interior.
O sobrenatural de Deus acontece quando os recursos humanos naturais não são capazes de solucionar nossos problemas. Isso é a vida espiritual. Se a depressão for tratada apenas como problema emocional ou até mesmo físico, suprindo a falta de hormônios, energia ou acalmando a pessoa com remédios e não cuidar também da vida espiritual, o tratamento é incompleto.
Não estou dizendo que a depressão é algo apenas espiritual. Contudo, a espiritualidade ajuda até mesmo em problemas emocionais. Isso também não isenta o tratamento psicológico. A vida de oração e ouvir a pregação da Palavra de Deus são grande apoio para quem precisa vencer a depressão.
Deus também pode curar a depressão como cura todas as doenças e enfermidades. Quando a pessoa tem uma experiência com Deus sua vida é transformada. A alegria espiritual é maior que qualquer outra adrenalina que já possa ter sentido.
Você já experimentou o sobrenatural de Deus?
Creia que Deus pode transformar todas as coisas e te curar!

Depressão tem cura!

-CONCLUSÃO:
Deus proporcionou um tratamento completo para a depressão de Elias. Cuidou de seu ser integralmente:

CORPO:     a) descanso
               b) alimentação
               c) exercícios

ALMA:      d) desabafo
               e) consolo
               f) motivação
  
ESPÍRITO: g) sobrenatural

Por isso a cura da depressão deve contemplar a integralidade do ser humano. Um tratamento que trabalhe somente a mente e emoções sem cuidar do corpo e do espírito será inútil. Além disso, se cuidar apenas do corpo, o máximo que pode conseguir é uma dependência de remédios. Já o cuidado extremo apenas com a espiritualidade gera  uma pessoa fanática.
Jesus falou sobre ansiedade, estar cansado e sobrecarregado (Mateus 6.25 e 11.28). O ser humano não foi criado para viver sob pressão. Precisa ter tempo para contemplar as belezas ao seu redor como contemplar flores e pássaros (Mateus 6.26-29).
Você tem procurado a cura para a depressão?
Procure em Jesus Cristo; a cura completa para a depressão!

Fonte de Origem: http://www.esbocosermao.com/2012/07/cura-da-depressao.html

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Lembrai-vos dos que sofrem...

Lembrai-vos dos que sofrem: Histórias de compaixão e solidariedade

Por causa do exemplo e dos ensinos de Jesus, os cristãos desde o início colocaram no centro das suas preocupações a solidariedade para com os sofredores. É longa e eloqüente, na história do cristianismo, a galeria daqueles que devotaram as suas vidas para minorar as aflições dos seus semelhantes, motivados pelo amor. Dentre estes, alguns se destacaram de maneira especial pela abnegação e intensidade com que se entregaram a esses esforços. Apresentamos a seguir alguns poucos exemplos inspiradores dentre tantos que poderiam ser citados. O objetivo é tão somente mostrar o que algumas pessoas têm feito nesse aspecto tão importante quanto negligenciado da missão dos cristãos e da igreja no mundo.

1. Francisco de Assis (1182-1226)

Seu nome de batismo era Giovanni di Bernardone, sendo o seu pai um abastado comerciante de tecidos na cidade de Assis. Teve uma juventude despreocupada e aventureira. Após amargas experiências de prisão e enfermidade, começou a reconsiderar os seus valores. Em 1205 fez uma peregrinação a Roma, após a qual teve uma visão na qual Deus lhe falou que reconstruísse uma igreja perto de Assis. Para esse fim, vendeu o seu cavalo e alguns bens do pai. Este o deserdou e Francisco renunciou às posses materiais. Em 1209 um sermão sobre Mateus 10.7-10 o convenceu a abraçar uma vida de pobreza apostólica. Começou a pregar o amor fraternal e o arrependimento. Sua regra monástica obteve a aprovação do papa Inocêncio III em 1209 e os seus seguidores se tornaram conhecidos como “frades menores”.

Devotando-se à pregação e ao cuidado dos pobres e enfermos, um número crescente de frades passou a reunir-se anualmente no Pentecoste em Assis. Em 1212 foi fundada por uma discípula a ordem feminina das Pobres Claras. Alguns anos depois também seria criada a Ordem Terceira, para leigos. Entre 1212 e 1219, Francisco fez várias tentativas de missão aos muçulmanos (Síria, Marrocos, Egito). Após abdicar da liderança da ordem em 1223, retirou-se para um mosteiro e passou o restante da vida em isolamento e oração. Nesse período compôs o “Cântico do Irmão Sol”, as Admoestações e o seu testamento. Sua generosidade, fé singela, dedicação a Deus e ao próximo, amor pela natureza e grande humildade o tornaram muito popular nos últimos séculos. Curiosamente, o aumento do interesse por esse personagem entre pessoas cultas deve muito aos estudos de P. Sabatier, um pastor calvinista de Estrasburgo.

