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quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Êxodo Capitulo 14

Êxodo Capitulo 14






CAPÍTULO 14


Israel sai do Egito — Israel atravessa o Mar Vermelho em terra seca — O Senhor derrota os egípcios no meio do mar.


Então falou o Senhor a Moisés, dizendo:

Fala aos filhos de Israel que retornem, e que acampem diante de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em frente dele assentareis o acampamento junto ao mar.

Então Faraó dirá dos filhos de Israel: Estão desnorteados na terra, o deserto os encerrou.

aE eu endurecerei o coração de Faraó, para que os persiga, e serei glorificado bem Faraó e em todo o seu exército, e csaberão os egípcios que eu sou o Senhor. E eles fizeram assim.

Sendo, pois, anunciado ao rei do Egito que o povo fugia, voltou-se o coração de Faraó e dos seus servos contra o povo, e disseram: Por que fizemos isso, havendo deixado ir Israel, para que não nos sirva?

E aprontou o seu carro, e tomou consigo o seu povo;

E tomou seiscentos carros escolhidos, e atodos os carros do Egito, e os capitães sobre eles todos.

aE o Senhor endureceu o coração de Faraó, rei do Egito, para que perseguisse os filhos de Israel, porém os filhos de Israel saíram com balta mão.

E os egípcios aperseguiram-nos, todos os cavalos e carros de Faraó, e os seus cavaleiros, e o seu exército, e alcançaram-nos acampados junto ao mar, perto de Pi-Hairote, diante de Baal-Zefom.

10 E chegando Faraó, os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; e os filhos de Israel clamaram ao Senhor.

11 E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para que nos tirasses de lá, para que amorramos neste deserto? Por que nos fizeste isso, tirando-nos do Egito?

12 Não é esta a apalavra que te falamos no Egito, dizendo: Deixa-nos, para que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora bservir aos egípcios, do que morrermos no deserto.

13 Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque os egípcios, que hoje vistes, nunca mais vereis para sempre;

14 Senhor apelejará por vós, e vós vos bcalareis.

15 Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.

16 E tu, levanta a tua avara, e estende a tua mão sobre o mar, e bfende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em terra cseca.

17 aE eu, eis que bendurecerei o coração dos egípcios, para que entrem nele atrás deles; e eu serei glorificado em Faraó, e em todo o seu exército, nos seus carros e nos seus cavaleiros,

18 E os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando for glorificado em Faraó, nos seus carros e nos seus cavaleiros.

19 E o aanjo de Deus, que ia diante do acampamento de Israel, se retirou, e ia detrás deles; também a bcoluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles.

20 E ia entre o acampamento dos egípcios e o acampamento de Israel; ae era uma nuvem e era bescuridão para aqueles, e para estes, iluminava a noite, de maneira que em toda a noite não se aproximou um do outro.

21 Então Moisés estendeu a sua mão sobre o amar, e o Senhor bfez retirar-se o cmar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em terra dseca, e as águas foram partidas.

22 E os filhos de Israel entraram pelo ameio do mar em terra seca; e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda.

23 E os egípcios perseguiram-nos, e entraram atrás deles todos os cavalos de Faraó, os seus carros e os seus cavaleiros, até o meio do mar.

24 E aconteceu que, na vigília daquela manhã, o Senhor, na coluna do afogo e na nuvem, viu o acampamento dos egípcios, e alvoroçou o acampamento dos egípcios,

25 atirou-lhes as rodas dos seus carros, e fê-los andar dificultosamente. Então disseram os egípcios: Fujamos de diante da face de Israel, porque o Senhor por eles peleja contra os egípcios.

26 E disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão sobre o mar, para que as águas retornem sobre os egípcios, sobre os seus carros e sobre os seus cavaleiros.

27 Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o mar retornou em asua força ao amanhecer, e os egípcios fugiram ao seu encontro; e o bSenhor derrubou os egípcios no meio do mar,

28 E as aáguas, retornando, cobriram os carros e os cavaleiros de todo o exército de Faraó, que os haviam seguido no bmar; nem mesmo um deles ficou.

29 Mas os filhos de Israel foram pelo meio do mar em terra aseca; e as águas foram-lhes como muro à sua mão direita e à sua esquerda.

