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sábado, 7 de março de 2020

Levítico Capítulo 01

Levítico Capítulo 01



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1 E chamou o SENHOR a Moisés, e falou com ele da tenda da congregação, dizendo:
2 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando algum de vós oferecer oferta ao Senhor, oferecerá a sua oferta de gado, isto é, de gado vacum e de ovelha.
3 Se a sua oferta for holocausto de gado, oferecerá macho sem defeito; à porta da tenda da congregação a oferecerá, de sua própria vontade, perante o Senhor.
4 E porá a sua mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito a favor dele, para a sua expiação.
5 Depois degolará o bezerro perante o Senhor; e os filhos de Arão, os sacerdotes, oferecerão o sangue, e espargirão o sangue em redor sobre o altar que está diante da porta da tenda da congregação.
6 Então esfolará o holocausto, e o partirá nos seus pedaços.
7 E os filhos de Arão, o sacerdote, porão fogo sobre o altar, pondo em ordem a lenha sobre o fogo.
8 Também os filhos de Arão, os sacerdotes, porão em ordem os pedaços, a cabeça e o redenho sobre a lenha que está no fogo em cima do altar;
9 Porém a sua fressura e as suas pernas lavar-se-ão com água; e o sacerdote tudo isso queimará sobre o altar; holocausto é, oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor.
10 E se a sua oferta for de gado miúdo, de ovelhas ou de cabras, para holocausto, oferecerá macho sem defeito.
11 E o degolará ao lado do altar que dá para o norte, perante o Senhor; e os filhos de Arão, os sacerdotes, espargirão o seu sangue em redor sobre o altar.
12 Depois o partirá nos seus pedaços, como também a sua cabeça e o seu redenho; e o sacerdote os porá em ordem sobre a lenha que está no fogo sobre o altar;
13 Porém a fressura e as pernas lavar-se-ão com água; e o sacerdote tudo oferecerá, e o queimará sobre o altar; holocausto é, oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor.
14 E se a sua oferta ao Senhor for holocausto de aves, oferecerá a sua oferta de rolas ou de pombinhos;
15 E o sacerdote a oferecerá sobre o altar, e tirar-lhe-á a cabeça, e a queimará sobre o altar; e o seu sangue será espremido na parede do altar;
16 E o seu papo com as suas penas tirará e o lançará junto ao altar, para o lado do oriente, no lugar da cinza;
17 E fendê-la-á junto às suas asas, porém não a partirá; e o sacerdote a queimará em cima do altar sobre a lenha que está no fogo; holocausto é, oferta queimada de cheiro suave ao Senhor.
Fonte de referência, estudos e pesquisa:



quinta-feira, 5 de março de 2020

O Didaquê se refere ao sábado ou ao domingo?

O Didaquê se refere ao sábado ou ao domingo?




Alguns defensores do “domingo” como dia de guarda, tem se utilizado de um documento histórico antigo conhecido como “Didaquê” para defender o domingo como sendo o dia observado pelos cristãos primitivos. o Didaquê conhecido como “A instrução dos doze apóstolos” foi produzido no 1º século, alguns especialistas o datam como sendo produzido no inicio do 2º século, mas de acordo com Willy Rordorf as tradições contidas nele apontam para um texto produzido no 1º século, esta obra é composta de 16 capítulos, o historiador do 4º século   Eusébio de Cesareia cita essa obra em seu livro  “História Eclesiástica”  sabe-se que o “Didaque” não teria sido escrito pelos doze apóstolos mas por autores anônimos e que ele tem importância histórica pois apresenta a compreensão de cristãos primitivos . Será que esse documento realmente afirma que os cristãos primitivos tinham o domingo como um dia santo? Vamos analisar o texto do Didaque que é utilizado para afirmar isso:

“Reúna-se no dia do Senhor para partir o pão e agradecer após ter confessado seus pecados, para que o sacrifício seja puro.” Capítulo XIV, verso 1.

Os apologistas que defendem a guarda do domingo afirmam que essa expressão “dia do Senhor” que aparece nesse verso do didaque seja uma referencia ao 1º dia da semana o domingo, deve-se notar que o texto apenas fala de um dia santo, mas não afirma que dia é esse. Ao afirmar que esse texto esta se referindo ao domingo alguns apologistas estão acrescentando algo que o texto não diz, lembrando que nas escrituras o único dia que é chamado de “dia do Senhor “é o sábado Isaías 58:13-14, Mateus 12:8, mas quando se faz um estudo completo do didaque, a conclusão que se chega é que esse verso trata-se de uma referencia histórica a guarda do sábado. Sabe-se que o didaque tem como base os evangelhos, trata-se de um documento produzido com base neles isso é percebido ao fazer sua leitura.

Sabendo disso vamos analisar outro verso do texto do didaquê que prova que o verso do capitulo XIV se refere ao sábado:

“Os seus jejuns não devem coincidir com os dos hipócritas. Eles jejuam no segundo e no quinto dia da semana. Porém, você deve jejuar no quarto dia e no dia da preparação.” Capítulo VIII, verso 1.

Lembrando que o didaque tem como base os evangelhos, quando lemos o evangelho de Lucas , ele nos informa que o “dia da preparação” era o dia antes do sábado, a sexta feira, vejamos o versículo de Lucas 23:54:

“Era o dia da preparação, e começava o sábado.”-ARA.

Na Nova Versão Transformadora diz:
“Isso aconteceu na sexta-feira à tarde, no dia da preparação, quando o sábado estava para começar.”-NVT.

Se o texto esta se referindo à sexta feira que é o dia de preparação para o sábado de acordo com Lucas 23:56,  
Então um que os autores do didaquê tinham em mente ao escrever o Capítulo VIII, verso 1.  E o capitulo XIV, verso 1 de  sua obra ,era o sábado e não o domingo.

Quando ele se refere à sexta feira como dia da “preparação” ele está afirmando
Que o sábado ainda era guardado pela igreja primitiva o fato de o didaquê chamar a sexta feira de dia da preparação confirma isso.
 Sendo assim a conclusão é, que quando ele fala em “dia do Senhor” no capitulo XIV, verso 1 ele está se referindo ao sábado.


Autor: Wesley Renilson Silva

Referencias bibliográficas

RORDORF, W, "Didaché". In: DI BERARDINO, A., Dicionário patrístico e de antiguidades cristãs. Tradução de Cristina Andrade. Vozes, Petrópolis – RJ, 2002. pags. 404, 405.

Eusébio de Cesareia. História Eclesiástica.

Didaquê - a Instrução dos Doze Apóstolos .

Fonte de referência, estudos e pesquisa: 

https://www.profjuliomartins.com

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