2. William Booth (1829-1912) e Catherine Booth (1829-1890)

Natural de Nottingham, Inglaterra, William foi inicialmente anglicano. Aos quinze anos converteu-se em uma igreja metodista, tornando-se poucos anos mais tarde um pregador avivalista. Foi para Londres, onde veio a casar-se com Catherine Mumford em 1855. Em 1861, o casal deixou a igreja metodista, dedicando-se à pregação itinerante. Fundaram a Missão Cristã (1865), voltada para o evangelismo e a filantropia. Em 1878, essa entidade teve o seu nome mudado para Exército de Salvação. Nos anos seguintes, começou a ministrar a egressos de prisões, prostitutas e alcoólatras. Em 1885, realizou a primeira cruzada contra a prostituição infantil.

A partir de 1880, quando o Exército de Salvação chegou aos Estados Unidos, Europa continental, Austrália e outras regiões, Booth passou a maior parte do tempo viajando, organizando o seu movimento e fazendo conferências. Em 1890, o ano da morte da esposa, publicou In Darkest England and the Way Out (Na Inglaterra mais escura e o caminho de saída), no qual sugeriu várias soluções para os males sociais da época. Inicialmente objeto de forte oposição, seu trabalho acabou por granjear a admiração do povo inglês, recebendo o apoio do próprio rei Eduardo VII e de autoridades estrangeiras. A principal característica desse notável casal foi o seu amor pelos pobres, cujas almas buscaram converter ao mesmo tempo em que supriam as suas necessidades materiais. Esses objetivos continuam inspirando o movimento até os dias atuais.

3. Toyohiko Kagawa (1888-1960)

Esse reformador social nasceu em Kobe, Japão, sendo filho ilegítimo de um rico ministro de estado e uma gueixa. Os pais morreram antes de ele completar cinco anos. Sua infância foi marcada pela solidão e pelo sofrimento. Indo para a escola em Shikoku, a amizade de um professor cristão e de dois missionários lhe trouxe pela primeira vez amor e esperança. Converteu-se aos quinze anos e foi em seguida deserdado pela família. Sua profunda experiência do amor de Cristo o levou a dedicar a vida ao serviço dos pobres. Após quase morrer de tuberculose, ingressou no Seminário Presbiteriano de Kobe em 1905. Passou a residir nos cortiços da cidade, onde 10 mil pessoas viviam em cubículos de menos de quatro metros quadrados.

Após algum tempo de estudos nos Estados Unidos, a partir de 1919 labutou por quinze anos nas favelas, lutando pela melhoria das condições de vida e de trabalho dos marginalizados. Liderou o nascente movimento trabalhista japonês e criou o primeiro sindicato de camponeses. Tomado de grande paixão pela justiça social, pregou, escreveu e trabalhou incessantemente pela causa do socialismo cristão. Em 1925 foi autorizada a organização de sindicatos e no ano seguinte foram aprovadas leis visando a eliminação das favelas. Em 1930, Kagawa fundou a organização evangelística Movimento do Reino de Deus. Em 1940, foi aprisionado como pacifista, mas depois da guerra tornou-se o líder da democratização do país. Destacou-se como místico, ativista social, líder eclesiástico e apóstolo do amor no Japão. Entre outros livros, escreveu Antes do Alvorecer, Cristo e o Japão e Amor, a Lei da Vida.

4. Madre Teresa de Calcutá (1910-1997)

Agnes Gonxha Bojaxhiu nasceu de pais albaneses em Skopje, Macedônia. Desde muito jovem mostrou-se desejosa de trabalhar na Índia. Em 1928 uniu-se às Irmãs de Loreto na Irlanda e foi enviada para Darjeeling a fim de iniciar o seu noviciado, adotando o nome de Teresa. No ano seguinte foi lecionar numa escola de sua ordem em Calcutá destinada para jovens de boa condição social. Sentindo-se atraída para os miseráveis, em 1948 deixou a sua ordem e foi viver nas favelas de Calcutá, ensinando crianças pobres e cuidando dos aflitos e desamparados. Outras irmãs se uniram a ela e em 1950 foi aprovada a sua nova ordem, as Missionárias da Caridade. Em 1952, fundou Nirmal Hriday, sua primeira casa para moribundos carentes.

Em 1963 ocorreu a fundação dos Irmãos Missionários da Caridade e em 1969 dos Cooperadores Internacionais de Madre Teresa. As atividades desses grupos, de âmbito mundial, voltam-se para a assistência a todos os tipos de pessoas carentes e doentes, bem como a vítimas do ódio e abandono. Em 1969, o filme Algo Belo para Deus, transmitido pela BBC, e um livro com o mesmo título, ambos de Malcolm Muggeridge, tornaram Madre Teresa conhecida internacionalmente. O seu amor abnegado, especialmente em favor dos moribundos, atraiu a atenção do mundo e ela recebeu muitas homenagens, entre as quais o Prêmio Nobel da Paz de 1979. Ela disse certa vez: “De sangue e origem, sou plenamente albanesa. Minha cidadania é indiana. Sou uma freira católica. Quanto ao meu chamado, pertenço ao mundo inteiro. Quanto ao meu coração, pertenço inteiramente a Jesus”.

Num mundo marcado pelo materialismo, hedonismo e individualismo, que esses nobres exemplos possam inspirar a muitos para lutarem contra a injustiça e o sofrimento, fazendo-o pelas razões certas, com motivações que glorifiquem a Deus.

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