30 Assim, o Senhor asalvou Israel naquele dia da mão dos egípcios; e Israel viu os egípcios mortos na praia do mar.

31 E viu Israel a grande mão que o Senhor mostrara aos egípcios; e temeu o povo ao Senhor, e creram no Senhor e em Moisés, seu servo.


Filosofia - Artigos


quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Auguste Comte - O Positivismo

 

Auguste Comte - O Positivismo




Índice

Introdução

Nascido em Montpellier, na França, em 1798, Auguste Comte desenvolveu sua filosofia e seus estudos sociais no contexto pós Revolução Francesapós primeira fase da Revolução Industrial e no contexto de surgimento da Ciência Moderna.

Auguste Comte considerava a estrutura social do momento em que vivia marcada pela desordem. O pensador afirmava que a sociedade encontrava-se em ebulição e em completo caos. Para que o estado de confusão e desordem acabasse, Comte defendia que era necessário estudar essa nova sociedade a partir do uso de fundamentos da razão.

Comte propôs um modelo racional para colaborar com a mudança no pensamento social e, a partir daí, criou a Filosofia Positiva. Por pensar em um novo modelo de observação e interpretação das relações sociais, Auguste Comte é considerado um dos precursores da Sociologia e seus trabalhos sobre a nova ordem social influenciaram a obra do sociólogo Èmile Durkheim.

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Comte e o positivismo

filosofia positivista adota critérios racionaishistóricos e sistemáticos para entender as transformações sociais. Sendo assim, o uso exclusivo de elementos religiosos e naturais deve ser descartado por aqueles que desejam pensar a nova sociedade pós Revolução Francesa. A partir desse novo modelo de pensamento é possível, então, propor mudanças que gerem a ordem e coesão social.

A nova ciência fundada por Comte, primeiramente chamada de física social, posteriormente Sociologia, propõe o uso de observação, experimentação, estudos, comparação e de classificação a partir de métodos. Com isso, busca estabelecer que os fenômenos sociais devem ser explicados em termos sociais e não exclusivamente naturais e religiosos.

Pode-se afirmar que o modelo positivista de análise social busca conhecer para prever, prever para prover. O conhecimento racional positivista procura conhecer a realidade social para, com isso, prever acontecimentos gerados a partir da ação social do homem e, então, apresentar possíveis soluções racionais.

De acordo com Comte, a sociologia tem como um de seus objetivos a reconciliação entre pontos estáticos e dinâmicos na sociedade, e isso é caracterizado pela relação entre a ordem e o progresso.

O progresso está sempre subordinado à ordem, ou seja: para que exista progresso é preciso existir a ordem. O progresso é objetivo a ser atingido, sem que exista a necessidade de desordenar e abalar o sistema social.

O pensamento positivista de Comte influenciou o pensamento dos republicanos no Brasil e foi usado, inclusive, na bandeira nacional que contém a frase “Ordem e Progresso”.

bandeira brasileira. Com o texto "Ordem e Progresso", mensagem positivista

Ordem e Progresso na bandeira nacional

Lei dos três estados de Comte

Com base nas ideias positivistas, Comte criou e fundamentou as três Leis dos estados. O autor afirmava que as sociedades passariam por três estados de pensamento, com algumas características fortes e dominantes.

Os três estados são: o teológico, o metafísico e o positivo.

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Estado teológico

Os fenômenos sociais são explicados através de ações divinas. O estado teológico subdivide-se em três fases:

  • Animismo ou fetichismo: dar a seres naturais as mesmas características humanas;
  • Politeísmo: a vontade de vários deuses determina o acontecimento de todas as coisas no mundo;
  • Monoteísmo: a vontade de apenas um deus determina e controla todos os acontecimentos.

Estado Metafísico

Os acontecimentos são explicados a partir de abstrações teóricas. O estado metafísico é o intermediário entre o pensamento teológico e o pensamento positivista.

Estado Positivo

Estado científico, onde as explicações e pensamentos são elaborados com base na razão. Neste estado, os acontecimentos dependem somente da ação racional e evolução mental da racionalidade humana.

A partir do desenvolvimento da teoria dos três estados, Comte eleva a sociologia à categoria de evolução máxima entre as ciências, pois a considera a ciência do todo sobre os elementos e, portanto, a mais evoluída porque tem como objeto o homem e as relações que este estabelece.

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Sociologia - Artigos



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